quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Nossa Senhora da Esperança - 18 de dezembro


Até o século VII, a Igreja da Espanha não possuía uma liturgia unificada. Havia apenas uma celebração mariana, da maternidade Divina com o título de Festa de Santa Maria, Mãe de Deus. Em 656, participaram do X Concílio de Toledo três grandes Santos: Eugênio, Frutoso de Braga e Ildefonso, hoje Doutor da Igreja. Este Concílio unificou o calendário e decidiu que a festa da maternidade Divina "se celebre no oitavo dia antes da natividade do Senhor e se tenha feito dia como celebérrimo e preclaro em honra da Santíssima Mãe".
A festa recebeu o título de Nossa Senhora da Esperança. Mas depois teve o nome mudado para Nossa Senhora da Expectação do Parto, por Santo Ildefonso quando se tornou bispo de Toledo. Porém, acabou sendo invocada como Nossa Senhora do Ó, em função das famosas antífonas maiores que começam com esta exclamação. Com estes títulos a devoção se propagou por toda Espanha e Europa. O primeiro templo dedicado à Nossa Senhora da Esperança está situado em Meziéres, na França e data do ano 930.
Em Portugal, segundo registros históricos o culto teria iniciado na paróquia da cidade de Torres Vedras. A devoção alcançou outros continentes, na época da exploração de novas rotas marítimas. O navegador Pedro Álvares Cabral era um devoto extremado da Virgem da Esperança, que considerava sua protetora. A imagem que venerava em sua residência, ele transportou consigo na viagem, que o levou a descobrir o Brasil. A imagem esteve presente no altar das duas missas rezadas no solo brasileiro. Ela voltou ao Brasil, em 1985, para o Congresso Eucarístico Internacional do Rio de Janeiro. Hoje, pode ser venerada na capela onde Pedro Álvares Cabral foi batizado, em Belmonte.
Mais tarde, em 1610, a devoção chegou à São Paulo e se fixou na nação. O bandeirante Manoel Preto mandou construir uma capelinha dedicada à Nossa Senhora da Expectação em suas terras. Algum tempo depois O local ficou conhecido como a Freguesia da Nossa Senhora do Ó, por causa da igreja. Só em 1901, o bairro teve a denominação oficializada. Muitas igrejas e localidades surgiram sob esta invocação mariana, em todo o país. A igreja popularmente conhecida como Nossa Senhora do Ó, na cidade de Sabará, em Minas Gerias. A igreja de São João Batista construída em 1686, na cidade de Olinda, Pernanbuco, abriga a antiga imagem de Nossa Senhora da Expectação ou do Ó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário