quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Nossa Senhora da Graça - 18 de dezembro


No ano 323 antes de Cristo, em Roma foi construído o templo de Júpiter, no alto do monte Campidolio. Era para lá que iam os antigos imperadores a fim de consultar os renomados sacerdotes, cujas previsões obtinham observando o vôo dos pássaros e consultando a Sibila, o livro mais antigo dos oráculos. Conta a tradição que, nesse lugar, o imperador Augusto teve a previsão, ou uma visão, da vinda do Filho de Deus. Ordenou, então, a elevação de um altar para o futuro soberano celeste, de onde surgiu o nome Ara Coeli. De fato, no governo do próprio Augusto, uma nova luz iniciou a resplandecer a Terra, pois, em Belém, na Palestina, nasceu o Salvador do Mundo: Jesus.
A partir do século IV, o imperador Constantino liberou o cristianismo em seus domínios. Segundo a tradição, sua mãe, Santa Helena, mandou construir a primeira igreja de Santa Maria em Ara Coeli, dedicada à Virgem com um cenóbio de monges gregos. Mas foi o Papa Simplicio que doou o ícone venerado nessa igreja, o qual trouxera do Oriente. O antigo ícone mariano ocupou sempre o mesmo lugar, acima do altar principal da igreja do Campidolio. Nessa época a população romana venerava a Virgem de Ara Coeli com o título de Nossa Senhora da Graça.
Os beneditinos e franciscanos difundiram a por toda cristandade essa devoção mariana, cuja festa ocorre no dia 18 de dezembro. No Brasil chegou em 1530, na Bahia e está ligada à índia catequizada Catarina Paraguaçu, esposa do náufrago português Diogo Álvares, mais conhecido pelo apelido de Caramuru. A índia viu em sonho, numa praia deserta e os náufragos uma bela mulher branca com uma criança no colo. Contou ao marido que comandou algumas explorações pelo litoral.
Ao retornar para casa Paraguaçu lhe disse que tivera outro sonho com a senhora, no qual lhe pedia para ir busca-la na sua antiga aldeia e depois construísse uma casa para ela. Assim, Caramuru localizou a imagem construiu uma pequena capela, onde foi colocada no altar. O casal começou a invoca-la como Nossa Senhora da Graça, difundindo a devoção, que se espalhou por todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário