quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Palavra se fez carne - 21 de setembro, 3ª feira da 25ª Semana do Tempo Comum | Festa de São Mateus


21 de setembro, 3ª feira da 25ª Semana do Tempo Comum | Festa de São Mateus


- Hoje é dia 21 de Setembro – Festa de São Mateus, Apóstolo e Evangelista.

- Hoje celebramos a vocação do apóstolo São Mateus. Que a exemplo dele deixemos o olhar cativante e o convite de Jesus nos atrair e envolver, de modo vital. O salmista diz que “a Palavra é luz para o caminho e lâmpada para os pés”. Que a cada novo dia você possa abrir os ouvidos e o coração para escutar e acolher a voz de Deus que fala no seu interior por meio do seu Filho e pela força do Espírito Santo. Peça ao Senhor a graça de guardar a sua Palavra de vida e que ela seja luz a iluminar seus passos, seus sentimentos, suas escolhas e decisões, suas ações.

- Com docilidade abra o seu coração para acolher o Evangelho de JESUS Cristo Segundo Mateus, capítulo 9, versículos 9 a 13:

Naquele tempo: Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: 'Segue-me!' Ele se levantou e seguiu a Jesus. Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: 'Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?' Jesus ouviu a pergunta e respondeu: 'Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: `Quero misericórdia e não sacrifício'. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores'.

- Neste evangelho notamos três cenas: a primeira é a de Jesus que vê um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos e diz: ”segue-me”. Temos a segunda cena: envolvido por tal olhar, Mateus ao ouvir a voz de Jesus: “segue-me”, imediatamente coloca-se de pé e começa a segui-lo. Deixa a condição de estar sentado e assume a postura de estar de pé, em atitude de prontidão. E deixando todas as suas seguranças começa a seguir Jesus. A última cena se dá em torno à mesa, numa refeição, pois Mateus acolhe Jesus em sua casa. Percebendo o comportamento de julgamento de alguns fariseus, Jesus, faz um novo convite a todos: “Vão e aprendam que eu quero misericórdia e não sacrifício”. Peça ao Senhor a graça de também escutar ao seu chamado e responder com prontidão.

- Onde e como você se encontra neste momento de sua vida? O olhar e a voz de Jesus encontram espaço em seu coração? Identifica-se com Mateus ou com alguns que à mesa julgam, criticam e até condenam quem não vive ou pensa como você? Se sente misericordioso, compassivo, aberto, disposto a seguir o Mestre Jesus?

- “VÃO E APRENDAM QUE EU QUERO MISERICÓRDIA E NÃO SACRIFÍCIO”. Todo aquele que se deixa ser encontrado pelo olhar cativante de Jesus e se abre ao seu convite, como Mateus, acolhe Jesus em sua casa, isto é, em sua vida. Jesus propõe a cada um de nós, sermos aprendizes da sua misericórdia e compaixão. Nos lembra o Papa Francisco numa de suas catequeses sobre a misericórdia:

“Pensemos na Madre Teresa de Calcutá: não nos lembramos dela por tantas casas que abriu no mundo mas porque se inclinava sobre cada pessoa que encontrava no meio da rua para lhe restituir a dignidade. Quantas crianças abandonadas abraçou; quantos moribundos acompanhou até ao limiar da eternidade, segurando-os pela mão! Estas obras de misericórdia são os traços do Rosto de Jesus Cristo que cuida dos seus irmãos mais débeis para levar a cada um a ternura e a proximidade de Deus. Que o Espírito Santo nos ajude, que o Espírito Santo acenda em nós o desejo de viver este estilo de vida: pelo menos de fazer uma por dia, pelo menos!” (16.10.2016)

- Peça a Deus a graça de sempre ouvir o seu chamado. Peça também que Ele te ajude a viver a misericordiosa a cada dia.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário