quarta-feira, 15 de junho de 2022

LEITURA ORANTE DO DIA 15/06/2022



LEITURA ORANTE

Mt 6,1-6.16-18 - Não à hipocrisia


Preparamo-nos para a Leitura, rezando com
todos que se encontram em torno da Palavra:
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Mt 6,1-6.16-18, e observamos
as comparações que Jesus faz.
Jesus disse:
- Tenham o cuidado de não praticarem os seus deveres religiosos em público a fim de serem vistos pelos outros. Se vocês agirem assim, não receberão nenhuma recompensa do Pai de vocês, que está no céu.
- Quando você der alguma coisa a uma pessoa necessitada, não fique contando o que fez, como os hipócritas fazem nas sinagogas e nas ruas. Eles fazem isso para serem elogiados pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez. Isso deve ficar em segredo; e o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.
- Quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.
- Quando vocês jejuarem, não façam uma cara triste como fazem os hipócritas, pois eles fazem isso para todos saberem que eles estão jejuando. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando jejuar, lave o rosto e penteie o cabelo para os outros não saberem que você está jejuando. E somente o seu Pai, que não pode ser visto, saberá que você está jejuando. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.
Refletindo
Jesus deixa entrever em várias expressões deste texto, a necessidade de ser discreto. A piedade pode ser deturpada. Mostrar-se religioso, piedoso só para ser visto e louvado pelas pessoas, é valorizar a aparência, é voltar-se para si mesmo, é hipocrisia.
Queria dizer que a verdadeira piedade tem em vista apenas o voltar-se e encontrar o Pai.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Qual palavra mais nos toca o coração?
Quando rezamos, em quem pensamos mais?
Em nós mesmos?
Ou buscamos unicamente a Deus?
Ficamos observando as outras pessoas?
Buscamos aparentar que somos pessoas piedosas?

Os bispos, em Aparecida, nos deram orientações
para nosso modo de ser como cristãos:
“No seguimento de Jesus Cristo, aprendemos e praticamos as bem-aventuranças do Reino, o estilo de vida do próprio Jesus: seu amor e obediência filial ao Pai, sua compaixão entranhável frente à dor humana, sua proximidade aos pobres e aos pequenos, sua fidelidade à missão encomendada, seu amor serviçal até a doação de sua vida. Hoje, contemplamos a Jesus Cristo tal como os Evangelhos nos transmitiram para conhecer o que Ele fez e para discernir o que nós devemos fazer nas atuais circunstâncias.” (DAp 139).

O Papa Francisco nos ajuda a refletir. Diz ele: "O profeta Isaias (Is 58, 1-9) explica: “O jejum que me agrada a Deus é este: libertar os que foram presos injustamente, livrá-los do jugo que levam às costas, mandar em liberdade os oprimidos, quebrar toda a espécie de opressão, repartir o teu pão com os famintos, dar abrigo aos infelizes sem casa, atender e vestir os nus e não desprezar o teu irmão”. É verdade: este é o jejum, são as obras de misericórdia. É o que Deus quer de nós. E quando repartires o teu pão com o faminto, introduzires em tua casa alguém que não tem um teto ou que é um migrante, quando procurares roupa para alguém que não a tem e te ocupares disto, jejuas realmente. Muitos cristãos, também católicos, que se dizem católicos praticantes, exploram as pessoas! Como exploram os empregados! Como os mandam para casa no início do verão para os assumir no fim, assim não têm direito à reforma, não têm direito a ir em frente. E muitos destes definem-se católicos: vão à Missa aos domingos, e depois agem deste modo. Isto é pecado mortal! Quantos humilham os próprios empregados. Nunca me esqueço o que vi na casa de um amiguinho — eu era criança — vi a senhora esbofetear a doméstica porque não fez a limpeza como tinha sido indicado. Nunca esqueci aquele gesto! Tal gesto feriu o meu coração. E quantas vezes muitos cristãos se comportam assim".
A realidade deve estar unida à aparência. "Devo parecer o que sou"
(L'Osservatore Romano, ed. em português, n. 11 de 12 de março de 2019).

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Ao Mestre Jesus
Mestre, ao meu coração,
se substitua o teu;
ao meu amor a
Deus, ao próximo, a mim mesmo,
se substitua o teu.
Vive em mim, ó Jesus Vida.
(DF 40).

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Os bispos, na Conferência de Aparecida reconheceram e  concordamos com eles:
“A pessoa sempre procura a verdade de seu ser, visto que é esta verdade que ilumina a realidade de tal modo que possa se desenvolver nela com liberdade e alegria, com gozo e esperança.” (DAp 42). "Devo parecer o que sou" 

Bênção
O Papa Francisco nos sugere: "Peçamos ao Senhor a graça de sermos coerentes, de não sermos vaidosos, de não parecermos mais dignos do que somos. Peçamos esta graça, nesta Quaresma: a coerência entre o formal e o real, entre a realidade e as aparências".

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário