quarta-feira, 11 de abril de 2018

Assembleia Geral da CNBB: Em solenidade de abertura, Santuário divulga novidades para episcopado brasileiro

Entre os assuntos estão as celebrações dos 40 anos do restauro da Imagem de Aparecida e o aniversário de ordenação sacerdotal de Dom Raymundo Damasceno

Bispos reunidos na abertura da 56ª Assembleia Geral da CNBB

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (11) a abertura da 56ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. Cerca de 400 representantes do episcopado se reuniram no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, local onde realizarão seus trabalhos até o próximo dia 20. Durante a solenidade, o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida, anunciou para o episcopado brasileiro as novidades do maior templo mariano do mundo.
Fazendo uma apresentação do panorama nacional, o religioso recordou o aniversário de restauração da Imagem da Padroeira do Brasil e a atual situação política do país. “Nesse ano de 2018 nós lembramos os 40 anos em que a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi restaurada após sofrer um atentado. Lembrando este fato, este ano estamos convidando os devotos a rezarem pela restauração do nosso país”, destacou padre João.
As cerimônias que vão recordar a data se iniciam dia 19 de maio e passarão a acontecer todos os sábados às 15h na Basílica Velha de Aparecida. Chamada de “Celebração da Restauração”, o momento acontecerá até agosto e será encerrado com uma carreata da capital paulista ao Santuário Nacional.
“No dia 19 de agosto, na solenidade da Assunção de Nossa Senhora, com a missa ás 7h30 na Catedral da Sé, em São Paulo, daremos início à carreata da restauração trazendo a Imagem de Nossa Senhora Aparecida de São Paulo para a sua Casa”, destacou o reitor do Santuário que ainda convidou os bispos para participarem do momento. “Gostaria de contar com o apoio dos senhores e a participação daqueles que puderem se juntar a nós”.
O anúncio dos próximos eventos do Santuário Nacional não parou por aí. Comparando o Centro de Eventos ao Cenáculo, local onde segundo a bíblia aconteceu a manifestação do Espírito Santo sobre Maria e os apóstolos, o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, deu as boas-vindas aos bispos presentes. Em sua fala, ele pediu orações pela beatificação do Servo de Deus padre Vitor Coelho de Almeida e convidou os bispos para a celebração do Jubileu de Ouro sacerdotal do cardeal arcebispo emérito de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis. “No dia 1º de maio vamos celebrar esta data aqui no Santuário Nacional e todos estamos convidados para a missa solene que acontecerá às 18h”, salientou Dom Orlando.
Participaram também da abertura solene representantes da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Prefeitura Municipal de Aparecida.
Os trabalhos da Assembleia Geral seguem até o próximo dia 20. Até lá, diversos temas como a formação presbiteral, a atuação dos leigos, a realidade nacional e as eleições deste ano serão debatidos na plenária do episcopado.

Nenhum comentário: