segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

São João Câncio - 23 de Dezembro


João nasceu em Kety, na diocese de Cracóvia, Polônia, em 1390; estudou na Cracóvia e foi ordenado sacerdote. Durante muitos anos foi professor da Universidade de Cracóvia; depois foi pároco de Ilkus. À fé que ensinava uniu grandes virtudes, sobretudo a piedade e a caridade para com o próximo, tornando-se um modelo insigne para seus colegas e discípulos.
Enquanto nas regiões vizinhas pululavam as heresias e os cismas, o bem-aventurado João ensinava na Universidade de Cracóvia a doutrina haurida da mais pura fonte, e explicava ao povo com muito empenho, em seus sermões, o caminho da santidade, confirmando a pregação com o exemplo da sua humildade, castidade, misericórdia, penitência e todas as outras virtudes próprias de um santo sacerdote e de um zeloso ministro do Senhor. Ao longo do dia, uma vez cumprido o seu dever de ensinar, dirigia-se diretamente à igreja, onde durante muito tempo se entregava à oração e à contemplação diante de Cristo na Eucaristia.
Tanto nas pequenas como nas grandes adversidades, João teve sempre em mente algo de bem superior ao prestígio, à carreira e ao bem-estar materiais: "Mais para o alto!"repetia sempre. Em todas as circunstâncias, só tinha Deus no seu coração, só tinha Deus na sua boca.
Morreu em Cracóvia, com a idade de oitenta e três anos, no ano de 1473.
São João Câncio, rogai por nós!
São João Câncio
1390-1473

Considerado um dos santos mais representativos e queridos da heróica Polônia, são João Câncio é chamado, pelo povo, de a "glória da nação polonesa" e o "pai da pátria". Isso num país que sempre teve orgulho de sua fé no cristianismo e da fidelidade à cátedra de Pedro. 
João Câncio nasceu em 23 de junho de 1390, no povoado de Kenty, e viveu sempre em sua cidade, Cracóvia. Lá, conquistou todos os graus acadêmicos e lecionou em sua principal universidade até morrer. A grande preocupação de seu magistério era transmitir aos alunos os conhecimentos "não à luz de uma ciência fria e anônima, mas como irradiação da ciência suprema que tem sua fonte em Deus". 
Mesmo depois de ordenar-se sacerdote, continuou a cultivar a ciência, ao mesmo tempo que fazia seu trabalho pastoral como vigário da paróquia de Olkusz. Homem de profunda vida interior, jejuava e penitenciava-se semanalmente, ao mesmo tempo que espalhava o amor pelo próximo entre os estudantes e os pobres da cidade. 
Há um exemplo claro de sua personalidade em sua biografia, que remonta às inúmeras peregrinações e romarias aos túmulos dos mártires em Roma, bem como aos lugares santos da Palestina. Numa dessas incontáveis viagens, foi assaltado. Os bandidos exigiram que João Câncio lhes desse tudo que tinha, depois perguntaram ainda se não estava escondendo mais nada. Ele afirmou que não. 
Depois que os ladrões partiram, ele se lembrou de que ainda tinha algumas moedas no forro do manto. Achou-as, correu atrás dos bandidos, deu-lhes as moedas e ainda pediu desculpa pelo esquecimento. 
Anos depois, ao perceber a proximidade da morte, distribuiu os poucos bens que possuía aos pobres, falecendo às vésperas do Natal de 1473. Foi canonizado por Clemente II em 1767. São João Câncio era celebrado no dia 20 de outubro, mas agora sua festa acontece um dia antes daquele que marca sua morte. 
Para homenagear o "professor santo", que foi modelo para gerações inteiras de religiosos, o papa João Paulo II foi à Polônia em 1979. Na ocasião, consagrou uma capela em memória do padroeiro da Polônia, são João Câncio, na igreja de São Floriano. Nela, na metade do século XX, o mesmo papa, então um jovem sacerdote, iniciava o seu serviço de vigário paroquial.

São João Câncio


Este santo nasceu na cidade de Dant, Polônia, no ano 1397. Sendo ainda muito jovem se ordenou sacerdote e foi nomeado professor da Universidade da Cracóvia. Mas a inveja de alguns de seus companheiros terminou por conseguir que o nomeassem pároco de um povoado longínquo. Tempo depois recuperou o posto de professor na Universidade do Cracóvia e durante muitos anos deu aulas sobre as Sagradas Escrituras ou explicação da Santa Bíblia. Sua fama chegou a ser extremamente grande. Nas discussões repetia o que dizia São Agostinho: "Combatemos o pecado mas amamos o pecador. Atacamos o engano, mas não queremos violência contra ninguém, a violência sempre faz mal, em troca a paciência e a bondade abrem as portas dos corações".
Quando pregava sobre o pecado chorava ao recordar a ingratidão dos pecadores para Deus, e as pessoas ao vê-lo chorar se comoviam e mudavam de conduta.
A seus alunos repetia estes conselhos: "Cuidem-se de ofender, que depois é difícil fazer esquecer a ofensa. Evitem murmurar, porque depois resulta muito difícil devolver a fama que se tirou". Foram centenas os sacerdotes formados espiritualmente por ele, e a gente o chegou a chamar "o pai dos pobres" por suas muitas obras de caridade com os mais necessitados.
Morreu em 24 de dezembro de 1473. Em seu sepulcro se obraram muitos milagres e por sua intercessão se conseguiram admiráveis favores.
 http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=373
São João Câncio

Nascimento

No ano de 1390
Local nascimentoKety (Polônia)
OrdemDiocesana
Local vidaPolônia
EspiritualidadeAté os dias de hoje a Polônia tem sido uma fronteira: fronteira entre os cristãos e os pagãos do Norte, entre os católicos do Oriente e ortodoxos, entre os germanos e eslavos, entre o avanço dos turcos ao coração da Europa. Um desses santos que representam a alma polonesa, é São João Câncio. Catedrático durante quase 50 anos da universidade de Cracóvia, pároco durante algum tempo, exemplo de virtude, deixou-nos a humildade, a paciência, a doçura e a caridade como exemplos maiores de sua vida. Sempre agradável e amigo, transmitia alegria a todos. Antes de falecer, exortou: " Vigiai atentamente a doutrina, conservai o depósito sem alteração e combatei- sem jamais cansar-vos, toda opinião contrária à verdade: mas revesti-vos neste combate das armas da PACIÊNCIA, da DOÇURA e da CARIDADE, recordando que a violência, além do dano que faz às nossas almas, prejudica as melhores causas. Se eu estivesse estado no erro, sei que num ponto verdadeiramente capital, jamais um homem violento teria conseguido que o tratasse igualmente: muitos homens, sem dúvida, são como eu. Tende cuidado dos pobres, dos enfermos, dos órfãos..."
Local mortePolônia
Morte23 de dezembro de 1473, aos 83 anos de idade
Fonte informaçãoO Livro dos Santos e Religião Católica (site)
OraçãoSenhor, pelos méritos de São João Câncio, eu vos peço o mais precioso dos dons, o da caridade. Fazei-me amável, tolerante, solícito, gentil e que todas as minhas atividades sejam baseadas no amor que Cristo nos ensinou. Amém. São João Câncio, rogai por nós.
DevoçãoÀ luta contra os erros alheios na paciência, doçura e caridade
PadroeiroDos violentos
Outros Santos do diaJoão Câncio (presb.) Votória (virgem); Migadônio, Mardânico, Teódulo, Saturnino, Espero, Gelásio, Zótico, Euniciano, Cleamenes, Agatópedes, Evaristo ( márts); Sérvulo, Vintila (er); Nifrão (bispo).
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário