terça-feira, 13 de outubro de 2015

São Calisto I - 14 de Outubro




São Calisto I - um dos Príncipes da

Até o seu martírio defendeu a Misericórdia de Deus, que se expressa pela Igreja, que perdoa os pecados dos que cumprem as condições de penitência
Os Papas da Igreja são por excelência os Príncipes do Cristianismo, e hoje lembramos um dos Príncipes da Fé que mais se destacou entre os primeiros Papas: São Calisto I.
Filho de uma humilde família romana, nasceu em 160. Administrador dos negócios de um comerciante, Calisto passou por grandes dificuldades, pois algo saiu de errado no trabalho, chegando a ser flagelado e deportado para a ilha da Sardenha, onde como condenação enfrentou trabalhos forçados nas minas, juntamente com cristãos condenados por motivos de fé.
Sem dúvida, com a convivência com os cristãos que enfrentavam o martírio, pois o Cristianismo era considerado religião ilegal, Calisto decidiu seguir a Jesus. Mais tarde muitos cristãos foram resgatados do exílio e a comunidade cristã o libertou.
O Santo de hoje colaborou com o Papa Vítor e depois como diácono ajudou o Papa Zeferino em Roma, pois assumiu, com muita sabedoria, a administração das catacumbas, na Via Ápia, que eram aqueles cemitérios cristãos, que se encontravam no subsolo por motivos de segurança, e também serviam para celebrações litúrgicas, além de guardar para a ressurreição os corpos dos mártires e dos primeiros Papas.
Com a morte do Papa Zeferino, o Clero e o povo elegeram Calisto como o sucessor deste, apesar de sua origem escrava. Foi perseguido, caluniado e morreu mártir, quando acabou condenado ao exílio. Segundo a tradição mais segura, morreu numa revolta popular contra os cristãos e foi lançado a um poço.
Durante os seis anos de pastoreio zeloso e santo, São Calisto I condenou a doutrina que se posicionava contra a Santíssima Trindade. Até o seu martírio defendeu a Misericórdia de Deus, que se expressa pela Igreja, que perdoa os pecados dos que cumprem as condições de penitência, assim, combatia Calisto os rigoristas que condenavam os apóstatas adúlteros e homicidas.
São Calisto I, rogai por nós!
http://santo.cancaonova.com/santo/sao-calisto-i-um-dos-principes-da-fe/

São Calisto I


São Calisto I - papa (222)
Papa (+222)
Romano de Trastevere (está sepultado com efeito na igreja de Santa Maria, em Trastevere, e não nas catacumbas que levam seu nome), filho de escravos, Calisto não teve vida fácil.
O cristão Carpóforo, da família do imperador Cômodo, havia-lhe confiado a administração dos bens da comunidade cristã. Não foi um hábil administrador e, descoberto um grande desfalque, Calisto fugiu.
Capturado em Óstia, a ponto de zarpar, foi condenado a girar a roda de um moinho. Carpóforo mostrou-se generoso, condenando-o a pagar o débito; mas a justiça seguiu seu curso. Foi condenado à flagelação, depois deportado para as minas da Sardenha.
Libertado, o papa Vítor ocupou-se pessoalmente dele — sinal de que Calisto desfrutava certa fama, furto à parte. Para desviá-lo da tentação, fixou-lhe um ordenado. O sucessor Zeferino foi igualmente generoso: ordenou-o diácono e confiou-lhe a guarda do cemitério cristão na via Ápia Antiga (as célebres catacumbas conhecidas em todo o mundo com seu nome).
Numa área de 400 por 300 metros, em quatro pavimentos sobrepostos, com 20 quilômetros de corredores, estão guardados os corpos de numerosos cristãos, de santa Cecília a são Fabiano.
Quando em 217 o diácono Calisto foi eleito papa, explodiu a primeira rebelião aberta de um grupo de cristãos “rigoristas”, por causa não só das precedentes e bem notórias desventuras de Calisto, mas sobretudo em virtude de sua atitude conciliadora para com os pecadores arrependidos — ou melhor, para com aqueles cristãos pouco dispostos ao martírio, que se tinham munido do libellum de fidelidade aos deuses de Roma, e que, uma vez passada a tempestade, pediam para voltar ao redil.
Entre os rigoristas, hostis ao novo papa, destacavam-se Tertuliano, Novaciano e o sanguíneo Hipólito que, com seus Philosophumena, atacou violentamente Calisto, depois conseguiu fazer-se consagrar bispo; posteriormente um grupo de padres romanos dissidentes elegeram-no papa.
Foi o primeiro anti papa da história e é, caso único, também santo, graças a seu arrependimento e ao martírio sofrido em 235 na Sardenha. Também Calisto parece ter sofrido o martírio, não pela mão do imperador romano, mas durante uma convulsão em Todi. Os cristãos, não conseguindo chegar até as catacumbas da Ápia Antiga, sepultaram-no na via Aurélia; desta, Gregório III o transferiu para a basílica de Santa Maria, em Trastevere.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=santo&id=392

São Calixto, Papa e Mártir

Quando São Zeferino subiu ao Pontificado, no ano de 199, nomeou   Calixto como superintendente do cemitério cristão da Via Apia, que se chama atualmente cemitério de São Calixto. diz-se que o santo alargou o cemitério e suprimiu os terrenos particulares; provavelmente foi essa a primeira propriedade que possuiu a Igreja. São Calixto foi ordenado diácono por São Zeferino e chegou a ser seu íntimo amigo e conselheiro.
São Calixto foi eleito pela maioria do povo e o clero de Roma para suceder a São Zeferino.
Os rigoristas liderados por  São Hipólito, queixavam-se de que São Calixto tivesse determinado de que o fato de cometer um pecado mortal não era razão suficiente para depor  um bispo; que tivesse admitido às ordens a quem se tinha casado duas ou três vezes e que tivesse reconhecido as legitimidade dos matrimônios entre os escravos e mulheres livres, o que estava proibido pela lei civil. Por outra parte, Chapman chega a dizer que o santo foi uma grande defensor da sã doutrina e da disciplina.
São Calixto foi sepultado na Via Aurélia, provavelmente martirizado.
http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=110

São Calixto I,  Papa e Mártir



Pontificado 217 a 222

Comemoração litúrgica: 14 de outubro.

Também nesta data: Santa Fortunata e Santo Evaristo, Papa 

A Igreja comemora no dia 14 de outubro, a festa do Papa São Calixto I.  Natural de Roma e sucessor de São Zeferino, pertence também ele ao grêmio dos Papas que deram a vida defendendo fé.
Foi escravo de Aurelius Carpoforus, pai da família imperial. Conta-se que Aurelius era cristão e pelas suas convicções acabou concedendo a liberdade  a Calixto a quem,  inclusive,  doou uma soma para que  ele pudesse abrir o próprio negócio. Sucede que Calixto, não aproveitando a oportunidade,  acabou fracassando, além do que chegou a apropriar-se de certa quantia de Aurelius e conseqüentemente acabou fugindo para Roma,  onde acabou sendo capturado e  teve de trabalhar para devolver o dinheiro furtado. O pai do imperador, porém, deu-lhe uma segunda chance, determinando a sua libertação.  Mesmo assim, Calixto envolveu-se em algumas aventuras desonestas,  fazendo com que fosse enviado para a Sardenha, onde passou um bom período submetido a penas forçadas, em trabalhos realizados junto às minas. Nesta época reinava o imperador Cômodo e  sua esposa Márcia, sendo um período, favorável aos cristãos exilados, pois muitos receberam a liberdade, tendo Calixto sido também beneficiado.
O Papa Zeferino, então,  acabou contratando os serviços de Calixto. Desempenhou-se tão bem nas suas atividades, que acabou sendo nomeado secretário e posteriormente, homem de confiança do Papa. Ficou muito famoso pelo empreendimento de grandes feitos administrativos, dentre os quais a organização das catacumbas de Roma, onde estavam depositadas as relíquias dos santos da Igreja primitiva. Grande parte destas catacumbas ficaram muito conhecidas e levam o seu nome (famosas catacumbas de São Calixto). Ali 46 Papas e e milhares de  mártires encontram-se enterrados. Possuem quatro pisos sobrepostos e mais de 20 quilômetros de corredores. Construiu também  a Basílica de Santa Maria, em Trasverre, cuja primeira Igreja dedicou à Virgem Maria.
Após o martírio de São Zeferino,  o clero e o povo de Roma  elegeram São Calixto como a pessoa mais preparada para assumir o governo da Igreja. Era notável sua fama de devoção e  piedade. Havia, muito antes, declarado publicamente  seus pecados,  afirmando que, se  um pecador sinceramente contrito,  se entregasse  à penitência e deixasse  para trás suas maldades, poderia voltar a ser admitido entre os fiéis cristãos católicos, e que nenhum bispo o poderia destituir, mesmo que por grave pecado,  caso se arrependesse  e viesse a levar vida de conversão e penitência. Ocorreu que  um tal Hipólito, baseado no passado e associando nelas as declarações feitas,  opôs-se terrivelmente, de forma que investiu de todas as formas para que Calixto fosse deposto do trono pontifício, mas  seus argumentos não encontraram eco nem no seio da Igreja,  nem junto aos cristãos católicos.
Durante seu pontificado, converteu muitos  romanos ao cristianismo e  curou a  vários  doentes que padeciam de graves enfermidades. Também defendeu e consolou a muito cristãos, vítimas  de perseguições  movidas pelos pagãos. Costumava penitenciar-se  com freqüência, inclusive,  chegou  a  submeter-se a  40 dias consecutivos de jejum. Combateu  com constância as  heresias  adocianistas e  modalistas. 
Foi ele também vítima de uma grande insurreição popular.  Havia entre os pagãos, ódio generalizado por causa do tratamento favorável que o imperador Eligobalo estava concedendo aos cristãos.  No mesmo ano (222), porém,  pouco antes  do martírio de São Calixto,  Eligobalo e sua mãe seriam assassinados. 
Assumindo o imperador Alexandre Severo, não conseguiu deter o ódio popular e mandou prender Calixto, o qual foi enviado ao cárcere, onde deixaram-no por muitos dias sem comida e sem bebida.  Em silêncio, porém ,  foi encontrado pelos  guardas com semblante muito tranqüilo. Perguntaram-no se tinha fome ou sede  após tanto tempo sem água ou comida, no que respondeu: “Acostumei meu corpo a  passar dias e semanas sem comer e nem beber, por amor ao meu amigo Jesus Cristo”.
Foi no cárcere que, com suas orações, curou a  esposa do carcereiro quando ela  já agonizava. Por este milagre,  o carcereiro deixou-se batizar com toda sua  família, ingressando na santa religião cristã.
Finalmente,   por ordem imperial,   São Calixto foi jogado num poço profundo, que foi coberto até a boca com terra e diversos escombros.  O poço de Calixto é um local  turístico de Roma ,  e está situado no Tribunal do convento de São Calixto, próximo à Basílica de de Santa Maria, em  Trastevere,  venerado até hoje pelos  cristãos. Suas relíquias, porém,  descansam no cemitério de Calepódio, em Aurélia.    
Reflexões:
A história de São Calixto nos ensina que,  por maior que seja um pecador,  Deus coloca à sua disposição todos os  instrumentos necessários para se trilhar no caminho da perfeição cristã . Com Sua graça,  um pecador convertido pode produzir frutos tão extraordinários de virtude, ao ponto de poder superar muitos justos em sua constância e fidelidade.  Ao mesmo tempo, revela o grande significado evangélico, de que o Espírito Santo sopra onde quer, suscitando as mais belas flores em campos  que pareciam condenados à infertilidade. São Calixto, cuja personalidade parecia voltada para as coisas desonestas, reflete a radical mudança de conduta em grau elevadíssimo, tornando-se fiel administrador das coisas da casa do Senhor.  Operou inúmeros milagres durante a vida e com firme postura, também derramou seu sangue em defesa da esposa de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário