quarta-feira, 15 de maio de 2013

Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos (SOUC) 2013


A Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos (SOUC)2013, será realizada entre os dias 12 e 19 de maio

O tema da Semana será 

“O que Deus exige de nós?”.  

Inspirado em Miquéias 6,6-8, o material foi todo preparado pelo Movimento de Estudantes Cristãos da Índia, com a consultoria da Federação de Universidade Católica de Toda a Índia e do Conselho Nacional de Igrejas na Índia. O Conselho Nacional de Igrejas Cristã do Brasil (CONIC), por sua vez, se encarregou de produzir todo o material que será utilizado por igrejas e movimentos ecumênicos.

No processo de preparação, enquanto se refletia sobre o significado da Semana, ficou decidido que, num contexto de injustiça em relação aos dalits na Índia e na Igreja, a busca pela unidade visível não poderia estar dissociada do desmantelamento do sistema de castas e do apelo às contribuições para a unidade dos mais pobres.

Para adquirir o Cartaz e o Caderno de Oração da SOUC os interessados deverão entrar no site da CONIC e obter as informações.

Os frutos das ofertas doadas ao longo da Semana são distribuídos da seguinte maneira: 40% para a representação regional do CONIC (onde houver) e 60% para o CONIC Nacional.

Neste ano de 2013 as ofertas destinadas ao CONIC Nacional serão utilizadas na continuidade da conscientização temática “Superação da Intolerância Religiosa”, tema que vem sendo trabalhado pelos regionais do CONIC.

O cartaz

Uma mulher, um véu, uma boca velada, um olhar firme. Essa é a imagem da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2013. Inicialmente, a imagem provoca uma certa antipatia, principalmente quando se leva em conta a situação vivida pelas mulheres em nosso  continente.  
Não são necessárias imagens que reforcem a situação de silêncio das mulheres, ainda mais no contexto de celebração ecumênica.  Queremos imagens de mulheres ativas, guerreiras, com voz forte. Chega de mulheres silenciadas! Chega de legitimação religiosa para o silêncio das mulheres.
No entanto, o Grupo Ecumênico da Índia que preparou a Semana deste ano, desafia para que olhemos diretamente para os grupos silenciados, tanto por dogmas religiosos, quanto por questões econômicas e políticas. Quem são as pessoas sobre as quais o sistema social, econômico e religioso impõe véus e silencia vozes?  Qual é a exigência feita por Deus a nós diante destes silêncios?
É cômodo e confortante termos nossos olhos agraciados com imagens que expressam esperança, superação de conflitos, terra dividida, mulheres e homens com direitos reconhecidos, as diferentes etnias em harmonia, o diálogo inter-religioso frutificado. 
Desconfortante é quando somos confrontados com imagens e sons que nos provocam a enxergar a realidade tal como ela é, ou seja, marcada por conflitos, desarmonia, exclusão, violência, competição e acumulo de riquezas. 
Nossa mulher velada nos dirige um olhar firme. Ela nos provoca a identificarmos, entre nós, quem são os grupos silenciados. Para onde estes grupos estão olhando? Quais os questionamentos que nos fazem desvelar a realidade? Este é o desafio. Não tapar nossos ouvidos para impedir que a fala destes irmãos e irmãs excluídos chegue até nós. Talvez uma das exigências que Deus faz a nós é a de que identifiquemos os véus que encobrem a existência da rica diversidade da criação. Outra exigência é que identifiquemos os véus que colocamos em nossos olhos para não ver e conviver com o que nos desestabiliza.
Que ao longo da semana possamos levantar véus para no final, as vozes silenciadas expressarem em uníssono sua existência.


Informações:

SCS Quadra 1, Bloco E, Edifício Ceará, Sala 713
70303-900, Brasília - DF
Telefone/Fax: (61) 3321-4034
Secretaria Geral 
Email:  secretariageral@conic.org.br

Fonte: CONIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário