terça-feira, 13 de outubro de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 13/10/2015

ANO B


Lc 11,37-41

Comentário do Evangelho

Crítica à hipocrisia que seduz e engana

Não obstante as duras críticas que Jesus faz aos fariseus (Mt 23), havia simpatia e apreço entre ele e, ao menos, certo grupo de fariseus. Não é a primeira vez que Jesus é convidado para uma refeição na casa de um fariseu. Nessas ocasiões Jesus aproveita para ensinar. Os fariseus não são pessoas más; eles acreditam viver fielmente sua religião através do apego e do rigorismo da Lei e das tradições de seus antepassados. No entanto, a rigidez obsessiva e escrupulosa os cega, fecha-os para a finalidade última da Lei de Deus, que é a vida e a liberdade do povo de Deus. Esse modo de entender e cumprir a Lei os leva a excluir as pessoas, impedindo-os de olhar os outros com misericórdia (cf. Os 6,6). A atitude de Jesus de não lavar as mãos, como prescrito pela lei, antes das refeições causa admiração no fariseu que o convidou. O fato de estar na casa do fariseu não inibe Jesus de criticar o desvio na compreensão e prática dos mandamentos da Lei de Deus. No evangelho de hoje, a crítica é à hipocrisia que seduz e engana, e que, aqui, é entendida como oposição entre interior e exterior. O verdadeiro tesouro que deve ser partilhado é o bem que Deus mesmo colocou no coração do ser humano. A esmola, como dom de si mesmo, é muito mais importante que as regras de pureza ritual (cf. Tb 4,8.11; Is 58,3ss; 1Pd 4,8).
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Pai, purifica de todo pecado e egoísmo o mais íntimo de meu ser, pois eles me tornam incapazes de viver em comunhão contigo e com o meu semelhante.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Vivendo a Palavra

Aprendamos do Evangelho a viver uma fé verdadeira, sem preocupações de manter ou salvar aparências. Que as nossas ações sejam o reflexo do nosso íntimo, da nossa verdade, do nosso desejo maior de seguirmos o Caminho de Jesus, em busca da Verdade e da Vida.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

O Evangelho que nos é proposto para a reflexão a partir da liturgia de hoje é altamente questionador no que diz respeito à nossa fé e à nossa vivência religiosa. Para quem crê verdadeiramente, o importante não é a prática exterior, pois esta prática só encontra seu vedadeiro sentido quando é uma expressão do que realmente se crê e se vive, caso contrário, caímos na insensatez: celebramos o que não vivemos nem construímos, e revelamos valores que não são nossos, nem são importantes para nós. O Evangelho de hoje exige de nós coerência entre o que celebramos e o que vivemos, para que as nossas celebrações não sejam ritos vazios e estéreis, mas espírito e verdade.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2015&mes=10&dia=13

Meditando o Evangelho

A CARIDADE É QUE PURIFICA

A admiração do fariseu surpreso porque Jesus sentou-se à mesa para comer sem ter lavado as mãos não passou despercebido pelo Mestre. Ele conhecia muito bem a mentalidade de seu anfitrião e seu apego escrupuloso à tradição da pureza ritual. Igualmente tinha consciência da reação que sua atitude causaria. No entanto, apesar de ser hóspede, não perdeu a ocasião de denunciar a hipocrisia de quem o convidara para almoçar.
A pureza exterior do fariseu não correspondia à do seu interior. Limpo por fora, estava cheio de sujeira por dentro. A contaminação provinda dos roubos e de sua malícia era muito pior do que a eventual impureza de um copo ou prato. Grande insensatez perder tempo com coisas secundárias, olvidando o essencial!
Jesus apresentou a caridade como a melhor forma de garantir e conservar a verdadeira pureza. Quando a pessoa abre seu coração e se torna sensível para com o irmão carente, partilhando com ele seus bens, tudo se torna puro para ela. Esta é a melhor forma de eliminar o egoísmo, único fator de contaminação do coração humano. Quando o coração é puro, tudo o mais se torna puro.
A pureza, fruto da caridade, é agradável a Deus e garante a salvação. Ele julga as pessoas a partir do interior. Aí ele verifica se elas, de fato, estão puras.
Oração
Senhor Jesus, não me deixes cair na insensatez de buscar a pureza exterior, porque a pureza verdadeira provém do amor.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-10-13

Oração Final
Pai Santo, infunde em nós o desejo da partilha dos bens que Tu nos emprestas nesta passagem pela terra. E dá-nos coragem e desprendimento para realizarmos a desejada partilha, cuidando dos peregrinos que estão perto de nós, especialmente os pobres e enjeitados pelos homens. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário