quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

São Modesto - 18 de dezembro

São Modesto

Este santo é especialmente reconhecido pela Igreja Católica já que restaurou os templos dos Santos Lugares em Jerusalém, depois do terrível destroço que fizeram ali os persas.
No ano 600 o rei persa Cosroes, pagão e inimigo da religião católica invadiu a Terra Santa na Palestina, e ajudado pelos judeus e samaritanos foi destruindo e queimando sistematicamente todo o católico: templos, casa religiosas, altares, etc. Mandou matar a milhares de cristãos em Jerusalém, a muitos outros os vendeu como escravos e, a outros, desterrou-os sem piedade. Um deles foi o Arcebispo de Jerusalém, São Zacarias, e foi São Modesto superior de um dos conventos da Terra Santa que Deus chamaria para reconstruir os templos. Heráclito, o novo governante, conseguiu afastar aos persas da cidade, situação que o santo aproveitou para começar o projeto de reconstrução, para o que contou com a ajuda de suas monges a recolher.
O primeiro que reconstruiu foi o templo do Santo Sepulcro, e em seguida o do Getsemani ou o Horto das Oliveiras e a Casa da Última Ceia, ou Cenáculo.
O Arcebispo Zacarias tinha morrido no desterro, e o imperador Heráclito nomeou como sucessor de este a São Modesto. Nomeou-o Patriarca Arcebispo de Jerusalém, sendo uma eleição muito oportuna, porque então sim teve facilidade para dedicar-se a reconstruir as centenas de templos e demais lugares Santos destruídos pelos bárbaros. Modesto continuou incansável seu trabalho de reconstruir templos, conseguir contribuições e inspecionar os trabalhos nos diversos sítios.
Morreu em 18 de dezembro enquanto levava um valioso carregamento de ajuda para a restauração dos Santos lugares, foi envenenado por uns perversos para poder lhe roubar os tesouros que levava.
 http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=362

Nenhum comentário:

Postar um comentário