segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Palavra se fez carne - 29 de Agosto, 2ª feira, 22ª semana do Tempo Comum


29 de Agosto, 2ª feira, 22ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 29 de agosto, 2ª feira, 22ª semana do Tempo comum. Martírio de São João Batista.

- A narrativa do Evangelho de hoje nos traz o relato da morte de João Batista. Este se encontrava preso por causa de Herodíades, mulher de Felipe, irmão de Herodes. Foi uma prisão injusta. Herodes o considerava um homem santo e justo e até lhe dava proteção. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse desconcertado com as coisas que João dizia. Mas sua fala não agradava à Herodíades, que o hostilizava e desejava mata-lo.Peça ao Senhor a graça de ter bons sentimentos, de saber escutar e discernir para não fazer julgamentos injustos.

- Abra o coração e se coloca na escuta das palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Marcos, Capítulo 06, versículos de 17 a 29:

“De fato, Herodes havia mandado prender João e acorrenta-lo na prisão por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Felipe, com a qual tinha se ajuntado. De fato, João andava dizendo a Herodes: “Não te é permitido ter a mulher do teu irmão”. Por isso Herodíades o hostilizava e queria mata-lo, mas não conseguia, pois Herodes respeitava João, sabendo, sabendo que era um homem justo e santo e até lhe dava proteção. Cada vez que o ouvia, ficava desconsertado, mas gostava de ouvi-lo. Finalmente, chegou o dia oportuno. Por ocasião do seu aniversário, Herodes ofereceu um banquete aos mais importantes de sua corte, aos chefes militares e aos grandes da Galileia. A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e a seus convidados. O rei, então, disse à moça: “Pede-me o que quiseres, e eu te darei”. E até jurou: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”. Ela saiu e perguntou à mãe: “Que devo pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. Voltando depressa ao rei, a moça pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. O rei ficou muito triste, mas, por causa do juramento e dos convidados, não quis faltar com a palavra. Imediatamente, mandou um carrasco trazer a cabeça de João. Ele foi e cortou-lhe a cabeça na prisão, trouxe-a num prato e a deu à moça, que a entregou à sua mãe. Quando os discípulos de João ficaram sabendo, vieram, levaram o corpo e o puseram num túmulo”.

- João Batista foi preso e decapitado por denunciar uma união ilegal entre Herodes e Herodíades. Ele, por ser considerado um malfeitor; E ela porque, sendo mulher de seu irmão Felipe, se tornou amante de Herodes. Ela que pede para matar João, eliminando a voz que denunciava seu mal. João Batista é considerado o mártir da moral. Peça ao Senhor que lhe dê a sabedoria de viver bem neste mundo, que seja coerente com sua fé, colocando como prioridade os valores do Evangelho. Deus abençoa e acolhe a todos.

- O que na vida e na pregação de João Batista você gostaria de assumir para ser uma autêntica testemunha da Boa-Nova de Jesus Cristo? Assim como o Batista foi perseguido, quantas vezes você foi perseguido ou caluniado porque assumiu os valores do Evangelho e seguiu uma vida íntegra? Porém, em que momentos você deixou de ser profeta?

- “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. Herodíades se utiliza da beleza de sua filha e da fraqueza do rei Herodes para conseguir realizar seu desejo de matar João Batista. E ele morreu por dar testemunho de sua fé ao denunciar um adúltero. E o fez por ter profunda experiência de Deus e por conhecer as maldades do mundo que afetam a todos. Quem acredita em Deus e é fiel a Ele não pode ficar calado diante dos acontecimentos que vão contra o seu projeto. Charles Chaplin no poema O caminho da vida, diz assim:

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.

A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios.

Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria.

Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.

Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

Não se mede o valor de um homem pelas suas roupas ou pelos bens que possui, o verdadeiro valor do homem é o seu caráter, suas ideias e a nobreza dos seus ideais.

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Alegre-se, pois ele caminha sempre junto de nós e nos orienta para gerar bons sentimentos. Que o Senhor nos conceda a graça e o discernimento para viver neste mundo sempre de forma coerente com o projeto de Deus.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário