terça-feira, 6 de setembro de 2022

Palavra se fez carne - 04 de setembro, 23º domingo do Tempo Comum


04 de setembro, 23º domingo do Tempo Comum

- Hoje é dia 04 de setembro, 23º domingo do Tempo Comum.

- Seguir a Jesus é fascinante, mas o caminho é exigente. Jesus explicita isso para as multidões que gostavam de ouvi-lo. Ele não esconde que é necessário abraçar a cruz de cada dia e segui-lo. Inicie seu momento de oração pedindo ao Senhor a graça de aderir à proposta de Jesus a cada dia.

- Com fé e disposição interna escute o Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas, capítulo 14, versículos 25-33.

Naquele tempo, grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: "Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 'Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!' Ou ainda: Qual o rei que ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!"

- A pregação de Jesus atraia multidões. As pessoas vinham de diferentes lugares para vê-lo e ouvi-lo. No entanto, Jesus não pretendia sucesso, ele preferia o comprometimento com a mensagem que ele anunciava. É preciso deixar tudo para segui-lo. Carregar a cruz significa esvaziamento do próprio “ego” para viver em sintonia com a causa de Jesus e a fidelidade no compromisso com os outros. A cruz, desligada de uma vida comprometida, não tem sentido. Peça ao Senhor que te ajude a assumir a cruz, ou seja, uma vida vivida em favor dos demais.

- Você tem apenas admirado Jesus ou deseja verdadeiramente segui-lo? Como você tem se despojado das coisas por causa do evangelho? Que te impede de seguir Jesus mais de perto?

- Jesus diz: “Quem não carrega sua cruz e não vem após mim, não pode ser meu discípulo.” (Lc 17,27). Charles de Foucauld responde a o apelo de Jesus com esta oração em forma de poema:

Meu Pai,
Eu me abandono a Ti,
Faz de mim o que quiseres.
O que fizeres de mim,
Eu Te agradeço.
Estou pronto para tudo, aceito tudo.
Desde que a Tua vontade se faça em mim
E em tudo o que Tu criastes,
Nada mais quero, meu Deus.
Nas Tuas mãos entrego a minha vida.
Eu Te a dou, meu Deus,
Com todo o amor do meu coração,
Porque Te amo
E é para mim uma necessidade de amor dar-me,
Entregar-me nas Tuas mãos sem medida
Com uma confiança infinita
Porque Tu és meu Pai!

- Conclua sua oração agradecendo esse momento de encontro com Ele. Também peça ao Senhor que te ajude a viver no seu caminho e fazer a diferença no seu ambiente cotidiano.

- Gloria ao Pai, o Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário