quarta-feira, 24 de julho de 2013

Mensagem do Papa convida a ‘conservar a esperança e confiar na surpresa de Deus


Redação Portal A12

Em sua mensagem ao povo brasileiro no Santuário Nacional de Aparecida o Papa Francisco convidou os fiéis a conservar a esperança, confiar na surpresa de Deus e viver na alegria.
No início da celebração, o Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dirigiu algumas palavras ao Papa.
“Peço a Nossa Senhora, em nome do povo brasileiro, que acompanhe e abençoe o Vosso ministério. Mas desejamos também que o pensamento, o afeto, e, sobretudo, as orações do Papa, acompanhem a grande nação brasileira, para que, justa e fraterna, se desenvolva na paz. E acompanhem a Igreja no Brasil, para que ela, fiel à sua missão de anunciar o Evangelho e testemunhá-lo no dia a dia, honre sempre sua história de fé, e avance, em meio aos desafios presentes, confiante na presença e na proteção divina e na maternal intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil”, rogou o cardeal. 
Diante de 15 mil pessoas no interior da Basílica e mais uma multidão de peregrinos que o acompanhavam do lado de fora pelos telões, o Pontífice falou que sobre esperança, alegria e confiança em Deus. 
No início da homilia, Papa Francisco demonstrou sua alegria em poder celebrar junto à Mãe Aparecida, especialmente, por poder indicar ao seu cuidado maternal, os jovens que participam da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.
“Quanta alegria me dá vir à casa da Mãe de cada brasileiro, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. No dia seguinte à minha eleição como Bispo de Roma fui visitar a Basílica de Santa Maria Maior, para confiar a Nossa Senhora o meu ministério de Sucessor de Pedro. Hoje, eu quis vir aqui para suplicar à Maria, nossa Mãe, o bom êxito da Jornada Mundial da Juventude e colocar aos seus pés a vida do povo latino-americano”, precisou.
O Santo Padre lembrou ainda a visita que fez ao Santuário seis anos atrás durante a V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe. Desse momento, o Papa recordou como os Bispos trabalharam ardorosamente pela evangelização.
“Aquela Conferência foi um grande momento de vida de Igreja. E, de fato, pode-se dizer que o Documento de Aparecida nasceu justamente deste encontro entre os trabalhos dos Pastores e a fé simples dos romeiros, sob a proteção maternal de Maria. A Igreja, quando busca Cristo, bate sempre à casa da Mãe e pede: ‘Mostrai-nos Jesus’. É de Maria que se aprende o verdadeiro discipulado. E, por isso, a Igreja sai em missão sempre na esteira de Maria”, recordou Francisco.
Continuando sua exortação, o Pontífice falou de três posturas que devem conduzir o povo na caminhada cristã: “conservar a esperança; deixar-se surpreender por Deus; viver na alegria”.


“Nunca percamos a esperança! Nunca deixemos que ela se apague nos nossos corações!”, disse o Papa.
O Papa também pediu que os jovens sejam encorajados e formados por valores não só materiais, mas também imateriais que “são o coração espiritual de um povo”.
Francisco também enfatizou que um cristão “nunca está triste” porque Deus o acompanha e também porque ele tem uma Mãe que “sempre intercede pela vida dos seus filhos”.
Por fim, o Papa entregou todo o povo brasileiro aos cuidados de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.
“Queridos amigos, viemos bater à porta da casa de Maria. Ela abriu-nos, fez-nos entrar e nos aponta o seu Filho. Agora Ela nos pede: ‘Fazei o que Ele vos disser’ (Jo 2,5). Sim, Mãe nossa, nos comprometemos a fazer o que Jesus nos disser! E o faremos com esperança, confiantes nas surpresas de Deus e cheios de alegria. Assim seja”, finalizou o Papa.
Ao final da celebração, o Papa fez a consagração a Nossa Senhora Aparecida e concedeu a todos a bênção. Em um gesto afetuoso, Papa Francisco carregou em seus braços a imagem esculpida em madeira que recebeu do Cardeal Arcebispo de Aparecida. 
Após a celebração, o Pontífice seguiu para a Tribuna Papa Bento XVI para abençoar o povo que o esperava do lado de fora.


Reveja a consagração a Nossa Senhora:

Nenhum comentário:

Postar um comentário