segunda-feira, 10 de setembro de 2018

NOVENA PEDINDO A CURA DA DEPRESSÃO (DE 10 A 18 DE SETEMBRO DE 2018) - 2º DIA - 11 DE SETEMBRO





NOVENA PEDINDO A CURA DA DEPRESSÃO – 2º DIA

Pelo Sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos, agora e na hora de nossa morte. Amém

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.

2° DIA – Doando o perdão

Teu Filho Jesus disse : "Todo o que disser a este monte: levante-te e lança-te ao mar, se ele não duvidar no seu coração, mas acreditar que sucederá tudo o que disser, ele obterá esse milagre". (Marcos 11,23)
Mãe, estou diante de uma montanha imensa, intransponível para mim: a depressão. Preciso Mãe Santíssima, que esta montanha seja lançada ao mar... seja levada para bem longe de mim.
Ajuda-me. Concede-me de Deus a graça de uma fé maior. Que eu não tenha dúvida no meu coração. Alcança-me , Mãe, este milagre.
Sei, Mãe que teu Filho Jesus quando falou da fé que devemos ter disse também: "Tudo o que pedirdes na oração, crede que o recebereis e ser-vos-á dado. Mas quando vos puserdes de pé para orar, perdoai, se tiverdes algum ressentimento contra alguém, para que também vosso Pai, que está nos céus , vos perdoe os vossos pecados". (Marcos 11,24-25)
Queria agora. Mãe, pedir perdão, mas quero também perdoar. Sei que preciso me dispor a receber a graça que peço. Ajuda-me a perdoar. Purifica-me interiormente, transforma meu coração cheio de pecado. Mãe, e assim, com o coração purificado, possa eu merecer a graça do teu materno abrigo e ouvir teu Filho Jesus dizendo também para mim:
"Levanta-te e vai, a tua fé te salvou"! (Lucas 17,19)
Por isso louvo e bendigo o nome santo de teu Filho.
Vem, Mãe querida e reza comigo esta novena. Conduze- me. Cuida de mim. Intercede junto a teu Filho por mim.
"Confio em teu poder, em tua bondade. 
Em ti confio com fiabilidade. 
Confio cego em toda situação, Mãe, no teu Filho e em tua proteção". Amém.*

* Esta pequena oração da confiança foi feita pelo servo de Deus, Pé. José Kentenich, fundador do Santuário da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt no campo de concentração em Dachau.

Oração do 2° dia

Mãe querida, neste 2° dia da novena, venho filialmente pedir tua intercessão. Tu és a Mãe Três Vezes Admirável. Eu me sinto mil vezes miserável, mas estou confiante no teu poder intercessor e na tua bondade maternal. Sei que no teu Santuário tens três graças especiais para dar a teus filhos: a graça da transformação interior, do abrigo espiritual e da fecundidade apostólica.: Preciso, Mãe, sentir o teu abrigo protetor, pois a depressão me dá a sensação de total desproteção. Sinto-me frágil, só, desanimado , com medo. Preciso que haja uma mudança radical em mim, uma transformação. Só assim, poderei sentir-me útil, com segurança e tudo o que eu fizer será fecundado com a graça de Deus.
Por isso. Mãe, quero hoje mais uma vez reconhecer o meu nada. Facilmente, Mãe, eu reconheço o pecado dos outros . Vejo defeitos nos meus familiares, nos meus amigos, mas não sou capaz de ver que sou muitas vezes pior. E mais fácil acusar. Teu Filho Jesus disse que somos hipócritas porque queremos tirar a palha do olho do nosso próximo e não vemos a trave que temos no nosso. ( Mateus 7, 4 )
Mãe, hoje quero sinceramente e com o coração aberto, perdoar meus semelhantes para poder merecer o perdão deles e de Deus. Teu Filho falou:
"O que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles". ( Lucas 6,31)
Sei, Mãe Santíssima, que a falta de perdão acumulada no meu coração é uma das causas da depressão que sinto.
Pode ser , Mãe, que meu coração tenha sido marcado desde a minha infância, talvez até na vida intrauterina, por rejeição, desamor, incompreensão. Há vivências que não me recordo conscientemente, mas que ficaram com certeza, gravadas no meu subconsciente. Há outras das quais me recordo muito bem e me marcam ainda hoje, sinto-as profundamente.
Preciso me libertar, Mãe, de tudo aquilo que fui guardando em mim... as lembranças negativas da infância, no meu lar, na escola, no bairro. Preciso me libertar das mágoas que guardei das pessoas que me fizeram sofrer, que foram injustas comigo, que me acusaram sem eu ter culpa, que me ofenderam, que me maltrataram, que me desrespeitaram, que não me aceitaram do jeito que sou. Mãe, ajuda-me a perdoar aqueles que me fizeram criar complexos e traumas.
Mãe, ajuda-me a aprender a amar mais, a começar por mim. Que eu saiba amar a pessoa que sou, aceitando-me, perdoando-me . . . ajuda-me, Mãe, a não transferir para os outros as minhas responsabilidades. Quero sim. Mãe, tomar minha cruz e seguir firme e vitorioso no caminho do teu Filho Jesus.
Preciso, Mãe, para sair deste sofrimento, desta depressão, purificar meu coração, minha alma. Reconheço que muitas doenças têm suas raízes no pecado. Como diz claramente o salmo 106 no versículo 17..."Outros, enfermos por causa de se mau proceder, eram feridos por causa de seus pecados... Em sua angústia clamaram então para o Senhor".
Seguindo os ensinamentos de teu Filho Jesus, que nos diz: "Amai vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam, orai pêlos que vos maltratam e perseguem" ( Mateus 5, 44), quero hoje rezar por todos que me maltrataram de um jeito ou de outro e mais ainda, quero perdoar a todos. E difícil. Mãe. Há marcas, há cicatrizes bem profundas. Preciso de tua ajuda. Vem, Mãe, vem me ajudar a perdoar. Preciso muito de cura. Preciso me libertar. Sei que preciso curar primeiro minha alma pecadora. Preciso, Mãe, libertar-me da falta de perdão que também me atinge. Preciso saber perdoar. Preciso saber amar. Transforma-me, Mãe!
Contigo, Mãe, quero rezar a Deus com a palavra do salmista:  (Salmo 118, 132)

ORAÇÕES

Pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O Pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém.
Passo Concreto: 

Reze hoje pelas pessoas que magoaram você. Perdoe-as no seu coração. Reze por você e se perdoe.

" Meu bom Jesus, que morrestes na cruz para me salvar, perdoai todos os meus pecados porque deles me arrependo e não quero mais pecar. Amém."

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.

Observações:

• Se estiver usando alguma medicação própria para o tratamento da depressão, não deixe de tomar sem orientação médica.

http://www.cristominhacerteza.com/2014/09/novena-pedindo-cura-da-depressao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário