segunda-feira, 29 de agosto de 2022

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mc 6,17-29 - 29/08/2022


Permaneça na verdade do Senhor

“Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava” (Marcos 6,20).



Meus irmãos, hoje, estamos comemorando a memória do martírio de São João Batista. Foi um santo, e é um santo, tão importante para nós, que comemoramos o seu nascimento e o seu martírio. De fato, João Batista marcou também a história da salvação, porque ele preparou o caminho do Senhor. E o quanto nós aprendemos com São João Batista!
Hoje, comemoramos o seu martírio, e o Evangelho de hoje narra o seu martírio, narra como foi a sua entrega. João Batista não fez pacto com Herodes, não fez pacto com a mentira, mas já tinha feito pacto com a verdade e, por isso, denunciou que Herodes estava com a esposa do seu irmão, e aquilo não era permitido. João Batista tinha pacto com a verdade! E o quanto nós precisamos, meus irmãos, é também permanecer na verdade, fazer o nosso pacto com a verdade, porque, afinal, a verdade liberta.
Infelizmente, Herodes se deixou ludibriar pela dança, estava ali embriagado  e, quando nós estamos fora de nós, o que acontece? Pecado em cima de pecado! Foi o que aconteceu com Herodes, e ele chegou a prometer metade do reino. E olha só que coisa mais descabível! Fez isso por causa de uma dança, porque estava sem Deus, porque havia se embriagado. Meus irmãos, precisamos estar inteiros em Deus para tomarmos as decisões corretas, não nos deixar levar por nenhum vício, como fez, infelizmente, Herodes.

Para alcançar a santidade, busquemos também a humildade e a verdade

João Batista permaneceu com a verdade, pregava a verdade e não se deixou levar pela autoridade mundana de Herodes. Por quê? Porque João Batista tinha uma autoridade espiritual – e você também tem uma autoridade espiritual; quem é filho de Deus, quem é batizado, possui uma autoridade espiritual. Por isso ele denunciou e permaneceu com a verdade. Pelo batismo, temos também uma autoridade espiritual.
E são muitos os Herodes que nós vemos por aí e que precisam de correção, precisam ser corrigidos. Que eu e você possamos ser, a exemplo de João Batista, esta luz, esta voz que alerta a respeito do caminho correto, do caminho que é Jesus, da salvação que é Jesus. João Batista, um homem íntegro, um homem penitente, um homem da verdade, um homem que é um exemplo para nós.
Permaneçamos na verdade, sejamos íntegros e saibamos qual é o nosso lugar. João Batista também sabia qual era o lugar dele, não apontava para ele, apontava para o Cristo.
Que a minha vida, que a sua vida também apontem para o Cristo. João Batista, um homem humilde, o homem da verdade, um homem da coerência que viveu a santidade.
Para alcançar a santidade, busquemos também a humildade e a verdade.
Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Márcio Prado
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário