segunda-feira, 16 de abril de 2018

Coletiva destaca o protagonismo do Leigo para um mundo melhor

4º dia da Coletiva de Imprensa da 56ª Assembleia dos
Bispos do Brasil em Aparecida.

Nesta segunda-feira (16) a 56º Assembleia dos Bispos do Brasil realizou o 4º dia da coletiva de imprensa, com a presença de Dom Severino Clasen, bispo de Caçador (SC), Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife (PE) e Dom Roberto Ferreria Paz, bispo de Campos (RJ). A pauta contemplou o projeto Pensando o Brasil, que tem o tema “O Estado Laico”, as ações referente ao Ano do Laicato que segue até novembro e a realização do 18º Congresso Eucarístico Nacional.

Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife (PE)

Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife (PE)iniciou a sua explanação com a apresentação de um vídeo de seis minutos, relatando os preparativos que já estão em andamento para a realização do 18º Congresso Eucarístico que vai acontecer de 12 a 15 de novembro de 2020 e a inspiração para a escolha do tema, “Pão em todas as mesas” e o lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”.
Essa é a segunda vez que Recife recebe o evento, a primeira foi em 1939 acolhendo a 3º edição do Congresso. “Para nós é um privilégio grande estar pela segunda vez realizando esse congresso”, afirmou Dom Fernando.
Para o evento foram instituídas 13 comissões de trabalho que segundo Dom Fernando, já estão se reunindo mensalmente, desde 2017. O arcebispo também comentou sobre uma Coleta Nacional que será realizada em 2019 com o objetivo de contribuir com a execução do Congresso. “Um evento como esse exige bastante recurso e a tradição é que para cada Congresso Eucarístico se faça uma Coleta Nacional em todas as Dioceses do Brasil, de modo que já foi aprovada essa coleta aqui pela Assembleia Geral e deverá acontecer no próximo ano, porém no nosso Regional Nordeste 2 que vai sediar o Congresso, decidiu-se fazer a coleta ainda nesse ano, para fazer frente as primeiras despesas”, explicou o arcebispo.

Dom Roberto Ferreria Paz, bispo de Campos (RJ)

Dom Roberto Ferreria Paz, bispo de Campos (RJ) falou sobre o a 5º edição do projeto Pensando o Brasil que nesse ano tratará do Estado Laico, abrangendo todos os desafios que esse tema apresenta.
Dom Roberto explica a diferença entre laicidade e laicismo e reforça o empenho da Igreja em defender o conceito de laicidade colaborativa positiva, afirmando que para isso é necessária à presença indispensável do leigo na sociedade. “O que vai definir a laicidade positiva é a indispensável presença dos leigos no mundo e na sociedade, porque onde não há um laicato forte com identidade, com vocação, o laicismo toma conta ou outras ideologias”.

Dom Severino Clasen, bispo de Caçador (SC)

Dom Severino Clasen, bispo de Caçador (SC) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, destacou a motivação das reflexões do ano do laicato, sublinhando a importância de despertar a consciência dos cristãos leigos como testemunha do evangelho nas realidades do mundo. Dentre as ações incentivadas para acontecerem em toda a Igreja do Brasil, Dom Severino enfatiza a Semana Missionária que será realiza de 22 a 28 de julho nas comunidades, paróquias e dioceses de todo o Brasil.
Em cada dia o subsídio que dará embasamento para a Semana Missionária abordará a Família e o Mundo do Trabalho, o Mundo da Política, a Comunicação e Educação, o Mundo da Cultura e a Casa Comum e ainda, o tema da Campanha da Fraternidade, “Superação da Violência e Cultura de Paz”.
Dom Severino ressaltou que as ações do Ano do Laicato precisam atingir a dimensão social, para que resultados concretos sejam atingidos. “É preciso redimensionar as ações do Ano do Laicato para que não permaneça somente na dimensão interna, mas é preciso criar um espírito missionário na dimensão social, para que possamos perceber que o mundo pode ser melhor quando os cristãos leigos vivem a sua cidadania nas questões do seu município”.

Assista a íntegra do 4º dia da Coletiva de Imprensa da Assembleia dos Bispos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário