segunda-feira, 26 de maio de 2014

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 26/05/2014

26 de Maio de 2014

ANO A


Jo 15,26–16,4ª

Comentário do Evangelho

O Espírito Santo é dom do Pai e do Filho.

Já dissemos anteriormente, os capítulos 15 e 16, devido à série de repetições, parecem ser duplicata dos capítulos 13 e 14. A promessa do Espírito Santo tem por finalidade consolar os discípulos no contexto da paixão e morte de Jesus. O Espírito Santo é dom do Pai e do Filho. O Espírito Santo é Espírito da Verdade porque ensina e recorda as palavras de Jesus. Dito de outra maneira, é Espírito da Verdade porque revela o mistério de Jesus Cristo, torna, depois da ressurreição, as palavras e os gestos de Jesus vivos e atuais. Missão do Espírito é dar testemunho de Jesus, e porque ele “permanece” nos discípulos, esses também darão testemunho de Jesus. O Espírito da Verdade é dado para o testemunho (cf. At 1,8). Dando testemunho de Jesus Cristo, a comunidade cristã será perseguida, em primeiro lugar, pelos judeus, de cujas sinagogas os discípulos de Jesus serão expulsos. É o Espírito quem sustentará a comunidade para que não esmoreça diante da perseguição. Equivocados, os judeus pensam estar defendendo a Deus quando perseguem os cristãos, por falta de conhecimento de Deus. Com essa instrução Jesus se apresenta como verdadeiro profeta, cuja palavra se realiza (v. 4a; cf. Dt 18,21-22).
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, que o testemunho do Espírito cale fundo no meu coração e seja acolhido com discernimento e docilidade, de modo a consolidar minha fé no Senhor Jesus.

Vivendo a Palavra

O supremo gesto de Amor do Pai – enviar o Filho Unigênito – completa-se com a comunicação do Espírito Santo, que revela o Mistério da Encarnação. A nós cabe, então, como discípulos missionários, anunciar o Cristo, Filho Unigênito do Pai, feito homem em Jesus de Nazaré – Caminho, Verdade e Vida.

Reflexão

Estamos na penúltima semana do tempo da Páscoa e a Igreja vem, através da liturgia da palavra da sexta semana do tempo pascal, nos preparar para as festas que se aproximam, ou seja, a festa da Ascensão de Jesus, que iremos celebrar no próximo domingo, e a festa de Pentecostes, que iremos celebrar no domingo seguinte. Por isso, vemos no Evangelho de hoje Jesus prometendo o Espírito Santo a seus discípulos e, ao mesmo tempo, falando a eles como será a vida sem a sua presença, ou seja, o testemunho que deverão dar do Evangelho e a conseqüente perseguição que virá com este testemunho.Mas as suas palavras são antes de tudo um estímulo para que os apóstolos sejam fiéis nos momentos difíceis.

Recadinho


Sua presença é sempre a presença de Cristo para o próximo? Em que sentido? - Os advogados que você conhece trabalham de fato pela justiça? - Dê exemplo de um mistério da vida que não se refira a coisas de religião. - Você tem devoção ao Espírito Santo? Em que consiste? - Procissão é um testemunho público de fé. Como é sua participação?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R

Comentário do Evangelho

O DOM DO PARÁCLITO

Jesus havia advertido os discípulos para a tentação de se sentirem órfãos e desamparados. Ao longo da missão, eles não teriam mais a presença física de Jesus, que lhes fora, outrora, um referencial importante. A condição de Ressuscitado exigia dos discípulos reformularem sua forma de se relacionar com ele. A presença física do Mestre fora substituída pela presença espiritual.
Antevendo o risco que corriam, Jesus havia prometido aos discípulos enviar-lhes, de junto do Pai, o Defensor que estaria sempre junto deles, dando-lhes força para perseverarem no testemunho. O Espírito Santo reforçaria a fé dos discípulos. Reforçaria também a compreensão de tudo o que o Mestre lhes tinha ensinado, levando-os a perceber as reais dimensões de sua fé. Seguros de não estarem crendo em vão, os discípulos se predisporiam a dar um testemunho, mais e mais autêntico, do Senhor.
O Defensor é Espírito da Verdade que livra os discípulos do erro. Impede-os de cair nas ciladas do mal. Preserva-os do engano no qual o mundo os quer enredar. Alerta-os diante da possibilidade de serem levados pela mentira dos inimigos do Reino. Este dom é indispensável ao discípulo em missão, para que não perca o rumo de sua ação.
O Defensor, em última análise, é o Espírito do Pai caminhando, com os discípulos do Filho Jesus.
Oração
Senhor Jesus, que o Defensor, enviado por ti de junto do Pai, esteja sempre comigo, ajudando-me a realizar a missão de maneira autêntica e frutuosa.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Ó Deus, que não cessais de elevar à glória da santidade os vossos servos fiéis e prudentes, concedei que nos inflame o fogo do Espírito Santo que ardia no coração de são Filipe Néri. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

REFLEXÕES DE HOJE


HOJE É DIA 26 DE MAIO – SEGUNDA


HOMILIA
O ESPÍRITO DA VERDADE Jo 15,26-16,4a
Diante de tanto ódio dos grandes deste mundo que felizmente é passageiro, os cristãos estão convidados a não desanimar. Pois eles não estão sós. Jesus permanece com eles de uma maneira invisível enviando-lhes o Espírito da Verdade.
Uma das funções do Espírito da Verdade é a de dar testemunho de Jesus. Sua ação em favor dos discípulos consiste em convencê-los da veracidade da pessoa e dos ensinamentos do Mestre. O conteúdo do seu testemunho será o próprio Jesus.
Tal testemunho faz-se perceptível na própria ação dos discípulos. Pelo fato de o Espírito manter sempre viva no coração deles a imagem de Jesus, estão em condições de mostrar a todos a verdade do Filho de Deus, que veio armar sua tenda no meio da humanidade carente de salvação.
A ação do Espírito da Verdade predispõe os discípulos a enfrentar a perversidade do mundo, sem se intimidarem.
Afinal, a missão deles consistirá em levar a luz de Cristo para quem caminha nas trevas do erro e da mentira. Move-os a esperança de que a humanidade marcada pelo pecado acolha a palavra de Jesus para ser salva.
O testemunho do Espírito supõe do discípulo total discernimento e docilidade para acolhê-lo, pois ele o recebe em meio a hostilidades que, muitas vezes, o impedem de captar com clareza a moção do bom Espírito. Por outro lado, o mau espírito, encarnado nos adversários, busca inculcar-lhe dúvidas a respeito da pessoa de Jesus, e da credibilidade de suas palavras.
Só com muito discernimento e disposição para deixar-se guiar pelo Espírito, é possível manter-se fiel a Jesus. Peça comigo a Deus a graça e a força do Espírito Santo, para que doce saibas acolhe-lo e possas enfrentar a perversidade do mundo sem medo de nada e de ninguém. Que ela seja o teu auxílio, e defensor em todas as circunstâncias.
Espírito Santo enche o meu ser, fortalece a minha pouca fé no Filho de Deus, feito homem para me salvar.
Fonte Canção Nova
http://www.liturgiadapalavra.com/

 HOMILIA
Deus é a verdade que o mundo ainda não conhece!
É o Espírito Santo de Deus quem nos defende, nos preserva e nos guarda! Ele é a verdade que o mundo não conhece!
“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim” (João 15,26).


A promessa de Jesus de nos enviar o Defensor da parte do Pai, o Espírito da Verdade que procede do Pai e testemunha quem é Jesus, é quem vai nos ajudar e que nos ajuda todos os dias a vivermos as perseguições, as incompreensões e as contrariedades que nós sofremos nesta vida, porque somos discípulos do Senhor.
Nenhum de nós tem o direito de sofrer sozinho, nenhum de nós tem o direito de viver as angustias e tribulações sozinhos, porque Deus nunca nos deixa sós. O Seu Espírito nos selou, nos marcou e Ele está em nós, Ele é o enviado do Pai! Esse mesmo Espírito, que vem em auxílio à nossa fraqueza, primeiro nos defende e nos guarda, porque o mundo em que vivemos é um mundo mau, marcado pela maldade humana e quem é que vai nos defender diante da astúcia das pessoas, da astúcia do maligno, quando, na verdade, muitas vezes não temos nem argumentos para combater o mal.
É Ele [Espírito Santo] quem nos defende, é Ele quem nos preserva e nos guarda! Ele é a verdade que o mundo não conhece! Sim, porque o mundo é marcado pela mentira, o mundo é marcado por falsos relacionamentos, o mundo é marcado por sentimentos hipócritas. Para que sejamos purificados desse mal, para que sejamos preservados desse fermento da maldade, esse mesmo Espírito vem em socorro à nossa fraqueza.
Hoje, nós queremos nos abrir; nos abrirmos inteiramente a Deus e à Sua vontade e pedirmos o socorro e o auxílio do alto, pedir mesmo que Deus envie sobre nós Seu Espírito Santo, porque sozinhos não damos conta, porque nós precisamos do auxílio do alto e da graça que vem do alto para lidarmos com as nossas próprias intemperéries, para lidarmos com nosso próprio desânimo, cansaço e a tristeza que, às vezes, invadem a nossa vida. E para lidarmos com as situações de um mundo tão controverso, tão dividido, maldoso e malicioso.
Vem, Espírito Santo de Deus, vem em socorro, vem em auxílio à nossa fraqueza para que em tudo possamos viver a vontade do Pai. Que sejamos socorridos e iluminados pelo Espírito que vem do alto!
Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Facebook Twitter

LEITURA ORANTE

Jo 15,26-16,4ª - "O Espírito da verdade falará a respeito de mim"



"Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor, ao nos chamar e nos eleger, nos confiou." (DAp,18).
Assim, invocamos as luzes do Espírito Santo, para todas as pessoas que neste momento, se reúnem na Rede para orar a Palavra:
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio na minha Bíblia o texto Jo 15,26-16,4ª , observando como é apresentado o Espírito Santo.
- Quando chegar o Auxiliador, o Espírito da verdade, que vem do Pai, ele falará a respeito de mim. E sou eu quem enviará esse Auxiliador a vocês da parte do Pai. E vocês também falarão a meu respeito porque estão comigo desde o começo.
E Jesus disse ainda:
- Eu digo isso para que vocês não abandonem a sua fé. Vocês serão expulsos das sinagogas, e chegará o tempo em que qualquer um que os matar pensará que está fazendo a vontade de Deus. Eles vão fazer essas coisas porque não conhecem nem o Pai nem a mim. Mas eu digo isso para que, quando essas coisas acontecerem, vocês lembrem que eu já os tinha avisado.

Jesus fala do Auxiliador, também considerado o defensor, o Espírito da Verdade. Recomenda firmeza na fé e agendar também o que acontecerá por anunciarem o Reino: serão expulsos e, alguns até eliminados.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Às vezes penso minha missão apenas como resultados positivos, adesões, alegrias. Jesus alerta que muitas vezes, a mensagem não será acolhida, aceita e também, a pessoa do discípulo e missionário. É difícil, mas devo ter em consideração também este tipo de reação. Porém, jamais duvidar que o Espírito Santo está conosco. Os bispos, em Aparecida, assim falaram o Espírito: “O Espírito Santo, com o qual o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus-Caminho, abrindo-nos a seu mistério de salvação para que sejamos seus filhos e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade, ensinando-nos a renunciar a nossas mentiras e ambições pessoais, e nos identifica com Jesus-Vida, permitindo-nos abraçar seu plano de amor e nos entregar para que outros “tenham vida n’Ele”. (DAp 137).

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida,
rosto humano de Deus e rosto divino do homem,
acendei em nossos corações o amor ao Pai que está no céu
e a alegria de sermos cristãos.

Dai-nos sempre o fogo de vosso Santo Espírito,
que ilumine as nossas mentes
e desperte entre nós o desejo de contemplar-vos,
o amor aos irmãos, especialmente aos aflitos,
e o ardor por anunciar-vos no início deste século.

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Com a mente iluminada pelo Espírito Santo, "com os olhos iluminados pela luz de Jesus Cristo ressuscitado podemos e queremos contemplar o mundo, a história, os nossos povos da América Latina e do Caribe e cada um de seus habitantes." (DAp,18)
nção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp
Oração Final
Pai Santo, que o teu Espírito nos ajude a proclamar ao mundo o grande dom que nos deste: o Cristo, teu Filho Unigênito, feito humano como nós em Jesus de Nazaré. Pelo mesmo Cristo Jesus, que passou pela história fazendo o bem, foi fiel até a morte de cruz – mas Tu o ressuscitaste! – e contigo reina na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário