segunda-feira, 6 de junho de 2022

Palavra se fez carne - 05 de junho, Domingo de Pentecostes


05 de junho, Domingo de Pentecostes

- Hoje é dia 05 de junho, Domingo de Pentecostes.

- Mesmo depois de terem testemunhado as aparições de Cristo Ressuscitado, os apóstolos continuavam fechados nos seus medos. No dia de Pentecostes, o Espírito Santo vez ruir os muros do medo e da indecisão. E nunca mais deixou de haver gente destemida, capaz de apostar a vida no anúncio do Evangelho. O Espírito Santo anima pessoas como você, com defeitos e virtudes, gente pecadora que acredita na salvação. Agradece ao Senhor pelas pessoas da comunidade cristã, a Igreja, que fazem caminho com você e começa tua oração.

- Escute o Evangelho de João capítulo 20, versículos de 19 a 23:

Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e pondo-se no meio deles, disse: 'A paz esteja convosco'. Depois destas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. Novamente, Jesus disse: 'A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio'. E depois de ter dito isto, soprou sobre eles e disse: 'Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos'.

- O relato nos ajuda a tomar consciência da presença do Espírito em nossas vidas pois Ele, como o oxigênio, sempre esteve ao nosso lado, mas nos acomodamos no habitual e esquecemos desse “ar vital” que nos mantém sempre criativos, inspirados e sonhadores. Foi o Espírito que impulsionou a missão de Jesus e que agora se encontra também na raiz da missão da grande comunidade de seus seguidores e seguidoras. A imagem do Ressuscitado “soprando” sobre os discípulos contém uma riqueza instigante: significa partilhar o que é mais “vital” de uma pessoa, sua própria “respiração”, seu mesmo espírito, todo seu dinamismo... Deixa que o Espírito entre e abra as portas e janelas do seu coração.

- O que em você precisa de novo dinamismo, precisa de vida nova? Deixe que o Espírito te restaure e te ensine que não pode existir um mundo novo onde não existe o perdão.

- 'Recebei o Espírito Santo” diz Jesus no evangelho de hoje. O Santo Espírito é o sopro que vivifica, anima, restaura e congrega. Pela linguagem do amor, Ele acende a luz da paixão e permite desenvolver os dons da alegria, do entusiasmo, da compaixão, do cuidado, da esperança e da fé inabalável. Reze com Santo Agostinho esta prece:

“Vivei em mim, ó Espírito Santo, para que seja livre o meu pensar.
Conduzí-me, ó Espirito Santo,para que seja misericordioso o meu agir.
Atrai-me, ó Espírito Santo, para que eu ame tudo, sem medidas;
Fortalecei-me, ó Espírito Santo, para que eu defenda e proteja a vida;
Envolvei-me ó Espirito Santo para que jamais eu me perca de ti.”

- Termina tua oração pedindo ao Senhor que esse sopro divino, que já habita em você desde o batismo, possa percorrer todo o seu ser. E escute a voz de Deus, escute o seu Espírito a pulsar nas batidas do seu coração. Escute sua voz a dizer: eu vos dou a minha paz! Vem seja meu ajudante nessa nova criação, vem que só em mim você encontrará a verdadeira alegria, aquela alegria que nunca se acaba.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário