domingo, 12 de junho de 2022

Palavra se fez carne - 12 de junho, Domingo, Solenidade da Santíssima Trindade


12 de junho, Domingo, Solenidade da Santíssima Trindade


- Hoje é 12 de junho, Dia do Senhor, Solenidade da Santíssima Trindade.

- Ó Trindade, vos louvamos, vos louvamos pela vossa comunhão! Hoje, celebramos a Solene Festa da Santíssima Trindade, a melhor comunidade, que vive a perfeita relação: o amor. Deus Pai é a fonte de amor inesgotável. Seu Filho, o Amado, se abre ao amor, e o amor é o Espírito Santo, o dom de Deus. Ore ao Senhor e peça-lhe que ele o seja o amor de sua vida, a fim de que você participe igualmente, como o Filho Jesus Cristo, desta perfeita comunhão, sendo no mundo um sinal de sua presença.

- Escuta o Evangelho segundo João, capítulo 16, versículos 12 a 15.

Tenho ainda muitas coisas a vos dizer, mas não sois capazes de compreender agora. Quando ele vier, o Espírito da verdade, vos guiará em toda verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo quanto tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu para vos anunciar. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso, eu vos disse que ele receberá do que é meu para vos anunciar.

- No contexto de despedida, Jesus no evangelho de João descreve a missão do Espírito Paráclito: guiar a todos na verdade do Evangelho, no caminho do amor e da comunhão com Deus. Somos felizes por viver em comunhão com o Senhor, celebrando sua ação no mundo, atualizando sua presença. Na Eucaristia, nos encontramos com o Deus Uno e Trino, que nos ama e nos quer bem. Coloque sua vida, suas dores e alegrias, nas mãos do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

- Somos a Igreja da Trindade, comunidades que vivem o amor? Ou há ainda espaços para a divisão, falta de diálogo e rivalidades? Procuramos superar as divisões no corpo de Cristo, a Igreja?

- “Quando ele vier, o Espírito da verdade, vos guiará em toda verdade”, diz Jesus no evangelho de hoje. A verdade revelada pelo Espírito é a de Cristo: aquela que foi comunicada a Ele pelo Pai, que diz: Este é o meu filho amado! Escuta a oração da Liturgia das Horas de hoje:

Santíssima Trindade,
Oceano de paz,
A Igreja Vos consagra
Seu perene louvor.

Pai de glória infinita,
Verbo da eterna luz,
Espírito de graça
E de perfeito amor.

Inesgotável fonte
De vida e santidade,
Dentro da vossa casa
Sentimo-nos irmãos.

Fazei que, iluminados,
Nos esplendores da glória,
Vejamos vosso rosto
Por toda a eternidade.

- Conclua tua oração pedindo à Santíssima Trindade, sumo Bem, Amor e Beleza que tua vida seja um lugar especial para que a Trindade possa habitar. Santíssima Trindade, nosso eterno bem.

- Gloria ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário