domingo, 12 de junho de 2022

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 16,12-15 – 12/06/2022


Faça a sua experiência de amor com a Santíssima Trindade

“Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará” (João 16,13).



Meus irmãos e minhas irmãs, hoje é domingo, dia do Senhor. E nós celebramos, com toda a Igreja, a Solenidade da Santíssima Trindade, esse mistério de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Uma solenidade de uma necessidade vivencial. Por que eu digo isso? Porque esses dois mil anos, mais de dois mil anos da história do cristianismo, dois mil anos de estudos, dois mil anos de teologia trinitária não bastariam se faltasse o elemento experiencial: A Santíssima Trindade, claro!
Esses mais de dois mil anos de estudos ajudaram muito para que nós, através de alguns elementos, alguns conceitos, compreendêssemos um pouco mais a grandeza desse mistério da Santíssima Trindade. Mas é preciso o elemento experiencial da Trindade: Deus amor — Pai, Filho e Espírito Santo.
Eu e você precisamos experimentar a eficácia desse amor. Nós podemos até estudar o Catecismo da Igreja, falar sobre as processões das Pessoas, falar sobre a identidade de cada uma das Pessoas, das missões, mas se nós não experimentarmos esse Amor que circula entre as três pessoas da Santíssima Trindade e estão destinados a mim e a você, não vai adiantar nada!
Precisamos experimentar a Trindade, porque Deus, na Sua Trindade, é companhia, Ele é comunhão de amor, e essa realidade precisa estar presente em nós. Deus é perfeitíssimo na Sua identidade, na Sua natureza, mas Deus é relação. Ou seja, Deus não quis bastar-se a si mesmo. Três pessoas, um só Deus. Ele não quis bastar-se a si mesmo, e quis que eu e você experimentássemos a força trinitária: Pai, Filho e Espírito Santo.

O Espírito Santo nos revela e vai nos conduzir à plena verdade sobre a Santíssima Trindade

E a exemplo da Santíssima Trindade, eu e você somos chamados à comunhão. Ninguém é chamado a viver sozinho, ninguém é chamado a fechar-se em si mesmo, ninguém está destinado a viver assim. Todos nós somos, por vocação, destinados a viver na comunhão!
O Evangelho de hoje nos falou justamente de alguém dentro das três Pessoas da Santíssima Trindade que tem a incumbência de nos contar alguns segredos. É o Espírito Santo. Ele nos revela e vai nos conduzir à plena verdade sobre a Santíssima Trindade. O Espírito Santo nos conta o que o Filho está revelando sobre o Pai, o que o Filho revelou sobre o Pai.
Dentro da Santíssima Trindade, é uma cumplicidade de amor, porque todas as pessoas querem que a outra seja conhecida, querem que a outra faça a sua experiência de amor dentro da comunhão de amor que é a Santíssima Trindade.
São coisas belíssimas, são coisas preciosas para meditarmos dias e dias. Mas, hoje, o mais importante: abra o seu coração para que você experimente o amor e o afeto do Pai do Céu, para que você experimente a força da redenção do Filho de Deus, para que você experimente a força santificante do Espírito Santo. É a Trindade do Amor que se derrama sobre nós em graça, para que a nossa vida tenha sentido e a nossa vida também seja uma experiência de amor.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário