segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Palavra se fez carne - 18 de dezembro, sábado da 3ª semana do Advento.


18 de dezembro, sábado da 3ª semana do Advento.


- Hoje é dia 18 de dezembro, sábado da 3ª Semana do Advento.

- É tempo do Advento do sonho de José. É tempo do sonho de Deus, gerado no coração do homem e da história... O nome de José está profundamente ligado ao mistério de Jesus. Se o anjo é um sinal de que Deus se faz presente na vida de uma pessoa para lhe comunicar algum de seus projetos, Deus mesmo se fez presente a José, por meio de seu anjo. Este anjo anuncia que Jesus é o Deus conosco que vem para salvar seu povo. Agradeça ao Senhor pelo presente que é Jesus na sua vida.

- Escute o Evangelho segundo Mateus, Capítulo 1, versículos 18 a 24:

A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: 'José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados'. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 'Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco.' Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa.

- José está perplexo. Ele confia em Maria, mas não encontra explicação para a situação que estão vivendo. Decide dispensar Maria em segredo, para não a prejudicar. José sofre, vive sua dor, sua dúvida, sua escuridão. Em sonho, um anjo do Senhor explica a José o que tinha acontecido. Assim como falou a Maria, Deus também diz a José: “Não tenhas medo de receber Maria como tua esposa”. Também nós, algumas vezes, nos encontramos em momentos de obscuridade, marcados por dúvidas e crises, pensando em fugir. Peça ao Senhor, que a exemplo de São José, te inspire coragem quando não compreendes muitas coisas, quando tem muitos problemas e angústias.

- O que está lhe preocupando? Escuta dentro de você a voz que diz: “Não tema, mas confie”. Quais são seus sonhos?

- “José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado”, diz o evangelho de hoje. Deus espera de nós confiança total, mesmo que, muitas vezes, não compreendamos e nem saibamos o “por quê e o como”. O que importa é deixar-nos conduzir por aquele que abre um horizonte de sentido e de surpresas. Na sua oração a São José, reza assim o Papa Francisco:

Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal.
Amém.

- Termina sua oração pedindo a São José, homem dos sonhos, que te inspire a sonhar, no meio das noites escuras deste mundo, às vezes tão dolorosas e frias. Peça que ele te inspire a sonhar o sonho do seu filho Jesus: o Reino de Deus.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era o princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário