sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

São Domingos de Silos - 20 de Dezembro


Os santos da Igreja de Cristo foram verdadeiros luzeiros para o mundo, pois levaram com sua vida e palavras a Luz do Mundo que é Jesus Cristo. São Domingos nasceu em Cañas, vila da província de Navarra (Espanha), isto no ano 1000, dentro de uma humilde família cristã.
Quando o pai do pastorinho de ovelhas Domingos enxergou a inclinação do filho para os estudos religiosos, tratou logo de encaminhar Domingos para a formação que o levou - por vocação - ao Sacerdócio. Ordenado Sacerdote, passou mais de um ano na família e depois viveu dezoito meses na solidão. Com o passar do tempo entrou para a família beneditina, ingressando no mosteiro de Santo Emiliano, onde logo foi feito mestre dos noviços pelo abade do mosteiro. Em seguida, foi encarregado de restaurar o priorado de Santa Maria de Cañas. Após isso, foi feito prior do mosteiro de Santo Emiliano. Um dia, o príncipe de Navarra, sem dinheiro para as suas guerras, veio ao mosteiro exigir uma contribuição exorbitante. Os monges estavam dispostos a ceder, mas o prior deu uma recusa humilde e categórica. Fugindo da vingança do príncipe, Domingos exilou-se em Burgos onde Fernando Magno, rei de Castela e Aragão, recebeu o fugitivo em seu palácio. São Domingos retirou-se, todavia, para um eremitério fora da cidade. O rei pensou então no mosteiro de São Sebastião de Silos, quase abandonado, e deu-o ao recém-chegado, a 14 de janeiro de 1041.
Na Ordem de São Bento, São Domingos de Silos descobriu seu chamado a uma contemplação profunda e ações que salvassem almas, sendo assim recebeu de um anjo em sonho a promessa de 3 coroas que significavam: uma por ter abandonado o mundo mal e se ter encaminhado para a vida perfeita; outra por ter construído Santa Maria de Cañas e ter observado castidade perfeita; e a terceira pela restauração de Silos. De fato, esta última coroa se realizou perfeitamente, pois durante os 30 anos de pai (abade) no mosteiro de São Sebastião em Silos, este local tornou-se centro de cultura e cenáculo de evangelização para a Igreja e o Mundo. O abade de Silos faleceu a 20 de dezembro de 1073, entre os seus numerosos filhos espirituais e assistido pelo Bispo de Burgos. Foi sepultado no claustro.
São Domingos amado pelo povo e respeitado por reis e rainhas, operou em vida e também depois da morte muitos milagres, os quais provaram com clareza o quanto se encontra no Céu tão íntimo, quanto buscava ser aqui na terra. Em 1076, o Bispo de Burgos transferiu o corpo de São Domingos para a igreja de São Sebastião. E a abadia foi perdendo pouco a pouco o nome de São Sebastião para adotar o de São Domingos.
São Domingos de Silos, rogai por nós!

São Domingos de Silos

São Domingos de Silos
1000-1073

É historicamente reconhecida a influência das ordens religiosas na formação da sociedade européia na Idade Média. Numa época onde a força era a suprema lei e o valor militar de um homem se sobrepunha a todos os outros, os monastérios eram verdadeiros oásis de paz e os monges, os guardiões da cultura, do direito e da liberdade. Talvez o maior defensor dos valores monásticos tenha sido o religioso Domingos de Silos, que valorizava nos mosteiros o ensino não só da agricultura como dos demais ofícios e artes. 
Domingos nasceu no ano 1000, em Navarra, Espanha, no seio de uma família pobre e cristã. Quando menino, foi pastor de ovelhas. Já desse período se conta que era bondoso ao extremo, oferecia leite de ovelha para alimentar os caminhantes pobres. Ao mesmo tempo, gostava muito de estudar, motivo que levou seus pais a entregá-lo ao padre da paróquia onde moravam. Ele criara uma escola ao lado da igreja. 
Saiu-se tão bem que o padre quis ordená-lo sacerdote. Antes disso, Domingos resolveu experimentar a vida de eremita para depois, enfim, entrar num convento beneditino, onde descobriu sua verdadeira vocação, pois logo se tornou exemplo para os demais monges. Quando completou trinta anos, foi encarregado de restaurar e reabrir o Mosteiro de Santa Maria, havia muito tempo fechado. Para isso tornou-se esmoleiro, trabalhou como operário, fez de tudo um pouco para conseguir recursos e poder receber os candidatos à vida monástica. A surpresa veio, quando viu que, entre eles, estava seu próprio pai, além de alguns parentes. 
Terminada essa obra, foi convidado a ser o abade do Mosteiro de São William de la Cogola. Foi perseguido, porém, pelo príncipe de Navarra, que tinha a intenção de apossar-se dos bens do convento. Assim, teve de refugiar-se em Castela. Lá, recebeu com prazer a missão de reavivar o Mosteiro de São Sebastião de Silos, em Burgos, quase desabitado e em decadência total. Domingos foi abade do mosteiro por mais de trinta anos, sendo considerado seu novo fundador. Imprimiu espírito novo, atividade intensa e fecunda, tornando-o um centro de cultura e cenáculo de evangelização. 
Ao final da vida, era chamado de "apóstolo de Castela". Previu a data da própria morte, que ocorreu em 20 de dezembro de 1073. Festejado nesse dia pela Igreja como são Domingos de Silos, a sua popularidade é muito vasta. Depois de sua morte, o nome do abade foi impresso, na história da Espanha, ao lado de "el Cid Campeador", o libertador do povo espanhol do jugo dos invasores infiéis.
 http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=santo&id=536

Santo Domingo de Silos

Nasceu em La Rioja, Espanha, perto do ano 1000. Entrou de religioso com os Padres Beneditinos no famoso monastério de são Millán de la Cogolla, e estando ali, fez grandes progressos espirituais recebendo do Espírito Santo a inspiração para interpretar os temas da Revelação divina contidos na Sagrada Bíblia.
Chegou a ser superior do convento, e em só dois anos restaurou totalmente aquela construção que já estava deteriorada.
Um dia chegou o rei de Navarro a lhe exigir que lhe entregasse os cálices sagrados e o mais valioso que houvesse no convento para dedicar tudo isto aos gastos de guerra. São Domingo lhe enfrentou corajosamente e lhe disse: "Pode matar o corpo e à carne fazer sofrer mas sobre a alma não tem nenhum poder. O evangelho me há isso dito, e a ele devo acreditar que só ao que ao inferno pode jogar o ama, a esse devo temer".
O rei de Navarro, cheio de indignação desterrou ao abade Domingo. Ao inteirar-se do ocorrido, o rei Fernando I de Castela, mandou-o chamar e lhe confiou o Monastério de Silos, que estava em um lugar estéril e afastado; além disso se achava em estado de total abandono e descuido, tanto no material como no espiritual.
Santo Domingo demonstrou ser um gênio organizador com um talento para a restauração. Levantou um monastério ideal, e formou, entre outras coisas, uma biblioteca cheia dos melhores livros desse tempo, transformando aquela casa em um lugar de trabalho e oração.
Santo Domingo de Silos conseguiu liberar a mais de 300 cristãos que estavam prisioneiros e eram utilizados como escravos pelos muçulmanos. Por esta razão lhe representa freqüentemente acompanhado de homens com cadeias.
O biógrafo, que escreveu sobre a vida deste santo, pouco depois de sua morte, diz que não havia enfermidade que as orações deste santo não conseguissem curar.
E após 96 anos de sua morte, o santo apareceu em sonhos à mamãe de Santo Domingo de Guzmán para lhe anunciar que teria um filho que seria um grande apóstolo. Por isso quando o menino nasceu o chamaram Domingo em honra ao santo de Silos. É por isso também que muitas mães na Espanha se encomendam ao Santo Domingo de Silos para obter que seu filho nasça bem e que quando crescer leve uma vida Santa.
Morreu em 20 de dezembro do ano 1073, e ainda se conserva o famoso monastério de Santo Domingo.
 http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=365

São Domingos de Silos
NascimentoNo ano 1000
Local nascimentoNavarrra (Espanha)
OrdemMonge
Local vidaBurgos (Espanha)
EspiritualidadeSão Domingos de Silos foi um dos maiores promotores da vida monástica na Espanha, De família pobre, quando menino era guardador de ovelhas. Seus pais, vendo o quanto gostava de estudar levou-o ao vigário da paróquia, que posteriormente o encaminhou para o ensino superior. O bispo da diocese queria ordená-lo padre, mas são Domingos fugiu! Preferiu ser eremita, ou seja, viver em solidão. Posteriormente entrou para o convento dos Beneditinos, descobrindo sua verdadeira vocação: viver para a comunidade. Aperfeiçoou seus estudos bíblicos e quando estava com 30 anos de idade foi encarregado de restaurar e reabrir o mosteiro de Santa Maria, fechado há muitos anos.Pediu esmolas, trabalhou como pedreiro, construtor, até o término dessa obra. Seu próprio pai e muitos de seus parentes, entraram para o mosteiro. Depois foi chamado a dirigir, como abade, o Mosteiro de São Millán de la Cogolla, onde teve enfrentar o rei que queria se apoderar dos bens do convento. Fugiu para o reino de Castela e ali foi eleito abade do mosteiro Sebastião de Silos, em Burgos, onde permaneceu por mais 30 anos. Por intuição, sabia o dia de sua própria morte.
Local morteBurgos (Espanha)
Morte20 de dezembro de 1073
Fonte informaçãoSanto nosso de cada dia, rogai por nós
OraçãoPai de bondade, São Domingos é para nós exemplo de dedicação e fraternidade. Abençoai-nos, para que também nós possamos seguir os ensinamentos deixados pelos santos e santas, de acordo com os dons e talentos que nos destes. Amém.
DevoçãoÀs reformas tanto materiais quanto espirituais
PadroeiroDos jovens conflitados na vocação
Outros Santos do diaDomingos de Silos (ab); Filogônio (bispo); Eugênio, Mário (presbs); Liberato, Bávulo, Amon, Zenão, Plolomeu, Ingenes, Teófilo, Severino, Julio (márts); Isaías (prof).
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário