domingo, 4 de dezembro de 2022

DEZEMBRO LARANJA – CAMPANHA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER DE PELE.


O Verão ainda não chegou oficialmente, mas o calor e os dias ensolarados não deixam dúvida que está na hora de redobrar os cuidados com a exposição ao sol.  Pensando nisso, o Programa Nacional de Combate ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia(SBD) promove o Dezembro Laranja, que é o mês de Combate ao Câncer de Pele e visa estimular o uso regular de protetores solar.
Segundo o INCA  – Instituto Nacional de Câncer – o câncer de pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Apresenta altos percentuais de cura, se for detectado precocemente. Entre os tumores de pele, o tipo não-melanoma é o de maior incidência e mais baixa mortalidade.
O câncer de pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas anteriores. Pessoas de pele clara, sensível à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias são as principais vítimas.
Como a pele – maior órgão do corpo humano – é heterogênea, o câncer de pele não-melanoma pode apresentar tumores de diferentes linhagens. Os mais frequentes são o carcinoma basocelular e o carcinoma epidermoide. O carcinoma basocelular, apesar de mais incidente, é também o menos agressivo.

Bloqueadores solares

O uso regular do protetor solar garante que sua pele sofra menos com os raios UV. Abaixo você confere a lista informando qual é o fator de proteção ideal para a sua pele.

Fator do protetor solar

Tipo de pele

Descrição do tipo de pele

FPS entre 30 e 60

Pele branca e muito branca

Tem sardas no rosto, a pele queima-se muito facilmente e nunca fica bronzeada, ficando avermelhada.

FPS entre 20 e 30

Pele morena clara à mulata

A pele é morena clara, o cabelo castanho escuro ou preto que por vezes, queima-se, porém, também se bronzeia.

FPS entre 6 e 15

Pele negra

A pele é muito escura, raramente se queima e bronzeia muito, mesmo que o bronzeado não seja muito visível

Fonte: uni brasil saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário