quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Palavra se fez carne - 1º de janeiro, sábado, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus


1º de janeiro, sábado, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus


- Hoje é dia 1º de janeiro, sábado da Oitava de Natal, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus.

- “Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração.” Estamos na oitava de natal. Àquela luz ainda brilha em nosso olhar. A palavra se fez carne e está no meio de nós! Maria, José e o recém-nascido de Belém são o sinal mais generoso do amor de Deus que nos alcança em nossa pobreza. Peça ao Senhor a graça do silêncio capaz de contemplar e acolher as maravilhas que Ele faz no meio de sua vida.

- Escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 2, versículos 16 a 21:

Naquele tempo, os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, o recém-nascido deitado na manjedoura. Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração. Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.

- A Palavra de Deus chama os pastores a uma experiência diferente. Deixar seus rebanhos e ir ao encontro da família de Nazaré. Para escutar a Palavra é necessário silenciar nosso interior. É ali que ela quer habitar em nós, entre nós. Maria nos ensina a guardar todas as coisas no coração. Ela é mãe! Nela Deus habitou! Cheia de graça e beleza é a mãe do Salvador! Converse com Deus sobre sua dificuldade de silenciar o coração, de perceber sua presença que enche nosso olhar de admiração e esperança...

- O que o silêncio provoca em ti? Que boas notícias tens acolhido nestes dias? Como os humildes pastores, és capaz de te admirares com a singeleza de Deus pequenino nascido em Belém?

- “Os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria, José e o recém-nascido deitado na manjedoura”. Apressa-te em ir ao encontro do Senhor. Ele te espera em Belém, a Casa do pão. Deixa-te ser acolhido pela família de Nazaré. Também ela é a tua família. Veja o que disse Martinho Lutero em um sermão de Natal de 1529:

Maria é a Mãe de Jesus e a Mãe de todos nós, embora fosse só Cristo quem repousou no colo dela... Se ele é nosso, deveríamos estar na situação dele; lá onde ele está, nós também devemos estar e tudo aquilo que ele tem deveria ser nosso. Portanto, a mãe dele também é nossa mãe...

- Termina a tua oração agradecendo a graça do encontro de Deus com a humanidade. Encontro silencioso, na gruta de Belém. Cheio de luz e verdade. Palavra que se fez carne. Amor que se doou sem medida. E com um sorriso, adore o menino Deus no presépio do seu coração.

- Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário