quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mc 4,21-25 - 27/01/2022


Deixe a luz de Deus brilhar em você

“Naquele tempo, Jesus disse à multidão: ‘Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo que está em segredo deverá ser descoberto” (Marcos 4,21-22).


Conteúdo em áudio:

Respondendo a pergunta de Jesus: Não! A lâmpada foi feita para iluminar, uma luz não pode ser colocada debaixo de uma cama, não pode ser colocada escondida. Essa pergunta que Jesus faz está respondida. Costumamos esconder a lâmpada ou temos medo de acendê-la em nossa vida, sobretudo na nossa humanidade; temos muita dificuldade de encarar a nossa verdade, de olhar aquilo que nós precisamos mudar em nós, mas com muita coragem. Não queremos ver o que está escondido dentro de nós, temos muita dificuldade.
Na vida cristã, isso se manifesta através do medo de uma confissão, de uma direção espiritual, de receber uma oração, de uma partilha do coração, falar do coração, uma partilha num grupo, medo de ler a Palavra de Deus, de parar para escutar Deus, talvez num retiro. Isso pode se manifestar assim, porque temos medo de enxergar o que existe dentro de nós, temos medo de enfrentar o que nós precisamos mudar e, muitas vezes, impedimos que a luz de Cristo brilhe em nós.

Deus é luz, e onde Ele chega com a Sua luz, chega a libertação, a salvação e a mudança de vida

Isso pode acontecer também na vida social, pessoas que têm medo de uma terapia, medo de se abrir com alguém com profundidade, de falar de si, de colocar algo de si, por isso colocamos a luz, muitas vezes, em lugares errados, como cita Jesus na pergunta: debaixo da cama, do caixote… Aqui, poderíamos dizer hoje: nós gostamos de colocar, muitas vezes, a luz na vida dos outros, nos problemas dos outros, nós colocamos luz nas realidades da vida do outro, mas não gostamos de colocar a luz nos nossos problemas, deixamos de cuidar da alma e do coração porque não queremos ver a verdade.
A mudança requer sinceridade e autenticidade; são palavras muito importantes: sinceridade e autenticidade, deixar a luz penetrar em tudo, não apenas em pedaços de nós, partes de nós, mas deixar a luz de Cristo iluminar todo o nosso ser. Tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. Você não precisa dizer tudo para todos, mas, pelo menos, você diga tudo de você para uma pessoa, para alguém que você ama e confia, porque sabemos que o mal vive nas trevas, mas Deus é luz, e onde Ele chega com a Sua luz, chega a libertação, a salvação e a mudança de vida.
Permita, hoje, que a luz de Cristo ilumine você, permita que a força desta Palavra atinja o seu coração, atinja a sua vida no mais profundo do seu ser e traga para você a experiência de uma vida nova, de uma libertação.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário