quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Palavra se fez carne - 22 de setembro, 4ª feira da 25ª Semana do Tempo Comum


22 de setembro, 4ª feira da 25ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 22 de setembro, quarta-feira da 25ª Semana do Tempo Comum.

- Jesus convocou os doze, número este que significa dentre outras coisas, perfeição, totalidade. Entre estes doze estamos também nós, pois Jesus nos chama e nos prepara para a missão. Mas qual é a missão? Promover a vida, ajudar a dissipar os males que a atinge, independentemente de quais sejam esses males. Tudo o que desrespeita a vida e a diminui ou mata é sinônimo de algo maléfico e, portanto, deve ser expulso. Eis aqui a missão dos discípulos missionários. Peça ao Senhor a Graça de experienciar esta missionariedade libertadora gerando Vida para todos.

- Escuta o Evangelho segundo Lucas 9,1-9:

Jesus convocou os Doze e deu-lhes poder e autoridade para expulsar toda espécie de demônios e curar doenças. Enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. E disse-lhes: “Não leveis nada pelo caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem duas túnicas. Na casa onde entrardes, ali permanecei até vossa partida. Quanto aos que não vos receberem, saí daquela cidade e sacudi a poeira dos vossos pés, em testemunho contra eles”. Os discípulos então partiram e percorriam os povoados, anunciando o evangelho e fazendo curas por toda parte.

- Para essa missão é preciso despojamento. Isso está implícito no pedido para que os discípulos não levem nada pelo caminho: nem bastão, nem sacola, nem pão nem dinheiro, nem duas túnicas. Trata-se de um despojamento total. Para sermos discípulos missionários, para seguirmos Jesus verdadeiramente é preciso um esvaziamento de nós mesmos. Converse com Deus, pedindo lucidez e coragem para assumir a missão despojando-se do egocentrismo, a fim de amar e servir aos irmãos.

- Nossa missão é, portanto, fazer o Bem, anunciando o Evangelho do Reino de Deus sem desanimar. O que você pode fazer para ser discípulo missionário animado no anúncio do Reinado de Deus? O que você faz para superar o desânimo e a rejeição no testemunho de Jesus e do evangelho?

- “Enviou-os a proclamar o Reinado de Deus e a curar os enfermos”, nos diz o Evangelho de hoje. Somente quem fez a experiência do encontro com Deus que liberta se coloca A SERVIÇO DA VIDA E LIBERDADE PARA TODOS. Veja essa reflexão sobre a liberdade, na musica de Djavan:

Liberdade vai na poesia
Traz meu destino que eu vou sair
E voar onde o longe é pouco
Cruzar os muros do além
E assim pousar na Terra
E amar muito mais que poucos
Pousar a vida em tuas mãos
E assim cruzar a Terra

- Termine sua oração pedindo a Deus que lhe dê o espírito de discípulo missionário, levando a todos Vida e Liberdade, sendo fiel testemunha do evangelho do Reinado de Deus, que começa aqui e agora.

- Pai Nosso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário