segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mt 1,18-24 - 18/12/2021


Contemple a ação que Deus realizou no ventre de Maria

“José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo” (Mateus 1,20).


Conteúdo em áudio:

Olhemos, hoje, para José, esse homem justo, temente a Deus, um verdadeiro homem de Deus. É importante compreendermos que nem José compreendeu aquilo que Deus realizara em Maria, afinal de contas, ela estava prometida em casamento a ele, mas, antes disso, Maria ficou grávida por obra e por ação do Espírito Santo. Humanamente, como podemos compreender, se não nos submetermos a essa ação maravilhosa de Deus na Sua serva, a Virgem Maria!
Muitas vezes, não compreendemos os desígnios de Deus, a ação de Deus, Sua mão e graça. Muitas vezes, ficamos até perdidos diante dos acontecimentos e dos fatos que não compreendemos, que não entendemos. É preciso, aqui, a submissão na oração e no silêncio da escuta. O que fazer? Colocarmo-nos nas mãos de Deus, deixar que a Sua sabedoria, que a Sua luz e o Seu Espírito Santo nos levem à compreensão, para que não sejamos levados pelos sentimentos do coração, os quais, muitas vezes, são sentimentos e pensamentos equivocados.

A relação de Maria com a Trindade, com Deus Uno e Trino, é plena. Ela se torna toda de Deus na sua humanidade

Se somos pessoas orgulhosas e soberbas, é mais difícil ainda compreendermos e entendermos a verdade, porque nos deixamos levar pelos pensamentos que vem a nossa mente.
José submete o seu pensamento e o seu coração à ação divina; e a ação divina através de um sonho, através do Anjo do Senhor, manifesta-se a José e revela a verdade que ele não conhecia. A primeira coisa: “José, não tenhas medo de receber Maria”. O medo se apoderou daquele homem que viu a sua esposa grávida, mas não por ação dele. Como compreender isso? A graça de Deus, que foi única na vida de Maria, é agora a graça de Deus que também traz a sabedoria a José. “José, é por ação do Espírito Santo que ela concebeu, é pela ação do Espírito Santo que ela engravidou”. Por isso, todo o medo, temor, receio e toda aflição que tomavam conta do coração de José são, agora, tomados pela graça do Senhor que ilumina e direciona o seu coração.
Até hoje, muitos irmãos, até cristãos, não compreendem o que Deus realizou em Maria. O que nela se realizou não se realizou em criatura humana alguma. Ela é bendita entre todas as mulheres, porque a filha do Pai foi tomada pelo Espírito Santo de Deus como esposa, e nela gerou Jesus, nosso Salvador.
A relação de Maria com a Trindade, com Deus Uno e Trino é plena, ela se torna toda de Deus na sua humanidade. Por isso, o que nela se realiza é sublime e divino. É preciso submeter-se a Deus para poder contemplar aquilo que Ele realiza nesta mulher escolhida entre todas.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário