quarta-feira, 17 de abril de 2024

Palavra se fez carne - 16 de abril, 3ª feira, 3ª Semana da Páscoa


16 de abril, 3ª feira, 3ª Semana da Páscoa

- Hoje é dia 16 de abril, 3ª feira, 3ª Semana da Páscoa.

- No evangelho de hoje Jesus continua o seu diálogo com a multidão que O ouvia pronunciar o discurso acerca do Pão da vida. Aqui muito se fala de pão. Tanto Moisés como Jesus alimentaram o povo com o pão. No entanto, está claro que o povo fala de pão material, o que havia sido dado por Moisés, enquanto Jesus fala do pão descido do céu, isto é, Ele mesmo. Enquanto aquele sacia a fome biológica e este dá a vida eterna. Peça ao Senhor que abra seu coração para acolher a Palavra que hoje ele te dirige.

- Escuta o Evangelho Segundo João, capítulo 6, versículos 30 a 35:

Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: "Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti?" Que obra fazes? Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: 'Pão do céu deu-lhes a comer'". Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo". Então pediram: "Senhor, dá-nos sempre desse pão". Jesus lhes disse: "Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede".

- Jesus é o Pão que desce do céu e traz vida ao mundo. Você é chamado a se deixar ser conduzido por Ele e a repetir com insistência o que a multidão suplicava: “Senhor, dá-nos sempre desse pão!” É certo que eles não compreendiam bem de que pão Jesus falava, mas você sabe. Todos também somos Vida, todos somos “pão de vida”. Somos pão quando alimentamos o outro na esperança, no perdão, na acolhida, na compaixão, no compromisso... Permita que Aquele que sacia toda fome e sede possa envolver todo o seu ser e renovar o seu amor por Ele.

- Em quê circunstâncias experimentas ser “pão de vida”? Quê pão te sacia existencialmente? De quê tens fome? Qual valor tem a Eucaristia em sua vida?

- "Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede", diz Jesus no evangelho de hoje. Jesus salva e alimenta porque é pão. Ele é o alimento que gera vida nova no mundo, vida oferecida e compartilhada. Devemos unir a imagem de Jesus/pão com a imagem Jesus/grão de trigo que é triturado para ser alimento e fecundar a vida. Antes de partir o pão, Jesus parte-se a si mesmo, faz-se alimento. Toda sua vida foi entrega. Sua vida inteira dá significado ao partir, compartilhar e repartir o pão da vida. A bela e antiga música litúrgica nos lembra:

“O pão da vida, a comunhão, nos une a Cristo e aos irmãos. E nos ensina a abrir as mãos, para partir, repartir o pão”.

- Peça ao Senhor que te ajude a perceber qual é a sua verdadeira fome, aquilo que alimenta sua vida. Peça que ele te ajude a ser pão de vida, alimento de amor na vida das pessoas.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário