segunda-feira, 6 de junho de 2022

Palavra se fez carne - 04 de junho, sábado da 7ª semana da Páscoa


04 de junho, sábado da 7ª semana da Páscoa

- Hoje é dia 04 de junho, sábado da 7ª semana da Páscoa.

- Cada dia traz consigo coisas novas, e também rotinas e repetições infindáveis. A oração pode parecer uma destas repetições sem sentido, uma rotina que nada acrescenta ao teu dia... ou pode ser fonte de novidade permanente que enche de luz o teu cotidiano. Confia esta tua oração a eterna novidade de Deus. Ele não deixará de te surpreender, mesmo nas coisas mais pequenas e humildes. Disponível para acolher as surpresas de Deus, começa a sua oração.

- Escute o Evangelho de João, capítulo 21, versículos 20 a 25:

Naquele tempo: Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: 'Senhor, quem é que te vai entregar?' Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: 'Senhor, o que vai ser deste?' Jesus respondeu: 'Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, o que te importa isso? Tu, segue-me!' Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: 'Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?' Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos.

- Temos dois personagens neste evangelho: Pedro e o Discípulo amado. Pedro, todos nós conhecemos, foi um dos 12 apóstolos, foi escolhido por Jesus para cuidar de sua Igreja. E o discípulo amado era essa figura enigmática muito próximo do Mestre, tanto que é conhecido como aquele que Jesus amava. Ele também era uma testemunha forte dentro da comunidade joanina. Faça agora uma revisão de vida diante de Deus e relembre todas as vezes em que você, como Pedro, virou as costas para Jesus. Na sequência se coloque como esse discípulo amado de Deus. Confesse a Deus todo o seu amor para com Ele, diga-lhe que você deseja viver plenamente nesse amor de Deus.

- Você se considera um(a) discípulo(a) amado(a)? O que seria na prática um discípulo(a) amado(a)?

- “Tu, segue-me!', diz Jesus no evangelho de hoje. Jesus continua te chamando para ser seu discípulo. Ele te aceita como é: imperfeito, limitado, pecador como Pedro. E dentro de todas suas limitações, Ele sempre irá te acolher como esse discípulo amado. Discípulo que é amado não por ser perfeito, ou por não ser pecador, mas porque reconhece suas fragilidades e se coloca inteiramente nos braços de Deus. Responda a este chamado como no num verso da música Navegar:

Ó Jesus, com fé eu te seguirei. / Só contigo sou feliz, tu és em mim!
Teu Espírito de amor criador / me sustenta no meu sim, / me lança neste mar!
Vivo a certeza desta missão. / Já não posso desistir, voltar atrás.
Mãe Maria vem tomar minha mão / E me ajuda a ser fiel.
Só Cristo é luz e paz!

- Termina sua oração dizendo ao Senhor o quanto o ama. Peça que Ele te acompanhe a cada passo e te ajude a ser seu discípulo(a) amado(a), sendo companhia onde reina a solidão, consolo quanto tudo for choro, mansidão quando o mundo te fere com a aspereza dos seus gritos e paz quando a espada do ódio te atravessar.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário