terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Palavra se fez carne - 24 de dezembro, sábado, Festa do Natal


24 de dezembro, sábado, Festa do Natal

- Hoje é dia 24 de dezembro, Festa de Natal.

- “Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor”. É o anúncio síntese do essencial da festa do Natal. A Palavra de hoje está no contexto do nascimento de Jesus. Com o seu nascimento tem-se o início e a realização da Salvação desejada por Deus através de seu Filho amado. O seu nascimento não esgota a Salvação, mas esta será completa com sua morte e ressurreição. Peça ao Senhor a graça de acolher em seu coração o anúncio gerador de alegria verdadeira feito aos pastores naquela noite escura.

- Escuta o Evangelho de São Lucas, capítulo segundo, versículos 01 a 14.

Aconteceu que, naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recensea­mento de toda a terra. Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam registrar-se cada um na sua cidade natal. Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria. Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho. Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. O anjo, porém, disse aos pastores: "Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura". E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da coorte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: "Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados".

- O Messias entra na história da humanidade por caminhos que não são o do poder, mas da simplicidade: a manjedoura; a falta de lugar na hospedaria; os panos que envolveram a criança; os pastores; a pobreza; a simplicidade, enfim, em Jesus, o pobre que nasceu no abandono é o Salvador, o Messias, o Senhor. A Salvação veio através daquele que já nasceu marginalizado em meio aos pobres pastores e, assim, estes são envolvidos pela luz divina, seus corações se enchem de alegria através da notícia que os anjos, encarregados de transmiti-la, fazem ressoar na noite escura de Belém. Converse com o Senhor pedindo a graça de estar sempre atento à sua presença, sobretudo, em meio aos mais pobres e sofredores contrapondo o mundo do poder, da ganância, da fama e da riqueza.

- À luz do evangelho de hoje, deixe-se questionar: onde e em quais situações você descobre Deus se encarnando? Que realidades existem em seu coração que te impede de encontrar Jesus, de fazer a experiencia de seu nascimento? Diante de quais manjedouras precisamos nos curvar para perceber o nascimento de Jesus?

- “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados" diz o evangelho. Somos chamados a engrossar o coro dos anjos e bendizer a Deus pela sua ação na história. Sua ação é geradora de paz, plenitude de bens para o povo em meio ao qual nasceu. Ouçamos um pequeno trecho da homilia, na noite de Natal, proferida pelo Papa Francisco:

“[...]A «grande alegria», anunciada aos pastores nesta noite, é verdadeiramente «para todo o povo». Naqueles pastores, que santos não eram certamente, estamos também nós, com as nossas fragilidades e fraquezas. Deus, tal como chamou a eles, chama a nós também, porque nos ama. E, nas noites da vida, diz-nos como a eles: «Não temais» (Lc 2, 10). Coragem, não percais a confiança nem a esperança; não penseis que amar seja tempo perdido! Nesta noite, o amor venceu o medo, manifestou-se uma nova esperança; a luz gentil de Deus venceu as trevas da arrogância humana. Humanidade, Deus ama-te e, por ti, fez-Se homem; já não estás sozinha”.

- Termine sua oração dando graças a Deus pelo nascimento de Jesus no presépio do coração da humanidade, de seu próprio coração. Suplique a Ele a graça de experimentar a verdadeira alegria comunicada pelos anjos aos pastores e à toda a humanidade, capaz de fazer novas todas as coisas e pessoas.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo: assim como era no princípio, agora e sempre Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário