terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Palavra se fez carne - 26 de dezembro, 2ª feira, Dia de Santo Estevão


26 de dezembro, 2ª feira, Dia de Santo Estevão

- Hoje é dia 26 de dezembro, 2ª feira, Dia de Santo Estevão.

- Hoje celebramos a memória de Santo Estevão, testemunha fiel do amor por Jesus. Como já advertiu Jesus, que tal situação é previsível, Estevão falou sobre a pessoa de Jesus diante dos líderes religiosos e políticos com firmeza e fidelidade. Vivemos tempos difíceis e em vários lugares vemos a perseguição contra cristãos. Peça ao Senhor pelos cristãos que neste momento em algum lugar do mundo estão sendo perseguidos e mortos.

- Escute o Evangelho segundo Mateus, capítulo 10, versículos 17 a 22.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: "Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo".

- A narrativa do evangelho apresenta o alerta de Jesus sobre a importância dos apóstolos terem cuidado e se manterem firmes diante das perseguições por sua causa. Também fala do testemunho por causa do seu nome e que diante dessas situações o Espírito de Deus falará por eles. A perseverança é atitude fundamental. O Evangelho, embora traga duras palavras, apresenta a beleza da confiança que Jesus transmite a todos que O acolhem, O escutam e O testemunham. Pense e reze pelo papa Francisco e inúmeros cristãos que sofrem ataques e perseguições...

- Como tenho testemunhado o amor de Deus? Estou aberta à ação do Espírito de Deus para uma confiante entrega? Diante das situações hostis à fé, como se posiciona e anuncia Jesus Cristo?

- Diz Jesus:“Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo". Santo Estevão, viveu o testemunho com amor e coragem. Se deixou conduzir pelo Espírito e assim enfrentou sua desafiadora missão. Diz o Pe. Adroaldo Palaoro:

“Os tempos difíceis e de crises não devem ser tempos de lamentos ou de desânimo. Não é a hora da resignação, da passividade ou da fuga. A ideia de Jesus é outra: em tempos de crise “tereis ocasião de testemunhar a vossa fé”. É então, precisamente, quando nos é oferecida a melhor ocasião de dar testemunho de nossa adesão a Ele e a seu projeto.”

- Termina sua oração pedindo ao Senhor que envie seu Espírito para que a Sua Luz ilumine a nossa existência e nela possamos viver. Peça também para que o Senhor te dê força e disponibilidade para anunciar o Seu amor.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era o princípio, agora e sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário