terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Palavra se fez carne - 25 de dezembro, domingo, Solenidade do Nascimento de Jesus


25 de dezembro, domingo, Solenidade do Nascimento de Jesus


- Hoje é dia 25 de dezembro, domingo, Solenidade do Nascimento de Jesus.

- Com o coração em festa pelo nascimento de Jesus nosso Salvador inicie sua oração neste dia agradecendo a Palavra que se fez Carne e veio morar entre nós. Tão pequeno e tão grandioso, tão simples e tão majestoso, acolhido pelos pastores e adorado pelos reis, o Deus que desce até nós como humano para nos aproximar do divino. Somos convidados a contemplar o Amor de Deus, celebrar a sua presença humana e divina entre nós. O verbo feito carne, a luz de Deus que ilumina todos os povos, presente desde o princípio do mundo. Ele veio para nos aproximar mais do seu amor e da sua ternura. Peça ao Senhor que te ajude a acolher o Deus Menino com a mesma alegria dos pastores e com a disponibilidade dos que se deixaram conduzir pela estrela na busca do Verbo do Menino Deus o nosso Salvador.

- Abra o seu coração para acolher o Evangelho de João capitulo 1, versículos de 1 a 18.

No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. Ela estava no principio com Deus. Tudo foi feito por meio dela, e sem ela nada foi feito de tudo o que foi feito. Nela havia vida, e a vida era a luz dos homens. E a Luz brilha nas trevas, e as trevas e as trevas não a dominaram. Houve um homem, enviado por Deus, chamado João. Este veio como testemunho, para dar testemunha da luz para que todos viessem a crer por meio dele. Não era a luz, mas devia dar testemunho da luz. Ela era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo, a todos ilumina. Estava no mundo, e o mundo foi feito por meio dela, mas o mundo não a conheceu. Veio para o que era seu, mas os seus não a receberam. A quantos, porém, a receberam, deu-lhes poder de se tornarem filhos de Deus: os que crerem em seu nome, que foram gerados não no sangue, nem da vontade do homem, mas de Deus. E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós, e nós contemplamos a sua glória, glória como do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João dá testemunho dele e proclama: “Foi dele que eu disse: `O que vem depois de mim está à minha frente, porque existia antes de mim”. De sua plenitude todos nós recebemos, e, graça sobre graça, pois a lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. A Deus ninguém jamais viu. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, foi quem o revelou.

- O Evangelho deste dia de Natal nos apresenta o prólogo, o inicio do Evangelho de João que começa com a expressão “no princípio,” fazendo-nos lembrar do relato da criação que está em intima ligação com a obra redentora de Jesus e com a sua missão: amar e salvar a humanidade como Luz enviada para todos. A Palavra agora se fez carne, se fez pessoa, se fez gente para nos resgatar e nos fazer filhos e filhas de Deus. Ele veio habitar entre nós, sendo humano como nós e fazendo morada no coração de cada um que procurar o acolher. Jesus é esta Palavra viva e, o encontro com sua pessoa que traz luz e vida, significa romper com as situações de trevas e de mortes. Ele é a luz verdadeira, o Emmanuel, o Deus conosco, nele está a vida em plenitude, a salvação da humanidade. Peça ao Senhor a graça de contemplar este mistério de amor manifestado em uma criança.

- O Evangelho nos mostra a luz que veio ao mundo para toda a humanidade. Como você tem acolhido as luzes que vêm de Deus? Você percebe a presença de Deus Menino como luz para o mundo? Sou portador (a) da luz que Jesus o Filho de Deus nos trouxe?

- “E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós, e nós contemplamos a sua glória, glória como do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” E a manifestação do Natal acontece muito além do que os nossos olhos possam contemplar, o Natal vai acontecendo dentro de nós. Ouça o que nos diz o Cardeal, poeta e escritor José Tolentino no poema: Que segredo tem o Natal?

"Pergunto-me Senhor que segredo tem o Natal? Há um milagre que acontece dentro de nós, só pode ser um milagre, pois é como se a vida se renascesse. Contemplando o presépio percebo que este é um milagre humaníssimo que Deus suscita aos nossos olhos. Ele amou-nos tanto que nos deu o seu próprio Filho. O milagre do Natal assenta sobre este dom absoluto, que nos faz perceber que só somos à medida que nos damos. E que a vida renasce, como dádiva , na ponta dos dedos, no olhar das palavras."

- Termina tua oração pedindo a graça de um Natal não só de luzes e de presentes externos, mas um Natal repleto da presença do Salvador, um Natal de uma vida interior profunda que cultivada, cativa outras pessoas para a vivência do amor e para os verdadeiros gestos de um Feliz Natal.

- Com os Anjos e pastores que cantaram ao encontrar com o Menino Jesus envolto em faixas e numa manjedoura também nós digamos: “Glória a Deus no mais alto dos céus. E paz na terra aos homens por ele amados”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário