quarta-feira, 15 de junho de 2022

Palavra se fez carne - 15 de junho, 4ª feira da 11ª semana do Tempo Comum


15 de junho, 4ª feira da 11ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 15 de junho, 4ª feira da 11ª semana do Tempo Comum.

- Muitos gostam de praticar seus compromissos religiosos para ganhar elogios e se sentir melhor por isso. O Evangelho nos ensina a viver no oculto, sob o olhar amoroso do Pai que tudo vê e dá a recompensa. No silêncio da presença de Deus pede a graça de viver sob o olhar amoroso de Dele.

- Com fé e disposição interna escute o Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus, capítulo 6, versículos 1 a 6 e 16 a 18.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa".

- A vida de Jesus se opunha ao jeito hipócrita de ser dos mestres da lei e escribas. Não importava para Jesus praticar o bem só para garantir elogios ou melhores posições. Jesus agia para manifestar a presença de Deus e demonstrar que cada ser humano é seu filho e filha. Por isso, não era necessária nenhuma hipocrisia. Deus conhece tudo e olha com amor para o que fazemos. Peça ao Senhor que te ajude a ser verdadeiro em tudo.

- Como você vive a esmola, a oração e o jejum? Você tem vivido e sentido o olhar amoroso de Deus?

- Jesus repete por três vezes: “O teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa”. A vida de filho e filha de Deus pode ser oculta, discreta e observante das coisas simples como canta a canção de Beto Guedes:

Tudo que move é sagrado
E remove as montanhas com tudo cuidado, meu amor
Enquanto a chama arder, todo dia te ver passar
Tudo viver a teu lado
Com o arco da promessa no azul pintado pra durar
A abelha fazendo o mel
Vale o tempo que não voou
Uma estrela caiu do céu
O pedido que se pensou
O destino que se cumpriu
De sentir seu calor e ser todo
Todo dia é de viver
para ser o que for
e ser tudo

- Conclua sua oração pedindo ao Senhor que te ajude a viver a esmola, fazendo de sua vida doação generosa de si mesmo aos irmãos; a viver a oração, fazendo de sua vida encontro e diálogo permanente com Ele. E peça também ao Senhor que te ajude a viver o jejum fazendo da sua vida renúncia de tudo que excede e daquilo que te impede de caminhar com Ele e os irmãos.

- Gloria ao Pai, o Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário