quinta-feira, 9 de outubro de 2025

LITURGIA DIÁRIA - 09/10/2025


Tema do Dia

O Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem.

Malaquias pede ao povo paciência. Que não desafie Javé. O sucesso dos maus é apenas aparente. Na hora certa, os injustos arderão como palha e o Senhor brilhará como o sol para os que guardam o seu mandamento. Esse dia não tardará. Já desponta.
Fonte: Arquidiocese BH em 10/10/2013

Tema do Dia

«Pois, todo aquele de que pede, recebe».

O profeta Malaquias anuncia que, ao contrário das aparências, haverá justiça e castigo no ‘Dia do Senhor’, como um apelo à fidelidade do povo eleito. Esta profecia encerra a coleção dos Profetas na Bíblia e é a última página do Primeiro Testamento.
Fonte: Arquidiocese BH em 08/10/2015

As palavras dos Papas

Devemo-nos recordar sempre da exortação de Cristo: "Pedi e dar-se-vos-á; procurai e achareis; batei e abrir-se-vos-á". Em particular devemos recordá-la quando estamos a perder a confiança ou a vontade de orar. Devemos também de novo aprender sempre a orar. Muitas vezes acontece que nos dispensamos de orar com a desculpa de o não sabermos fazer. Se realmente não sabemos orar, tanto mais é então necessário aprender. Isto é importante para todos, e parece ser particularmente importante para os jovens, que muitas vezes descuidam a oração que aprenderam em crianças, porque ela lhes parece demasiado infantil, ingênua e pouco profunda. Ora semelhante estado de consciência constitui estímulo indirecto a aprofundar a própria oração, a torná-la mais reflexiva e mais amadurecida, a procurar o apoio para ela na Palavra de Deus mesmo, e no Espírito Santo, que "intercede insistentemente por nós com gemidos inefáveis", como escreve São Paulo (Rom 8, 26). [...] Sim, caros irmãos e irmãs Existe enorme necessidade de oração, da oração grande e incessante da Igreja; existe a necessidade da oração fervorosa, humilde e perseverante. Ela é a primeira frente em que o bem e o mal, no nosso mundo, se enfrentam. Ela abre caminho ao bem e serve para vencer o mal. A oração obtém a graça divina e a misericórdia para o mundo. Eleva os homens à dignidade, que lhes deu o Filho de Deus, quando, unidos com Ele, repetem: "Pai nosso". (São João Paulo II, Angelus de 27 de julho de 1980)

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Quinta-feira,27ª Semana do Tempo Comum, Ano Ímpar (I)
Cor: Verde


Primeira Leitura (Ml 3,13-20a)
27ª Semana do Tempo Comum | Quinta-feira - 09/10/2025

Leitura da Profecia de Malaquias.

13“Vossas palavras são duras contra mim, diz o Senhor, e ainda perguntais: 14‘Que dissemos contra ti?’ Vós estais dizendo: ‘É coisa inútil servir a Deus; que vantagem tivemos em observar seus preceitos e em levar uma vida severa na presença do Senhor dos exércitos?
15Portanto, hoje os felizardos são os soberbos, pois consolidaram-se, praticando o mal, e, mesmo provocando a Deus, estão impunes’. 16Vieram, entretanto, a falar uns com os outros, os tementes a Deus. O Senhor prestou atenção e ouviu-os; em sua presença foi escrito um livro de feitos notáveis, aberto aos que temem o Senhor e têm seu nome no pensamento.
17Serão para mim o tesouro, diz o Senhor dos exércitos, para o dia que eu me reservar; hei de favorecê-los, como o pai ao filho que o serve. 18De novo vereis a distância que há entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus e o que não o serve.
19Eis que virá o dia, abrasador como fornalha, em que todos os soberbos e ímpios serão como palha; e esse dia vindouro haverá de queimá-los, diz o Senhor dos exércitos, tal que não lhes deixará raiz nem ramo. 20aPara vós, que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo salvação em suas asas”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório Sl 1,1-2.3.4 e 6 (R. Sl 39,5a)
27ª Semana do Tempo Comum | Quinta-feira - 09/10/2025

— É feliz quem a Deus se confia!
— É feliz quem a Deus se confia!

— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.
— Eis que ele é semelhante a uma árvore que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar,
— mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

Evangelho (Lc 11,5-13)
27ª Semana do Tempo Comum | Quinta-feira - 09/10/2025



Se vós, mesmo sendo maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Abri-nos, ó Senhor, o coração, para ouvirmos a palavra de Jesus!

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’,e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá.
11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração pardepois dler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada,  meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário