terça-feira, 31 de agosto de 2021

SETEMBRO - MÊS DEDICADO A DEVOÇÃO DAS SETE DORES DE NOSSA SENHORA


SETEMBRO - MÊS DEDICADO A DEVOÇÃO DAS SETE DORES DE NOSSA SENHORA

O mês de Setembro é dedicado também à devoção das Sete Dores de Nossa Senhora. A Igreja celebra a memória de Nossa Senhora das Dores no dia 15. A devoção, que precede a celebração litúrgica, fixou simbolicamente as sete dores de Maria Santíssima, narrados pelo Evangelho:

1. A profecia de Simeão, na apresentação de Jesus no templo;
2. A fuga para o Egito
3. A perda de Jesus aos doze anos durante a peregrinação à Jerusalém
4. O caminho de Jesus para o Gólgota
5. A crucificação de Jesus
6. A deposição da cruz
7. A sepultura

Neste mês, somos convidados a meditar estes episódios que os evangelhos nos apresentam sobre a participação de Maria na paixão, morte e ressurreição de Jesus.

As promessas aos devotos de Nossa Senhora das Dores

Santa Brígida diz-nos, em suas revelações aprovadas pela Igreja Católica, que Nossa Senhora lhe prometeu conceder sete graças a quem rezar, cada dia, sete Ave-marias em honra de suas principais “sete dores” e lágrimas.

1. porei a paz em suas famílias;
2. serão iluminados sobre os Divinos Mistérios;
3. Consolá-los-ei em suas penas e acompanhá-los-ei nos seus trabalhos;
4. Conceder-lhes-ei tudo o que me pedirem, contato que não se oponha à vontade de meu adorável Divino Filho e à santificação das almas;
5. Defendê-los-ei nos combates espirituais contra o inimigo infernal e protegê-los-ei em todos os instantes da vida;
6. Assistir-lhes-ei visivelmente no momento da morte e verão o rosto de Sua Mãe Santíssima;
7. Obtive de Meu Filho que, os que propagarem esta devoção (às minhas lágrimas e dores) sejam transladados desta vida terrena à felicidade eterna, diretamente, pois ser-lhes-ão apagados todos os seus pecados e o Meu Filho e eu seremos a sua eterna consolação e alegria.

Terço de Nossa Senhora das Dores

O Rosário das Lágrimas ou Terço das Lágrimas, também conhecido por Terço de Nossa Senhora das Dores é outro símbolo de Nossa Senhora das Dores. Ele tem 49 contas brancas divididas em sete partes de sete contas cada. Cada uma dessas sete partes representa uma das sete dores de Nossa Senhora. Contempla-se uma Dor de Maria e reza-se um Pai Nosso e sete Ave-Marias.

Oração a Nossa Senhora das Dores

Esta é a oração inicial do terço de Nossa Senhora das Dores:

Virgem Dolorosíssima, seríamos ingratos se não nos esforçássemos em promover a memória e o culto de vossas Dores particulares, graças para uma sincera penitência, oportunos auxílios e socorros em todas as necessidades e perigos. Alcançai-nos Senhora, de Vosso Divino Filho, pelos mérito de Vossas Dores e lágrimas, a graça…(pedir a graça). Amém.

Em seguida, reza-se o Terço das Dores, contemplando cada Dor e rezando 1 Pai Nosso e 7 Ave Marias em cada dor contemplada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário