terça-feira, 6 de setembro de 2022

Palavra se fez carne - 03 de setembro, sábado, Memória de São Gregório Magno


03 de setembro, sábado, Memória de São Gregório Magno


- Hoje é dia 03 de setembro, sábado, Memória de São Gregório Magno, papa e doutor da Igreja.

- “Davi quando teve fome, entrou na casa de Deus, pegou os pães da oferenda, comeu e ainda deu a seus companheiros”, disse Jesus quando questionado por que seus discípulos quebravam, debulhavam e comiam as espigas em dia de sábado. Não é de hoje que temos dificuldades para entender que a lei existe para a vida e que a vida está acima de qualquer lei. Peça ao Senhor que te ajude a não esquecer disso.

- Escutemos o Evangelho de Lucas, capítulo 6, versículos de 1 a 5.

Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. Então alguns fariseus disseram: "Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?" Jesus respondeu-lhes: "Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães". E Jesus acrescentou: "O Filho do Homem é senhor também do sábado".

- O sábado, criado para preservar e guardar a vida por meio do descanso, havia se tornado um grilhão, uma escravidão. Não se podia fazer quase nada no sétimo dia. Jesus, como coloca a vida em primeiro lugar, não dá ousadia para essas leis caducas e opressoras. Lembra que até Davi, o grande rei de Israel, desrespeitou a Lei judaica em prol da vida. Chegando de uma batalha com seus companheiros, teve fome, entrou no santuário e comeu o pão que era reservado apenas aos sacerdotes. Com esse exemplo, Jesus ensina que a vida está acima de tudo, inclusive das leis religiosas e dos cuidados litúrgicos. Peça ao Senhor que te ajude, a cada dia, a colocar a vida em primeiro lugar.

- Pense um pouco e reflita. Como não se deixar escravizar por leis religiosas caducas e excludentes? Como superar o legalismo? Como colocar a vida em primeiro lugar como fez Jesus?

- "O Filho do Homem é senhor também do sábado", diz Jesus. O Evangelho de Lucas nos convida a dar continuidade aos ensinamentos de Jesus. O verdadeiro cristão não é aquele que cumpre uma porção de leis religiosas, mas aquele que coloca a vida, especialmente a dos mais fracos e sofredores, em primeiro lugar. A urgência do faminto tem prioridade sobre as regras religiosas; e a lei religiosa mais importante é alimentar o faminto, cuidar dos sofredores, proteger os mais fracos. Veja o que diz o poema/oração de Solange do Carmo:

O que era sabedoria tornou-se lei.
O que era cuidado tornou-se preceito.
O que era vida tornou-se prescrição vazia.
Esvaziam de ternura a religião do amor.
Secaram as fontes da misericórdia que jorrava do templo
E fizeram correr rios de ritualismo.
Sobram fumaça e pano na Igrejas
Enquanto aconchego e acolhida estão em falta.
Agradará ao Deus da vida a liturgia excludente dos perversos?
Dai-nos, o Deus bondoso, coragem para romper com o legalismo
E forças para recomeçar no amor fraterno.
Amém!

- Feche os olhos e faça uma prece. Deixe Jesus libertar você de todo legalismo. Deixa que Ele te faça enxergar além, defendendo a vida e vivendo o amor fraterno.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário