domingo, 4 de agosto de 2013

Cardeal Ouellet: Com Francisco a América Latina é "nova protagonista" do Evangelho no mundo

Cardeal Marc Ouellet

ROMA, 02 Ago. 13 / 04:47 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Prefeito da Congregação para os Bispos, o Cardeal canadense Marc Ouellet, assegurou que a América Latina "se encontra em um momento chave de sua história para converter-se cada vez mais em protagonista do Evangelho, não só no continente latino-americano, mas em todo mundo".
O Cardeal Ouellet é uma das autoridades vaticanas com maior relação com a Igreja na América Latina, trabalhou em vários seminários maiores da Colômbia e, ao presidir a Pontifícia Comissão para a América Latina, sua opinião é muito valiosa para os católicos latinos.
Francisco: O Papa dos pobres
Em uma entrevista concedida a Rádio Vaticano no último dia 31 de julho, o Cardeal Ouellet assinalou que a eleição do Papa Francisco "é um momento de graça. É um grande momento para a América Latina o fato de que o Papa seja o primeiro Papa latino-americano e que já seja conhecido como o Papa dos pobres. Acho que esta aspiração tinha que chegar da América Latina".
Neste sentido, a autoridade vaticana assinalou que o pontificado de Francisco "nos leva ao Evangelho e faz com que todos possamos refletir –desde os cardeais até os bispos, sacerdotes, leigos, todos–, sobre tudo o que significa a missão da Igreja no mundo".
"Assim há um futuro cheio de esperança, há um entusiasmo renovado que nos chega desde esta missão continental e desde a experiência de Aparecida, da convicção de que há um derramamento do Espírito Santo, que nos traz notícias e nos dá a coragem necessária ante o futuro", acrescentou.
Nestes dias se celebra no Rio de Janeiro, Brasil, a Reunião do Comitê de Coordenação do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), que regula sob a direção do Papa a direção da Igreja na América Latina.
Segundo o Cardeal Ouellet, as reuniões do CELAM "serão um momento que permita o desenvolvimento: um compromisso mais decidido dos católicos e um orgulho de pertencer à Igreja. Acho que isto também fará nascer seus frutos na vida social, na fraternidade, na busca da justiça, e em outros muitos setores além da Nova Evangelização".
Os integrantes do CELAM, presididos pelo Arcebispo mexicano Carlos Aguiar Retes, encontraram o Papa Francisco na semana passada no final da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, que reuniu milhões de jovens na cidade carioca para celebrar a alegria da fé junto ao Pontífice.
Nesse encontro o Santo Padre os animou a não ideologizar o Evangelho, a ser verdadeiros pastores e a exercer uma pastoral próxima que efetivamente leve a mensagem de Cristo aos corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário