quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Palavra se fez carne - 02 de janeiro, domingo, Epifania do Senhor


02 de janeiro, domingo, Epifania do Senhor


- Hoje é dia 02 de Janeiro, domingo, Epifania do Senhor.

- Os reis Magos depois de um longo percurso, de Jerusalém a Belém, encontraram o Senhor. Eles deixaram se guiar pelo mistério da Luz. Guiados por uma estrela no céu e pela estrela de uma grande esperança, abrem caminhos e peregrinam em busca da verdadeira Luz. Eles nos lembram que a vida cristã é um caminho rumo ao Senhor e não a nós mesmos. A meta do caminho deles e nosso é adorar o Menino Deus. Peça ao Senhor que te ajude sempre a acolher a Luz que é Jesus.

- Abra o coração e acolha com carinho e atenção o Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus, Capítulo 2, versículos 1-12:

Depois que Jesus nasceu na cidade de Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, chegaram a Jerusalém magos do oriente, que perguntaram: “Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo”. Ao saber disso, o rei Herodes ficou alarmado e, com ele, Jerusalém inteira. Ele reuniu todos os sumos sacerdotes e os escribas do povo e indagava deles onde o Cristo deveria nascer. Responderam: “Em Belém da Judeia, pois assim foi escrito por meio do profeta: “E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum será menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que será o pastor de meu povo, Israel”. Então Herodes chamou, secretamente, os magos e inquiriu deles o tempo exato em que a estrela havia aparecido. Depois, enviou-os a Belém, dizendo: “Ide informar-vos com exatidão acerca do menino; e quando o encontrardes, avisai-me para que também eu vá adorá-lo. Depois que ouviram o rei, partiram. A estrela que viram no oriente, ia à sua frente até parar sobre o lugar onde estava o menino. Ao verem a estrela, os Magos alegraram-se, com imensa alegria. Quando entraram na casa, viram o menino com a Maria, sua mãe. Caíram de joelhos diante dele e o adoraram. Depois abriram seus tesouros e ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e Mirra. E avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retiraram-se para sua terra, por outro caminho.

- A estrela conduziu os magos até ao menino Rei Messias, a Belém, onde encontraram o que procuravam. Certamente não esperavam ver o que estava diante dos seus olhos: não um palácio, não uma corte real em festa, não a pompa digna do nascimento de um príncipe, mas simplesmente uma criança e seus pais. Convertidos, mudados na sua mente e no seu coração, reconhecem no Menino, a realeza e o adoraram. O papa Francisco nos lembra que: “Adorar é um gesto de amor que muda a vida. É fazer como os magos: levar ao Senhor o ouro, para lhe dizer que nada é mais precioso do que ele; oferecer-lhe o incenso, para lhe dizer que só com ele se eleva para o alto a nossa vida; apresentar-lhe a mirra – com ela se ungiam os corpos feridos e dilacerados – como promessa a Jesus de que socorreremos o próximo marginalizado e sofredor, porque nele está o Senhor...”. Diga ao Senhor Jesus que você também o adora.

- Para chegar ao encontro de Deus é preciso atravessar, como os magos, desertos escaldantes e noites escuras, vencer obstáculos, não ficar preso ao passado, olhar em frente. E você, se dispõe a "sair de casa"? Que estrelas segue? Em quem ou no que é que "aposta tudo"? Como é que você se preparou, que caminhos percorreu, para adorar o Menino que acabou de nascer?

- “Onde está o rei dos Judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. É necessário se colocar a caminho, correr riscos, concluir a caminhada assim como os Magos fizeram, na certeza de que também encontrará o Senhor. A poeta Isabel Morais Ribeiro Fonseca diz assim no poemaMeu menino Jesus”:

Dá-me meu menino Jesus
Paciência com o meu semelhante
Dá-me meu menino Jesus
Um abraço que tire toda a dor
Dá-me meu menino Jesus
Ser a mão estendida para tirar a fome
Dá-me meu menino Jesus
Que possa ser o sorriso da tristeza
Dá-me meu menino Jesus
A fé de tantos que não a têm e querem
Dá-me meu menino Jesus
Ficar muda sobre as atitudes pré concebidas
Dá-me meu menino Jesus
O silêncio para sentir e escutar o que me falta
Dá-me meu menino Jesus
A paciência que me falta a mim mesma
Dá-me meu menino Jesus
Residir perto do teu coração inocente
Dá-me meu menino Jesus
A sensibilidade de acreditar nas pessoas
Dá-me meu menino Jesus
Aprendizagem para reacreditar neste mundo materialista.

- Termine sua oração pedindo ao Senhor a luz que ilumina os caminhos e a coragem para continuar firme em seu propósito de vida. Peça também que te dê força e coragem para viver os desertos dessa vida, cheios de poeira de cansaços, Herodes, angústias e sofrimentos.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz. O Senhor nos abençoe e nos guarde hoje e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário