segunda-feira, 6 de junho de 2022

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 20,19-23 – 06/06/2022


Leve a Virgem Maria para a casa do seu coração

“Naquele tempo, perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: ‘Mulher, este é o teu filho’. Depois disse ao discípulo: ‘Esta é a tua mãe’. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo” (João 19,25-27).



Meus irmãos e minhas irmãs, estamos agora começando esse tempo na vida da Igreja, que chamamos de Tempo Comum, ao celebrarmos as festas pascais, ao celebrarmos Pentecostes. E, hoje, celebramos a memória de Maria, Mãe da Igreja, Mãe de cada um de nós. Hoje, Cristo quer trazer um dom especial a mim e a você: a Sua Mãe; Ele quer nos dar essa companhia, esse tesouro precioso na vida da Igreja, que é o coração da Virgem Maria, da Imaculada.
Veja, das mãos de João esse dom chegou até cada um de nós; das mãos e dos braços do discípulo amado, também nós podemos receber a Virgem Maria como um tesouro, como um bem espiritual. E de Maria (que é o nome da Mãe de Jesus) a Fátima, Lourdes, Aparecida… Ao longo da história da Igreja, esse dom se concretizou na vida do povo de Deus, do corpo místico de Cristo, que é a Igreja. Em cada um de nós, a presença da Virgem Maria se faz sentir.
Por isso, Maria se torna Mãe da Igreja, Mãe dos amados de Cristo, Mãe dos discípulos de Cristo, Mãe daqueles que decidiram entregar a vida deles por amor a Cristo.

Você pode receber a Virgem Maria como um tesouro, como um bem espiritual

A Palavra de Deus diz que perto da cruz de Jesus estava Maria, Sua mãe. Se Ele nos entregou Sua Mãe como um dom, como um tesouro, então, perto da cruz dos discípulos de Jesus também está a Virgem Maria.
Você, hoje, está atravessando alguma dificuldade, alguma experiência de cruz e sacrifício? Saiba que perto de você está a Mãe de Jesus porque Ela não abandona também os discípulos do Seu Filho quando experimentam o mistério do sofrimento, quando experimentam o mistério da cruz.
Ela é tudo isso para nós, a Virgem Maria é essa experiência de companhia, é essa presença maravilhosa, é essa companhia na nossa caminhada, que também nunca nos abandona em nenhum momento.
Diz o Evangelho ainda, que o discípulo amado, João, a acolheu consigo, não foi só um assistencialismo da parte de João — absolutamente não! João não fez só uma caridade de acolher uma viúva na sua casa, perto dele. Quando a Palavra de Deus diz que ele a acolheu consigo, é porque João levou Maria para a intimidade do seu coração, João levou Maria para a casa do seu coração. Todos os dias da vida do discípulo amado, agora, teriam a companhia da Virgem Maria. Eu e você também somos convidados, por causa de Jesus, por causa desse dom que Ele nos concedeu, a também trazer Maria para a casa do nosso coração.
Que Ela faça parte dos nossos dias, que ela esteja presente conosco em todas as situações. Ela é a Mãe de Jesus, a Mãe da Igreja, ela é a tua Mãe!
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário