quarta-feira, 8 de maio de 2013

Deus nos ama verdadeiramente como pai, assegura o Papa Francisco

O Papa beija uma criança na audiência geral de hoje (foto News.va)

VATICANO, 08 Mai. 13 / 01:40 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Papa Francisco dedicou sua catequese da audiência geral de hoje a meditar sobre o Espírito Santo e explicou que só Ele é capaz de dizer ao coração que Deus é "Pai e nos ama como verdadeiro pai; nos ama verdadeiramente".
Ante uma multidão de aproximadamente 70 mil pessoas reunidas na Praça de São Pedro, o Santo Padre prosseguiu com sua catequese sobre o Credo no Ano da Fé, e recordou que o Espírito Santo é a água viva que "sacia nossa vida".
O Espírito Santo, disse o Papa, "nos diz que somos amados por Deus como filhos, que podemos amar Deus como filhos e que por sua graça podemos viver como filhos de Deus, como Jesus. E nós, escutamos o Espírito Santo que nos diz: Deus te ama? Amamos verdadeiramente a Deus e aos outros, como Jesus? E nós, escutamos o Espírito Santo? O que nos diz o Espírito Santo? Ele diz: Deus te ama! Diz isso a nós: Deus Te ama. Nós realmente amamos a Deus e aos outros como Jesus?".
Francisco exortou todos a deixar-se "guiar, deixemo-nos guiar pelo Espírito Santo, que Ele nos fale ao coração e nos diga isto: que Deus é amor, que Deus nos espera, que Deus é Pai,?que nos ama como um verdadeiro Pai,nos ama verdadeiramente e isso somente o Espirito Santo nos diz ao coração. Sintamos o Espírito Santo, escutemos o Espírito Santo e sigamos em frente pelo caminho do amor, da misericórdia e perdão".
O Papa Francisco recordou logo que "a primeira verdade a qual aderimos no Credo é que?o Espírito Santo é Kyrios, Senhor. Isto significa que Ele é verdadeiramente Deus, como são o Pai e o Filho, objeto, de nossa parte, do mesmo ato de adoração e glorificação que elevamos ao Pai e ao Filho".
"O Espírito Santo, de fato,?é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, é o grande dom do Cristo ressuscitado? que abre as nossas mentes e nossos corações à fé em Jesus como Filho enviado pelo Pai, que nos leva à amizade, à comunhão com Deus".
"Mas eu quero focar no fato de que?o Espírito Santo é a fonte inesgotável da vida de Deus em nós. O homem de todos os tempos e todos os lugares deseja uma vida plena e bela, justa e boa, uma vida que não seja ameaçada pela morte, mas que possa amadurecer e crescer até sua plenitude".
O homem, prosseguiu o Papa, "é como um viajante que, atravessando os desertos da vida, tem sede de água viva, abundante e fresca, capaz de saciar seu profundo desejo de luz, de amor, de beleza e paz. Todos nós sentimos esse desejo! E?Jesus nos dá essa água viva, o Espírito Santo que procede do Pai e que Jesus derrama em nossos corações. ‘Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância’".
"Água viva, o Espírito Santo, dom do Ressuscitado que habita em nós, nos purifica, nos ilumina, nos renova, nos transforma para que nos tornemos participantes da própria vida de Deus, que é Amor. Por isso, o apóstolo Paulo afirma que?a vida do cristão é animada pelo Espírito e seus frutos, que são ‘amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio’. O Espírito Santo nos introduz à vida divina como ‘filhos no Filho Unigênito’".
O Papa ressaltou também que "este é o dom precioso que o Espírito Santo coloca em nossos corações: a própria vida de Deus, vida de verdadeiros filhosuma relação de confiança, liberdade, confiança no amor e na misericórdia de Deus, que tem como efeito também um novo olhar ao outro, próximo ou distante, cada vez mais visto como irmão e irmã em Jesus, a ser respeitado e amado. O Espírito Santo nos ensina a olhar com os olhos de Cristo, a viver a vida como Ele viveu, a entender a vida como Ele entendeu".

Nenhum comentário:

Postar um comentário