sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Nossa Senhora do Sacrário - 19 de Dezembro


A Catedral de Toledo, dedicada à Assunção da Santa Virgem Maria e catedral primada da Espanha, sempre se destacou por sua belíssima arquitetura gótica e pelo esplendor de sua riqueza interna. Ela foi projetada de modo à preservar o antigo templo do século IV, e construída entre 1227 e 1493. Por tudo isso este Santuário mariano é considerado o museu dos museus.
Nele o célebre Santo Ildefonso, hoje Doutor da Igreja, foi consagrado bispo de Toledo. E, segundo a tradição, a Virgem Maria desceu do céu e agradeceu o Santo bispo por defender sua integridade no Mistério da Encarnação. A pedra onde a Virgem pôs seus pés pode ser vista em uma das capelas.
Durante a invasão dos muçulmanos, no começo do século VIII, o povo cristão de Toledo escondeu a imagem de Nossa Senhora, venerada no altar principal. Eles a esconderam em um poço seco, dentro do próprio templo. Depois de alguns séculos da expulsão dos muçulmanos da região, a imagem esquecida manifestou um sinal prodigioso para poder ser encontrada.
Quase todas as noites, os fiéis e os clérigos viam uma luminosidade intensa, sempre sobre o mesmo ponto. O estranho fenômeno se tornou constante e todos ficaram ainda mais intrigados. Decidiram, então, cavar no lugar para acabar com aquele mistério. Não muito distante, acharam o esconderijo subterrâneo e descobriram a imagem da Virgem Maria.
A aparição da antiga imagem da Padroeira de Toledo causou profunda emoção no povo, que a conhecia só por tradição. Como prova desta veneração ela voltou a ocupar o altar principal. Acabou recebendo o título de Nossa Senhora do Sacrário por estar no lugar sagrado chamado Sacrarium, onde se guarda o Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Mas logo a imagem foi colocada no exterior, em um oratório sobre a porta do sacrário.
Venerada na Catedral da cidade, é festejada nos dias: 15 de agosto e 19 de dezembro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário