sexta-feira, 26 de abril de 2013

Em uma carta de 1979 o Papa explica a importância de ser agradecidos na vida


BUENOS AIRES, 26 Abr. 13 / 02:21 pm (ACI/EWTN Noticias).- Mario Rafael Rausch é um irmão jesuíta argentino que mora no Colégio Máximo de San Miguel, província de Buenos Aires, ele guarda cuidadosamente uma carta que o então Padre Jorge Mario Bergoglio, agora Papa Francisco, escreveu-lhe em 1979 na qual explica a importância de ser agradecidos na vida.
Em entrevista concedida ao Grupo Aci, o irmão Rausch, jesuíta desde 1977 e encadernador de ofício, lembra que em 8 de dezembro de 1979, ele escreveu uma carta de agradecimento ao então Padre Bergoglio pelo seu serviço como provincial da Argentina durante pouco mais de seis anos.
Quatro dias depois, o agora Santo Padre lhe respondeu com a seguinte carta:
"San Miguel, 12 de dezembro de 1979
Reverendo Irmão Mario Rausch
Meu querido Mario, quero agradecer-te pelo que escreveu. Sua carta do dia oito é uma carta de agradecimento e o agradecer é uma virtude que São Inácio queria muito para seus jesuítas.
O saber agradecer aos superiores, aos irmãos é sinal de que se tem um coração agradecido para com Deus nosso Senhor e um coração agradecido é sempre fonte de graça para todo o corpo da Companhia e da Igreja.
Aproveita esta oportunidade para agradecer ao Senhor tantas graças que te deu, tua família, tua vocação, o noviciado, tua piedade, tuas virtudes.
Agradece ao Senhor porque nos deu a Santíssima Virgem como Mãe e a São José como modelo de oração e trabalho. Agradece pelas virtudes de cada um dos membros da comunidade, como fazia São Alonso Rodríguez.
Enfim, faz muita oração de ação de graças, que o Senhor te conserve bom.
Forte abraço, com todo carinho cheio de afeto em Nosso Senhor e sua Santíssima Mãe,
Jorge Mario Bergoglio S.J.".
Telefonou para ele pelo seu aniversário como era seu costume
Sobre a missiva que recebeu já faz mais de 30 anos, o irmão Rausch conta que o então Padre Bergoglio "era realmente muito atento para me responder uma carta que escrevi uns dias antes" e contou que o agora Santo Padre não teve somente essa "delicadeza" para com ele, mas também estava acostumado a telefonar pelo seu aniversário.
Este ano não foi diferente e em 23 de março Francisco telefonou para ele e para o seu irmão gêmeo que mora em Córdoba. "O Papa me ligou para me saudar como o faz há muitos anos nesse dia.", disse.
Depois de comentar que a recepcionista, a senhora Raquel Beterette, recebeu a ligação com grande emoção e que tinha reconhecido a voz do Pontífice, o irmão Rausch conta que ela "ficou muito nervosa e com muita emoção. A senhora me passou a ligação quando eu estava trabalhando no meu escritório de encadernação e me disse muito surpreendida: ‘Te liga o Papa!’".
"Disse-me, ‘Feliz Aniversário!’ e eu lhe disse, ‘Como está Jorge?’ Bom, Francisco agora. Ele gosta que o chamem Jorge, como sempre. ‘A porteira está emocionadíssima’. E me diz ‘Sim, reconheceu a minha voz’. Se ouvia contente, com vontade de fazer brincadeiras. Não falamos muito porque a ligação era de longa distância e tentei que fosse curta, porque embora ele seja muito atento, é também muito austero, assim foi uma conversação breve".
Depois de contar que ele esperava que o Cardeal Bergoglio fosse eleito Papa e que sua eleição lhe causou uma grande alegria, o irmão Mario afirmou que considera o Francisco como "um bom formador, um pai, um irmão e agora um amigo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário