segunda-feira, 22 de abril de 2024

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 10,1-10 - 22/04/2024


Se confiarmos no Senhor, Ele nos atenderá

“Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo, entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10,9-10)



Amados irmãos e irmãs, nós estamos continuando o que vimos no domingo sobre o Cristo Bom Pastor. Mais uma vez, nós fazemos essa experiência, e quem entra pela porta, que é o próprio Cristo, encontrará segurança, encontrará pastagem, encontrará aquilo que é necessário para sua vida.
Mas para isso, meu irmão, minha irmã, nós precisamos nos desapegar de nós mesmos, porque se nós não fizermos esse processo do desapego, nós vamos ainda ser assaltados pelo medo, pela insegurança, pela falta de fé. E eu quero pedir a Deus, neste momento, que toda graça seja manifestada na sua vida por meio do Cristo que veio para nos salvar, Ele é o Senhor do novo povo de Deus, Ele é vida, Ele é salvação.
E por isso, meu irmão, minha irmã, o tempo da Páscoa precisa enraizar em nós esse desejo de nova vida e que pode nos tornar livres em Deus, felizes. Quantos de nós não são pessoas livres! E se não somos livres, também não somos pessoas felizes, porque somos escravizados no medo, no egoísmo, na falta de fé, na falta de confiança. Tudo isso, meu irmão, minha irmã, leva-nos a viver um afastamento total de Deus, e não foi isso que Deus nos fala através do Evangelho, está dizendo que Ele é a porta, que Ele é a salvação, e por Ele que nós devemos entregar a nossa vida e por Ele chegar à vida eterna, e isso nos leva, meu irmão, a uma total confiança n’Ele.

Ele é a salvação, e por Ele que nós devemos entregar a nossa vida

Quero trazer um testemunho de um rapaz, de quando eu estava voltando do Rio de Janeiro para celebrar a Missa do Clube da Evangelização em Cachoeira Paulista (SP). Nessa época, eu morava no Rio de Janeiro. Ao sair da Serra das Araras, eu estava precisando abastecer o carro, só que já tinha um posto que eu costumava abastecer – porque hoje a gente precisa ter a segurança de uma gasolina boa, de um posto com bandeira. Mas ao sair da Serra, o Espírito Santo me impulsionou: “Abasteça neste posto!” Só que eu olhei para o alto, e era um posto sem bandeira. Mas o espírito incomodava: “Abasteça neste posto!”. E aí, meu irmão, eu entrei naquele posto e havia várias carretas. Eu parei o carro e pensei: “Nossa! Eu entrei no posto errado. Acho que aqui é só para caminhoneiros”.
Um rapaz começou a olhar para fora da cabine e, gesticulando, parecia irritado. Eu não entendia o que ele estava falando. Fiquei meio com medo, pois eu estava com uma missionária junto comigo. Ele levou o caminhão um pouquinho mais para frente e começou, de novo, a gesticular de uma forma que parecia que estava bravo. A menina que estava comigo, a missionária, disse: “Padre, eu fiz a leitura labial dele. Está perguntando se o senhor é padre”. Ele desceu da cabine do caminhão, veio até o meu carro – eu com medo – e bateu na janela, disse para eu baixar o vidro. Fiquei com medo de abaixar, mas abaixei. Ele disse: “O senhor é padre mesmo?” Falei que era padre. “O senhor pode descer do carro?” – aí o medo de novo de  descer do carro!
Desci do carro e ele me disse assim: “Padre, eu estava ali, na boleia do caminhão. Eu sou evangélico, e eu pedia para Deus, porque eu estava angustiado, eu estava aflito, e eu pedia a Deus um sinal de que Ele pudesse falar comigo. Eu acabei de rezar, e o senhor parou ao lado do meu caminhão. A minha filha acabou de nascer, estou indo para Curitiba, ela está na UTI, não nasceu de forma sadia. O nome dela é Vitória. O senhor pode rezar por ela? Eu disse que podia. Estendi as minhas mãos sobre a foto da Vitória e rezei por ela.
Por que eu estou trazendo esse testemunho para você? A quem confia em Deus, a quem confia que Ele é o pastor autêntico, Ele não vai deixar faltar nada. A cada um de nós, quando rezarmos, ele vai atender. Foi isso que aconteceu na vida daquele homem. Então, quero dizer para você, meu irmão, aquilo que Jesus fala: “Eu sou a porta, quem entra por ela tem a vida eterna”. Ele clamou por Jesus, e Jesus atendeu aquele rapaz. O bom Pastor faz isso, está atento à voz de suas ovelhas.
Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Ricardo Rodolfo
Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário