terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Festa da Translação da Santa Casa de Loreto - 10 de dezembro

Festa da Translação da Santa Casa de Loreto

A partir do século XVI, a "Santa Casa de Loreto" que se encontra na região italiana da Marca da Ancona, foi um concorrido centro de peregrinação e uma instância de oração de famosos Santos como São Franciso Xavier, São Francisco da Borja, São Carlos Borromeo, São Luis Gonzaga, e muitos outros mais, que deram devoção de um santuário Mariano muito amado no ocidente.
Em que pese a que a milagrosa translação da casa de Nazaret a Loreto não tem nenhuma prova histórica, existem sólidas bases desta devoção Mariana. Em 1470, uma bula emitida pela Papa Paulo II, autorizava a comemoração de uma imagem da Santíssima Virgem transportada pelos anjos a Loreto, dentro de um edifício sem alicerces, "milagrosamente baseado".
Por volta de 1472, um dos reitores do templo de Loreto relatou sobre a forma em que a "Santa Casa de Nazaret" chegou às proximidades de Fiume e depois, a Loreto. De acordo com todos os relatos escritos, a bendita construção deve ter chegado às proximidades de Fiume em 1291 e a Loreto em 1294. Causa estranheza aos investigadores o absoluto silêncio sobre o sucesso ao longo dos séculos XIV e XV, mas sobre tudo, que em uma bula com data de 1320, relacionada com Loreto, não se fale para nada da translação. Tampouco no oriente aparece menção alguma sobre a "Santa Casa de Narazet" antes do século VI.
Entretanto, há testemunhos autênticos, que datam dos anos 1193, 1194 e 1285, de que existia em Loreto uma igreja dedicada a Nossa Senhora. É possível que os católicos sérvios que fugiam da perseguição no final do século XIII, transportassem até Loreto, onde se refugiaram, uma estátua da Virgem Maria, e não se pode descartar a probabilidade de que eles mesmos construísse para proteger a sua imagem, uma casa que puseram o nome de Nazaret, da mesma maneira que, em nossos dias, construíram-se em todas partes grutas da Lourdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário