segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Palavra se fez carne - 20 de dezembro de 2021, 2ª feira da quarta Semana do Advento


20 de dezembro de 2021, 2ª feira da quarta Semana do Advento


- Hoje é dia 20 de dezembro, segunda-feira da 4ª Semana do Advento.

- Deus está, todos os dias, falando conosco e, por isso, precisamos escutar, meditar, guardar em nosso coração e praticar a Palavra de Deus, que é viva e eficaz. É nesta escuta atenta da Palavra, que a fé é alimentada e a vida vai se tornando fecunda. Peça ao Espirito Santo que lhe ensine a escutar com sabedoria e docilidade os ensinamentos, a Boa Notícia do Senhor nosso Deus.

- Coloque-se em atitude orante e de escuta amorosa do Evangelho segundo Lucas capítulo 1, versículos 26 a 38:

Naquele tempo: O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: 'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!' Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: 'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim'. Maria perguntou ao anjo: 'Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?' O anjo respondeu: 'O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível'. Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!' E o anjo retirou-se.

- “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo”. O anjo Gabriel, o enviado de Deus, inicia a boa notícia com essa belíssima saudação. Convida Maria a participar, plenamente, da Alegria verdadeira do novo tempo, que começa com a vinda de Jesus, o “Deus Conosco”. É uma Escuta do mensageiro de Deus que é agraciada, ou seja, plena de graça, pois o Senhor está com ela. Maria foi a escolhida por Deus e entende o que esta saudação significa, que terá uma missão exigente, mas o Senhor estará com ela, dando-lhe força e sabedoria para realizar o que ele pede e confia. Peça a Nossa Senhora, Mãe de Jesus, Maria de todas as horas, que te ensine a dizer “sim” a Deus.

- Para nós, o que significa o “sim” de Maria? Como Maria, que soube unir a vontade com a liberdade e deu o seu SIM generoso, você, em meio as preocupações e agitações do dia a dia encontra tempo e disponibilidade para escutar Deus, perceber a sua presença e colocar-se disponível?

- Certamente Maria foi uma pessoa da escuta atenta do Senhor e por isso capaz de responder com confiança: “Eis a Serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua Palavra”. Uma discípula que aprendeu a confiar plenamente em Deus e cultivar a fé e a oração. Reza assim o Papa Francisco na Exortação Apostólica Alegria do Evangelho:

Virgem e Mãe Maria, vós que, movida pelo Espírito, acolhestes o Verbo da Vida na profundidade da vossa fé humilde, totalmente entregue ao Eterno, ajudai-nos a dizer nosso “sim” perante a urgência, mais imperiosa do que nunca, de fazer ressoar a Boa Nova de Jesus... Mãe do Evangelho vivente, manacial de alegria para os pequeninos, rogai por nós. Amém!

- Termina tua oração dizendo a Deus como Maria: Eis-me aqui, Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra!

- Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário