domingo, 4 de dezembro de 2022

Palavra se fez carne - 04 de dezembro, 2º Domingo do Advento


04 de dezembro, 2º Domingo do Advento

- Hoje é dia 04 de dezembro de 2022, 2º Domingo do Advento.

- Neste Domingo, dia do Senhor, que a alegre esperança tome conta de sua vida e da vida de sua família. Estamos no tempo do Advento, tempo em que somos chamados a cultivar a certeza de dias melhores, pois o Senhor vem ao nosso encontro. Se você cuida com carinho dos arranjos de Natal, prepare com igual zelo seu interior para acolher Jesus. Ele quer fazer morada em seu coração, em sua vida. Prepare os caminhos do Senhor e sua vida será cheia bênçãos.

- Com o coração e ouvidos abertos, acolha com carinho o Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus, Capítulo Terceiro, versículos 1 a 12.

“Naqueles dias, apresentou-se João Batista, no deserto da Judéia, proclamando: ‘Convertei-vos, pois, o Reino dos Céus está próximo’. É dele que falou o profeta Isaías: ‘Voz de quem clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as veredas para ele’. [...]. Então Jerusalém, toda a Judéia e toda a região do Jordão saíam à sua procura e, confessando os seus pecados, eram por ele batizados no rio Jordão. Quando viu que muitos dentre os fariseus e os saduceus vinham para o batismo, João lhes disse: ‘Víboras que sois, quem vos ensinou a fugir da ira que está para chegar? Produzi fruto que mostre vossa conversão. [...] O machado já está posto à raiz das árvores. Toda árvore que não der bom fruto será cortada e jogada ao fogo. Eu vos batizo com água, para a conversão. Mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. Eu não sou digno nem de levar suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele traz a pá em sua mão e vai limpar sua eira: o trigo, ele o guardará no celeiro, mas a palha, ele a queimará num fogo que não se apaga’.”

- João Batista pode ser duro em suas palavras, mas isso vem de sua própria experiência de vida no deserto e de sua fidelidade a Deus. Ele convida a uma mudança radical de vida. A acolhida de Deus, a acolhida do Reino exige que aprendamos a agir com honestidade e justiça, que produzamos bons frutos em nossa convivência familiar, profissional e social. Os fariseus e saduceus apoiavam-se numa falsa observância religiosa: muita aparência e pouca vivência. João Batista nos convida a uma verdadeira conversão que implica mudar o coração e as ações. Neste tempo do advento deixe Deus fazer morada em sua vida, deixe-se envolver pelo Amor que Ele tem por você. E que seu jeito de ser e de agir se converta em verdadeiro amor. Sempre podemos ser um pouco melhor do que somos.

- Nestes tempos muitas vezes complicados como é revigorante ouvir uma mensagem clara e direta. Arrependa-se, resolva suas prioridades e faça um balanço de sua vida. Você está pronto para fazer isso? Está preparado para mudar, se necessário? Como você acolhe e anuncia a vinda do Deus Emanuel, Deus conosco?

- Contemple a pregação de João Batista, imagine-se participando daquela cena, escute-o: “Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo!”. Procure identificar o que Deus fala a você. Diz o Salmo 71:

“Virá alguém depois de mim que é mais forte que eu;
não sou digno de servi-lo e desatar suas sandálias!
Este Rei defenderá os que são pobres,
E os filhos dos humildes salvará.
Com justiça ele governe o vosso povo,
Com equidade ele julgue os vossos pobres.
Nos seus dias a justiça florirá
e grande paz, até que a lua perca o brilho!
De mar a mar estenderá o seu domínio,
e desde o rio até os confins de toda a terra”.

- Termine sua oração colocando-se diante de Jesus, que sempre vem ao nosso encontro, deixe-se envolver por Seu amor... Fale com o Senhor sobre a sua missão de preparar os caminhos Dele no hoje de sua vida e da vida do mundo.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário