terça-feira, 31 de agosto de 2021

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 31/08/2021

ANO B


Lc 4,31-37

Comentário do Evangelho

A palavra de Jesus é um sopro de vida

No final do episódio na sinagoga de Nazaré, o narrador faz observar que os concidadãos de Jesus querem precipitá-lo morro abaixo, mas ele, “porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho” (vv. 29-30). Não há nada, nem mesmo a rejeição e a ameaça da morte, que possa dissuadir Jesus do seu caminho. O leitor sabe que este “caminho” é o caminho de Jesus para o Pai.
Jesus, então, desce para Cafarnaum. O seu ensinamento é acompanhado de “atos de poder” que libertam as pessoas da escravidão do mal. Admiravam-se do seu ensinamento, porque tinha autoridade. O que fazia a palavra de Jesus crível era a sua coerência interna: o que ele ensinava, as pessoas viam realizado na sua própria vida. Além disso, o ensinamento de Jesus, sua palavra, comunicava o Espírito; sua palavra era um sopro de vida.
A linguagem do evangelho acerca do mal não nos deixa induzir a erro. É preciso ultrapassar esse primeiro nível para chegar ao sentido que o autor quis transmitir com o seu texto. O mal é o que faz mal ao ser humano; é algo do ser humano que se opõe ao projeto salvífico de Deus e desfigura o ser criado à sua imagem e semelhança: “É de dentro do coração do ser humano que sai todo mal…” (Mc 7,21). O texto é uma proclamação de fé: A palavra de Jesus vence o mal. “Que palavra é essa?” (v. 36). Palavra com autoridade que comunica o Espírito do qual Jesus é revestido (cf. 3,21-22).
É esta palavra que, entrando no coração do ser humano, expulsa o mal.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, faze-me forte para enfrentar e vencer as forças malignas que cruzam meu caminho, tentando afastar-me de ti. Como Jesus, quero abalar o poder do mal deste mundo.
Fonte: Pauinas em 03/09/2013

Vivendo a Palavra

O Evangelho aponta para a missão libertadora do Cristo. Ele a delegou a nós e, portanto, esta é a missão de sua Igreja. Assim como ao nosso Mestre, também a nós não cabe apenas impor regras e obrigações aos irmãos, mas aliviar as suas dores, libertá-los de suas ansiedades e de suas prisões.
Fonte: Arquidiocese de BH em 03/09/2013

VIVENDO A PALAVRA

O Evangelho aponta para a missão libertadora de Cristo. Ele a delegou a nós e, portanto, esta é a missão de sua Igreja. Assim como ao nosso Mestre, também a nós não cabe apenas impor regras e obrigações aos irmãos, mas nossa primeira missão é aliviar as suas dores, libertá-los de suas ansiedades e de suas prisões.
Fonte: Arquidiocese de BH em 03/09/2019

vIVENDO A PALAVRa

Coerente com seu programa missionário libertador, assumido na sinagoga de Nazaré, Jesus vai a campo. Como de praxe, ensina nas sinagogas. Fala com autoridade, de modo que as forças adversas (demônio impuro) lhe obedecem, e seus ouvintes ficam maravilhados. Com sua palavra eficaz, Jesus expulsa um espírito impuro, que percebe estar diante de uma força superior: “Eu sei quem tu és: o Santo de Deus”. O espanto toma conta de todos, porque os espíritos impuros são submetidos às ordens de Jesus, dadas com autoridade e poder. Era inevitável que a fama de Jesus se espalhasse por toda parte. Mais tarde, ele investirá seus discípulos com este mesmo poder, isto é, o de libertar o povo da escravidão e de todas as amarras que o privam da vida plena que Deus quer para todos.

Reflexão

As pessoas ficam admiradas com Jesus, porque ele ensina como quem tem autoridade. De onde vem a autoridade de Jesus? Não é uma autoridade política, pois Jesus não ocupava nenhum cargo importante na sociedade, e não é uma autoridade religiosa institucional, já que Jesus não tinha nenhuma função importante no templo ou na sinagoga. Podemos afirmar que a sua autoridade vem de si próprio, pois ele é Deus, mas o povo não sabia disso. O povo percebe a autoridade de Jesus a partir da coerência entre a sua pregação e a sua vida, compromissada com os pobres, necessitados e oprimidos, numa constante e vitoriosa luta contra todo tipo de mal.
Fonte: CNBB em 03/09/2013

Reflexão

Coerente com seu programa missionário libertador, assumido na sinagoga de Nazaré, Jesus vai a campo. Como de praxe, ensina nas sinagogas. Fala com autoridade, de modo que as forças adversas (demônio impuro) lhe obedecem, e seus ouvintes ficam maravilhados. Com sua palavra eficaz, Jesus expulsa um espírito impuro, que percebe estar diante de uma força superior: “Eu sei quem tu és: o Santo de Deus”. O espanto toma conta de todos, porque os espíritos impuros são submetidos às ordens de Jesus, dadas com autoridade e poder. Era inevitável que a fama de Jesus se espalhasse por toda parte. Mais tarde, ele investirá seus discípulos com este mesmo poder, isto é, o de libertar o povo da escravidão e de todas as amarras que o privam da vida plena que Deus quer para todos.
(Dia a dia com o Evangelho 2019 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)
Fonte: Paulus em 03/09/2019

Reflexão

Coerente com seu programa missionário libertador, assumido na sinagoga de Nazaré, Jesus vai a campo. Como de praxe, ensina nas sinagogas. Fala com autoridade, de modo que as forças adversas (demônio impuro) lhe obedecem, e seus ouvintes ficam maravilhados. Com sua palavra eficaz, Jesus expulsa um espírito impuro, que percebe estar diante de uma força superior: “Eu sei quem tu és: o Santo de Deus”. O espanto toma conta de todos, porque os espíritos impuros são submetidos às ordens de Jesus, dadas com autoridade e poder. Era inevitável que a fama de Jesus se espalhasse por toda parte. Mais tarde, ele investirá seus discípulos com este mesmo poder, isto é, o de libertar o povo da escravidão e de todas as amarras que o privam da vida plena que Deus quer para todos.
Oração
Ó Jesus, Santo de Deus, despertas a admiração dos galileus porque, com autoridade, dás ordens aos espíritos maus, e eles te obedecem. As pessoas ficam libertadas, e o Reino de Deus se propaga. Queremos nos unir ao povo que te louva ao reconhecer teu poder divino e tua obra libertadora. Amém.
(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)

Meditação

Falar com autoridade significa falar com conhecimento e com vivência. Você age assim? - Procura colaborar para a valorização das pessoas ou espalha os defeitos dos outros? - Há muitas pessoas doentes que são marginalizadas pela sociedade. Sua comunidade se preocupa com elas? - Tem consciência de que Deus reserva para eles um lugar especial no reino? - Procura colaborar com os que cuidam destes nossos irmãos?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário em 03/09/2013

Meditando o evangelho

A RUÍNA DO ESPÍRITO MAU

A desarticulação dos esquemas do espírito mau fazia parte do ministério de Jesus. Vítima das forças demoníacas, o ser humano via-se privado de sua dignidade e reduzido à condição de inimigo de Deus. A libertação tornava-se uma exigência premente. Em todas as circunstâncias em que se defrontou com alguém subjugado pelo espírito mau, Jesus não se furtou em socorrê-lo.
Assim aconteceu com o homem possuído por um espírito impuro, encontrado na sinagoga de Cafarnaum.
Não deixa de ser contraditória a presença de um possesso na assembléia litúrgica sinagogal, em dia de sábado. Tem-se a impressão de que ele foi lá só para se defrontar com o "Santo de Deus". Foi é a maneira como se dirigiu a Jesus.
O demônio constatou a inexistência de pontos em comum entre ele e Jesus. Aliás, pensou que este nada teria a ver com ele. Enganou-se! Ele está na mira do "Santo de Deus" para ser arruinado e ser obrigado a pôr fim à opressão imposta aos seres humanos. Estava chegando ao fim sua liberdade de ação. Doravante, iria defrontar-se com o Messias, o qual se colocaria sempre na defesa da pessoa que estivesse fragilizada por sua ação maligna.
O Mestre agiu com severidade, servindo-se da autoridade e do poder recebidos do Pai. E o homem, livre da opressão demoníaca, pode finalmente associar-se à assembléia cultual.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Espírito que desarticula o poder do mal, liberta todos os que vivem subjugados pelas forças malignas e, assim, impedidos de reconhecer o amor de Deus, manifestado em Jesus.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

1. Sua palavra tinha autoridade
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Na sinagoga de Cafarnaum, Jesus liberta um homem da possessão do demônio. No relato de Lucas, Jesus ensina com autoridade, e com autoridade e poder expulsa os demônios. O leitor atento sabe que os Evangelhos são parecidos, mas não são iguais. O mesmo relato é apresentado em contextos diferentes, com diversidade de vocabulário, com acréscimo ou supressão de frases. No relato de Marcos, os escribas são mencionados e identificados com os demônios, porque seus ensinamentos dominavam a mente do povo. Em Lucas, os escribas não aparecem. Ele nos diz que Jesus ensinava com autoridade e as pessoas ficavam maravilhadas com o seu ensinamento. As ideias transmitidas nos ensinamentos, sejam eles quais forem, podem ajudar as pessoas a viver de forma livre e sadia, como podem perturbar a mente e o equilíbrio, criando confusões na vida das pessoas. Todos podemos ser dominados pela força das ideias. Podemos dizer, de forma figurada, que o possesso era alguém dominado por algum tipo de ensinamento. O ensinamento de Jesus, ao contrário, restaura e liberta as pessoas.
Fonte: NPD Brasil em 03/09/2019

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Combater o mal com autoridade de Jesus
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

A gente pode se perguntar como é possível na comunidade ter uma pessoa possessa do demônio, mas o texto desse evangelho está justamente mostrando que comunidade não é lugar de gente alienada mais de pessoas que livremente fizeram a opção de viver o seu discipulado. Há em Jesus e consequentemente na comunidade cristã, uma força libertadora que supera as Forças do Mal, aqui personificada em um demônio, que havia se apossado de um dos membros. Os ensinamentos de Jesus, suas palavras enchiam de admiração as multidões, que ficavam maravilhadas porque Jesus ensinava como quem tem autoridade.
Claro que Jesus tinha uma oratória eloquente, mas não é da forma de ensinar, que as pessoas se admiram, mas sim do conteúdo, suas palavras geram algo novo em quem as ouve, de modo que as liberta de qualquer Força alienadora.
Ouvir a palavra de Deus marca o início de um processo onde, ter fé será o próximo passo, mas é claro que não poderá ficar só nisso. Até o demônio conhecia Jesus e sabia muito bem quem ele era: o Santo de Deus, olha que bela profissão de Fé! Entretanto, saber quem é Jesus e dizer isso com palavras, não é suficiente para experimentar o processo de libertação, é necessário fazer uma firme e corajosa opção por ele, não dando assim nenhuma chance para o mal, que insiste em nos dominar, como esse demônio.
As palavras de Jesus são rigorosas e firmes "Cala-te e sai dele", e o Espírito maligno abandonou aquele homem, indo embora sem fazer-lhe mal algum. Que ninguém se iluda achando que na comunidade estará protegido da Força do Mal, pois ela age de maneira insistente, na vida dos que aderiram a Jesus, seu evangelho e sua igreja, sem dar trela, é preciso ter a mesma firmeza de Jesus, fazendo com que nossas pastorais e movimentos, possam ser lugar de encontro com Jesus Libertador, e nas celebrações o momento oportuno em que se realiza esse encontro, com a sua palavra, e com a Eucaristia, onde o Cristo presente em nossa vida, continua expulsando as forças do mal. No coração do cristão só pode haver lugar para uma Força, a graça e o poder, o Bem supremo que é Jesus.

2. Eles ficavam maravilhados com os seus ensinamentos, pois sua palavra tinha autoridade - Lc 4,31-37
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Iniciamos ontem a leitura semanal do Evangelho de Lucas. Na sinagoga de Nazaré, Jesus anunciou o seu projeto. O Espírito desceu sobre Jesus no batismo. Cheio do Espírito Santo, saiu do rio Jordão e foi levado pelo mesmo Espírito através do deserto, onde foi tentado pelo demônio. Voltou depois para a Galileia com a força do Espírito. Na sinagoga de Nazaré leu na profecia de Isaías: “O Espírito do Senhor está sobre mim”. Ele é o profeta movido pelo Espírito, mas rejeitado pelos seus conterrâneos, que o querem somente para si. Ele anuncia o seu projeto e programa de ação. Ele veio anunciar a Boa Notícia aos pobres, também aos estrangeiros, a todos os sem visão e sem liberdade. Veio anunciar o ano da graça do Senhor, da libertação de toda dominação. Com a força da Palavra, dita com autoridade, ele expulsa o demônio, que faz uma profissão de fé: “Sei quem tu és, o Santo de Deus”. O demônio e seus agentes conhecem a doutrina, sabem quem é Jesus e, no entanto, mantêm o ser humano dominado. No profeta, o Espírito liberta e se completa na Palavra dita com autoridade.

Liturgia comentada

O Senhor é minha luz! (Sl 27 [26])
Comentando este salmo da Primeira Aliança, Santo Agostinho escreve: “O Senhor ilumina. Somos iluminados. O Senhor salva. Somos salvos. Fora dele somos trevas e fraqueza”. Já na Nova Aliança, o evangelista João vem afirmar: “Deus é luz, e nele não há treva alguma”. (1Jo 1,5) E acrescenta: “Se dizemos ter comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não seguimos a verdade”.
Este traço da natureza divina evidencia-se como uma espécie de revelação percebida pelas antigas religiões do Oriente Próximo, cujas divindades eram representadas com uma resplendente auréola. Nessas antigas mitologias, as entidades que concorriam com a divindade principal buscavam roubar-lhe o resplendor.
As primitivas cosmogonias registram um eterno combate entre as trevas e a luz, aliás, conceito retomado pelos gnósticos e pelos cátaros. E foi a luz exatamente a primeira “criatura” que o Deus da Bíblia chama à existência (cf. Gn 1,3). A seguir, seriam criados os lampadários para iluminar o dia e a noite.
Na vigília pascal, uma das leituras de nossa liturgia relata a “noite” da libertação, quando a nuvem divina se interpôs entre os israelitas e o exército egípcio que os perseguia: a “nuvem” [= presença de Deus] era luminosa do lado de Israel, mas tenebrosa do lado do Faraó (cf. Ex 14,20).
No Antigo Testamento, a recusa de Deus é vista como uma espécie de cegueira, pois a Bíblia atribui um valor espiritual à visão e à sua falta. Por oposição, uma das palavras utilizadas para designar o profeta de Yahweh era “ro’eh”, ou seja, um “vidente”. Neste sentido, a experiência religiosa seria uma “visão” de Deus e de sua luz incriada.
Jesus Cristo iria frisar que um cego não pode guiar outro cego. Na 2ª Carta aos Coríntios, Paulo denuncia a mesma cegueira: “O deus deste mundo cegou a inteligência desses incrédulos, para que eles não vejam a luz esplendorosa do Evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”. (2Cor 4,4)
O fariseu Nicodemos escolheu a escuridão noturna para dialogar com Jesus, ouvindo do Mestre esta verdade que se aplica de modo especial ao nosso tempo: “Todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas”. (Jo 3,20)
Em nossas celebrações, estão sempre presentes as velas acesas, que remetem ao Círio Pascal, fabricado com a “cera virgem de abelha generosa”. Peçamos a Deus que nunca nos falte o óleo do Espírito Santo, esse azeite que as cinco virgens sábias não deixaram faltar.
Orai sem cessar: “É na vossa luz que vemos a luz!” (Sl 36,9)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
Fonte: NS Rainha em 03/09/2013

HOMILIA DIÁRIA

Procure fazer uma boa confissão

Que Jesus entre em nós e nos liberte das impurezas que adquirimos ao longo da vida. Procuremos, hoje, uma boa confissão; procuremos fazer um bom exame de consciência.

Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: “Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!” (Lc 4,33-34).

Nós lemos, no Evangelho de hoje, a autoridade de Jesus sobre os espíritos impuros. Esse homem, possuído por um espírito impuro, não conhecia a paz nem o sossego. Como esse demônio da impureza o atormentava!
Aqueles demônios não queriam, de forma nenhuma, sair daquele homem. Mas, quando viram Jesus, eles se inquietaram e reconheceram que Cristo era o Santo de Deus.
A santidade não se conjuga com impurezas nem com o mal ou com as maldades humanas; por isso, quando nos aproximamos de alguém ou da santidade de Deus, em qualquer lugar, a inquietação toma conta de nós. Se estamos em algum estado de impureza e dela não saímos, como fica inquieto o nosso corpo, a nossa alma, a nossa mente sobretudo!
Permitamos, hoje, que Jesus entre em nós, que Ele aja em nós; permitamos que a graça de Deus nos liberte das maldades e das impurezas que nós adquirimos ao longo da vida. Sabemos que sujeira incomoda, qualquer que seja ela.
Procuremos, hoje, uma boa confissão; procuremos fazer um bom exame de consciência. Pode ser que você fique meio inquieto, porque os demônios vão se irritar dentro de você; mas quando você vai com sinceridade de coração, confessar os seus pecados, eles fogem para longe de ti, é como um verdadeiro banho que purifica a nossa alma, que lava o nosso coração e todo o nosso ser.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 03/09/2013

HOMILIA DIÁRIA

Calemos e expulsemos o demônio de nossa vida

Jesus o ameaçou, dizendo: ‘Cala-te, e sai dele!’ Então, o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum” (Lucas 4,35).

Jesus é o profeta que ensinava e falava com autoridade. Qual é a autoridade de Jesus? Primeiro, é a autoridade da vida. Ele fala aquilo que crê e vive. E quem vive com coerência a própria vida, tem autoridade sobre as incoerências da vida, sobre os males da vida, sobre os demônios da vida. Os demônios tremem e correm de Jesus.
Sabemos que o demônio é aquele que tem poder de jogar as coisas na nossa cara. Sim, é a artimanha dele, é ele quem usa o artefato de dizer: “Olha como você é”. É ele quem nos coloca sentimento de culpa; é ele quem tira a nossa autoridade para falar, corrigir, para orientar a nossa vida e a vida do outro.
A autoridade de Jesus é porque o demônio não tem poder sobre Ele. Ele não dá vez nem voz ao demônio e às ações do mal na sua vida. Jesus não tem pacto com a mentira, com a falsidade, com impurezas, orgulho e soberba. De forma nenhuma a santidade reprime os pecados, que são as ações do maligno em nosso meio, por isso, o demônio treme e corre d’Ele.

Temos de não só calarmos as forças do mal que estão gritando dentro de nós, como temos de expulsá-las de nós

Eu olho para esse homem do Evangelho de hoje, possuído por espíritos impuros, que o deixa agitado, muito mal, para baixo; e, quando vêem a Jesus, começam a gritar: “O que quer de nós?”.
Jesus não pensa duas vezes, Ele tem a autoridade sobre o poder do mal; então, Ele realmente decreta e determina: “Primeiro, cala-te”. Não podemos deixar o mal falar na nossa vida, não podemos deixar o mal ter voz e autoridade em nossa vida.
Temos de não só calarmos as forças do mal que estão gritando dentro de nós, como temos de expulsá-las de nós. Os demônios, os maus pensamentos, maus sentimentos, más intenções, o orgulho e a soberba. “Silêncio, cala-te, e saia da minha vida. Pare de atormentar a minha casa, a minha família”.
Não podemos perder tempo discutindo com malícias, impurezas, gritarias e coisas mundanas. Coisas mundanas nós silenciamos e expulsamos da nossa vida, porque, muitas delas são demoníacas e tomam conta de nós.
Na autoridade de Jesus, expulsemos de nossa vida aquilo que está à nossa volta, o poder e a ação do mal. Precisamos entender bem o que é impuro. É tudo aquilo que é sujo, mal, dúbio e nos leva a querer o mal, pensar mal, desejar o mal e a fazer mal ao outro.
Não podemos deixar crescer essa mania de querer falar mal da vida do outro e, geralmente, falando mal, pensamos e desejamos o mal, pois, essas forças crescem em nós e, por isso, ficamos tão mal na vida.
Para que o mal não tenha forças sobre nós, ordenemos, na autoridade de Jesus: “Silêncio; e saia do meio de nós”.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 03/09/2019

Oração Final
Pai Santo, faze-nos solidários com os homens e mulheres que colocaste ao nosso lado na caminhada neste mundo rumo ao teu Reino de Amor. Que nós cuidemos antes deles do que da nossa própria segurança, seguindo o Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese de BH em 03/09/2013

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, faze-nos solidários com os homens e mulheres que colocaste ao nosso lado na caminhada por este mundo, que já é sinal do teu Reino de Amor. Que nós cuidemos antes deles do que da nossa própria segurança ou conforto, seguindo o Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese de BH em 03/09/2019

oRAÇÃO FINAl
Ó Jesus, Santo de Deus, despertas a admiração dos galileus porque, com autoridade, dás ordens aos espíritos maus, e eles te obedecem. As pessoas ficam libertadas, e o Reino de Deus se propaga. Queremos nos unir ao povo que te louva ao reconhecer teu poder divino e tua obra libertadora. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário