quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Palavra se fez carne - 03 de janeiro, 2ª feira depois da Epifania do Natal


03 de janeiro, 2ª feira depois da Epifania do Natal


- Hoje é dia 03 de Janeiro, 2ª Feira depois da Epifania do Natal.

- O evangelho de hoje apresenta Jesus adulto, em plena atividade missionária, libertando de toda forma de opressão. Essa ação libertadora de Jesus confirma aquilo que vimos desde a celebração do seu Natal: Jesus, luz para iluminar as nações. É para cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: “O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e para os viviam na região escura da morte brilhou uma Luz”. Agradeça ao Senhor por ter enviado seu Filho amado, nossa Luz, que liberta a cada um de nós das trevas do coração e da mente.

- Escuta o Evangelho segundo Mateus, Capítulo 4, versículos 12 a 17 e 23 a 25:

Quando soube que João tinha sido preso, Jesus retirou-se para a Galiléia. Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, às margens do mar da Galiléia, no território de Zabulon e de Neftali, para cumprir-se o que foi dito pelo profeta Isaías: “Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região além do Jordão, Galiléia, entregue às nações pagãs! 16 O povo que estava nas trevas viu uma grande luz, para os habitantes da região sombria da morte uma luz surgiu”. A partir de então, Jesus começou a anunciar: “Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo”. (...) Jesus percorria toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas deles, anunciando a Boa-Nova do Reino e curando toda espécie de doença e enfermidade do povo. Sua fama também se espalhou por toda a Síria. Levaram-lhe todos os doentes, sofrendo de diversas enfermidades e tormentos: possessos, epiléticos e paralíticos. E ele os curava. Grandes multidões o acompanhavam, vindas da Galiléia, da Decápole, de Jerusalém, da Judéia e da região do outro lado do Jordão.

- A luz nascida em Belém, reconhecida pelos pastores e seguida pelos magos agora brilha nessa região de trevas, onde muitos que viviam na escuridão das doenças, das enfermidades, dos tormentos, da opressão e demais males, viram essa luz e foram libertos, curados, incluídos na comunidade. É a manifestação de Deus presente nesses atos libertadores que ilumina a vida das pessoas. Peça ao Senhor da Vida e da Luz que ilumine sua vida e na Liberdade de filhos de Deus viva a vida na Graça.

- Você é uma pessoa comprometida com a promoção da vida em todas suas formas? Busca a Luz de Jesus que dissipa as trevas do nosso coração e de nossa mente? Você é Luz e Vida na vida das pessoas, testemunhando a vida nova em Jesus?

- “O povo que estava nas trevas viu uma grande luz, para os habitantes da região sombria da morte uma luz surgiu”. Que a luz de Jesus, o Cristo Senhor, nunca falte em nossa vida cotidiana. Veja o que diz a musica Luz Divina, de Roberto Carlos:

Luz que me ilumina o caminho
E que me ajuda a seguir
Sol que brilha à noite, a qualquer hora, me fazendo sorrir
Claridade, fonte de amor que me acalma e seduz
Essa Luz só pode ser Jesus, essa Luz
Raio duradouro que orienta
O navegante perdido
Força dos humildes, dos aflitos, paz dos arrependidos
Brilho das estrelas do universo, o seu olhar me conduz
Essa Luz, é claro que é Jesus, essa Luz

- Termina sua oração dando graças ao Senhor pela sua Luz, que iluminando sua vida, faz de você testemunha da vida e liberdade que Ele nos traz, levando ao próximo todo o amor universal salvífico do Cristo Senhor, Luz e Vida.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário