segunda-feira, 22 de abril de 2024

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 22/04/2024

ANO B


Jo 10,1-10

Comentário do Evangelho

A porta do redil

Em complemento ao tema fundamental do evangelho, que é o dom da vida eterna, João apresenta um tema eclesial sob a forma de uma parábola: o redil das ovelhas. Jesus dirige a parábola a alguns fariseus que lhe estavam próximos, após a cura de um cego. Jesus, de início, se afirma como sendo a porta do redil. É através dele que entram os verdadeiros pastores e as ovelhas, formando a autêntica comunidade. Os fariseus, rejeitando Jesus, estão desqualificados como pastores. É também uma advertência aos fiéis das comunidades para não retornarem às práticas e observâncias tradicionais, das quais foram libertados por Jesus. A sentença final exprime todo o sentido da encarnação: "Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância".
José Raimundo Oliva
Oração
Pai, torna-me um discípulo dócil de Jesus, o verdadeiro pastor que arriscou a própria vida para me salvar. Somente ele poderá conduzir-me para ti.
Fonte: Paulinas em 30/04/2012

Comentário do Evangelho

Um Pastor segundo o coração de Deus

Jesus entra na corrente dos profetas que denunciam os falsos pastores e anunciam para Israel um pastor segundo o coração de Deus, compassivo, misericordioso. No século VI a.C., Jeremias denunciava que os falsos pastores, os reis aos quais era atribuído o título de pastor, conduziram o povo para longe do Deus único e verdadeiro; levaram o povo a adorar os ídolos e a abandonar os mandamentos de Deus. A aflição do povo, o desejo de um único e verdadeiro pastor para que as ovelhas não se desgarrassem, fará com que Deus, diante da fraqueza e da infidelidade dos que estavam à frente do povo, prometa conduzir, ele mesmo, a porção de sua herança, qual um pastor. Essa promessa nós a vemos realizada em Jesus, Bom Pastor. Jesus é o Pastor segundo o coração de Deus, Pastor compassivo e misericordioso que conduz e protege as suas ovelhas. Não somente isso, mas Jesus é o Bom Pastor porque entrega livremente a própria vida em favor de suas ovelhas. A cada celebração da Eucaristia recordamos essa palavra do Senhor: “Isto é o meu corpo entregue por vós… isto é o meu sangue derramado por vós”.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, que eu saiba entregar-me com toda confiança nas mãos de teu Filho – o bom Pastor –, pois só assim estarei seguro de estar trilhando o caminho para ti.
Fonte: Paulinas em 12/05/2014

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Sou eu a porta das ovelhas


O pastor de verdade, o bom pastor, entra pela porta do lugar onde estão as ovelhas. O porteiro reconhece o pastor e abre a porta para que ele entre. O pastor caminha à frente das ovelhas e elas o seguem. Elas conhecem a sua voz. Ampliando o que estava dizendo, Jesus afirma que ele mesmo é a Porta das ovelhas.
A ovelha que entrar e sair por ele encontrará pastagem, porque ele veio para que tenham vida, e vida em abundância. Jesus se compara ao pastor e se compara à porta. Ele é a porta pela qual se entra em um lugar protegido e seguro. Ele é a porta da salvação. As suas ovelhas o conhecem, mas estão sempre à mercê de ladrões e assaltantes. Eles roubam, matam e destroem. Jesus, ao contrário, é a verdadeira Porta Santa que dá passagem para a vida que perdura.
Cônego Celso Pedro da Silva,

Vivendo a Palavra

Jesus é a Porta das ovelhas. Só tem legitimidade aquele que entra por Ele. Este deve ser o critério para a nossa vida, a nossa fé e a ação missionária da comunidade. O modelo de vida que seguimos tem sido Jesus de Nazaré – aquele que é manso e humilde de coração, que é o Bom Pastor?
Fonte: Arquidiocese BH em 30/04/2012

Vivendo a Palavra

Relembremos os costumes do tempo de Jesus. Ele usa a imagem do pastor e suas ovelhas – era o que havia de mais carinhoso e gentil, uma verdadeira troca de calor entre cuidador e seus cuidados, que os preservava do frio das noites veladas ao relento. Uma imagem bonita para ser seguida por irmãos.
Fonte: Arquidiocese BH em 12/05/2014

VIVENDO A PALAVRA

‘Entrar pela porta’ é a metáfora usada por Jesus para nos ensinar a viver de forma transparente, sem mostrar sentimentos que não sejam sinceros, sem gestos externos que não signifiquem amor verdadeiro, sem representar papeis assumidos apenas para parecer e aparecer, não para ser de verdade.
Fonte: Arquidiocese BH em 23/04/2018 26/04/2021

Reflexão

Deus afirmou, através do Profeta Jeremias, que ele daria ao seu povo pastores segundo o seu coração e, mais tarde, pela boca do Profeta Ezequiel, que ele mesmo seria o pastor do seu povo. O Evangelho de hoje nos mostra que Deus está cumprindo a sua promessa, pois o Filho, segunda Pessoa da Santíssima Trindade, é quem afirma: "Eu sou o bom pastor". É o próprio Deus que se coloca a serviço das pessoas com a finalidade de reuni-las num único rebanho. E hoje a Igreja, o Corpo Místico de Cristo, é a continuadora da obra do Pastor, de modo que nela o ser humano é convidado a participar da divina missão do pastoreio.
Fonte: CNBB em 30/04/2012 12/05/2014

Reflexão

Jesus fala sobre a porta das ovelhas, afirmando que quem não entra pela porta é ladrão e assaltante. Ladrão é aquele que se apropria do que pertence a todos. No quarto evangelho, este termo é aplicado aos dirigentes e a Judas. Bandido, designação referente aos dirigentes e a Barrabás, é quem usa de violência. Os dirigentes são homicidas (vão matar Jesus) e exploradores, pois usam de violência para sujeitar o povo, mantendo-o em estado de miséria. Os ouvintes de Jesus não entendem, ou fingem não entender o assunto (enigma); então Jesus diz claramente: “Eu sou a porta das ovelhas… se alguém entra por mim será salvo”. Jesus é a “porta” que retira as pessoas das velhas estruturas opressoras, do peso insuportável que os chefes impõem sobre elas. Jesus veio para dar vida e vida abundante.
(Dia a dia com o Evangelho 2018 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)
Fonte: Paulus em 23/04/2018

Reflexão

O capítulo dez de João é o capítulo do “bom pastor” e inicia com a metáfora da porta: movimento de entrada e saída. A porta é a passagem que coloca em segurança quando se entra e em liberdade quando se sai. O assaltante não passa pela porta, vai às escondidas roubar as ovelhas; o pastor leva as ovelhas às pastagens. O ladrão se apossa das ovelhas; o pastor coloca-se a serviço delas. O ladrão destrói e mata; o pastor protege e salva. As ovelhas se aproximam do pastor, porque conhecem sua voz; elas fogem do ladrão, porque não conhecem sua voz. Jesus se apresenta como a porta por onde se pode entrar e sair com toda liberdade e sem medo, seguros de encontrar alimento necessário. A missão de Jesus é conduzir para fora de tudo o que possa aprisionar ou explorar e proporcionar vida, e vida em abundância. As comunidades necessitam estar sempre de portas abertas para ir às periferias e para acolher todos os que desejam.
Oração
Ó Jesus, porta das ovelhas, somos gratos a ti, porque és nosso forte protetor e guia seguro. Não nos deixes seguir caminhos contrários aos teus caminhos, nem correr atrás de vozes discordantes da tua voz. Acolhe-nos, Senhor, entre os que desejam com ardor a tua “vida em abundância”. Amém.
(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)
Fonte: Paulus em 26/04/2021

Reflexão

A linguagem adotada por Jesus no Evangelho segundo João se relaciona diretamente com a realidade que ele – Jesus – e as pessoas a sua volta compreendiam bem. Embora houvesse cidades, a realidade rural e campesina era bem presente, e as imagens vinculadas a esse mundo agrário e pastoril faziam sentido, pois eram familiares. Em nossos dias, podemos dizer que estamos muito mais presentes nas cidades do que no campo, e compreender bem o que Jesus apresenta requer um pouco mais de esforço. Contudo, em meio a essa alegoria, Jesus afirma de forma direta que ele é aquele que veio trazer vida plena a todas as pessoas. Alguém, que não seja Jesus, pode ser tomado como assaltante ou ladrão, pois não se importa verdadeiramente com a vida e a segurança das ovelhas. A exemplo de Jesus, muitas pessoas foram e são indicadores para aquele que é a Porta. As palavras que os seguidores de Jesus anunciam necessariamente devem conduzir ao Mestre e Pastor.
(Dia a dia com o Evangelho 2022)
Fonte: Paulus em 09/05/2022

Reflexão

Jesus fala sobre a porta das ovelhas, afirmando que quem não entra pela porta é ladrão e assaltante. Ladrão é aquele que se apropria do que pertence a todos. No quarto Evangelho, esse termo é aplicado aos dirigentes e a Judas. Bandido, designação referente aos dirigentes e a Barrabás, é quem usa de violência. Os dirigentes são homicidas (vão matar Jesus) e exploradores, pois usam de violência para sujeitar o povo, mantendo-o em estado de miséria. Os ouvintes de Jesus não entendem, ou fingem não entender o assunto (enigma); então Jesus diz claramente: “Eu sou a porta das ovelhas […] se alguém entrar por mim, será salvo”. Jesus é a “porta” que retira as pessoas das velhas estruturas opressoras, do peso insuportável que os chefes impõem sobre elas. Jesus veio para dar vida, e vida abundante.
(Dia a dia com o Evangelho 2024)

Reflexão

«Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas: as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz »

Rev. D. Francesc PERARNAU i Cañellas
(Girona, Espanha)

Hoje continuamos a considerar uma das imagens mais belas e mais conhecidas da pregação de Jesus: o bom Pastor, as suas ovelhas e o redil. Todos temos na memória as figuras do bom Pastor que contemplamos desde pequenos. Uma imagem que era muito querida aos primeiros fieis e que forma parte da arte sacra cristã desde o tempo das catacumbas. Quantas coisas nos invoca aquele pastor jovem com a ovelha ferida às suas costas! Muitas vezes vimo-nos, a nós próprios, representados naquele pobre animal.
Ainda há pouco celebramos a festa da Páscoa e uma vez mais, recordamos que Jesus não falava numa linguagem figurada quando nos dizia que o bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas. Realmente fê-lo: a sua vida foi a prenda do nosso resgate, com a sua vida comprou a nossa; graças a esta entrega, nós fomos resgatados: «Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo» (Jo 10,9). Encontramos aqui a manifestação do grande mistério do amor inefável de Deus que chega a estes extremos inimagináveis para salvar a criatura humana. Jesus leva até ao extremo o seu amor, até ao ponto de dar a sua vida. Ressoam ainda aquelas palavras do Evangelho de São João introduzindo-nos nos momentos da Paixão: «Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim» (Jo 13,1).
De entre as palavras de Jesus gostaria de aprofundar nestas: «Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e elas conhecem-me» (Jo 10,14); mais ainda, «as ovelhas escutam a sua voz (…) e seguem-no, porque conhecem a sua voz» (Jo 10,3-4). É verdade que Jesus nos conhece, mas, poderemos nós dizer que o conhecemos bem, a Ele, que o amamos e que correspondemos como devemos?

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «E quem é que conduz as ovelhas, senão Aquele que perdoa os pecados, para que, libertados das suas duras correntes, O sigam? E, depois de fazer sair as suas ovelhas, caminha à frente delas» (Santo Agostinho)

- «Surpreendentemente, o discurso do pastor não começa com "Eu sou o bom pastor", mas sim com a imagem da "porta". Jesus dá a pauta aos pastores do seu rebanho: alguém é um bom pastor quando entra através de Jesus. Assim, Jesus Cristo continua a ser o pastor: o rebanho "pertence-lhe" apenas a Ele» (Bento XVI)

- «Deus chama a cada um pelo seu nome. O nome de todo o homem é sagrado. O nome é a imagem da pessoa. Exige respeito, como sinal da dignidade de quem por ele se identifica» (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.158)

Reflexão

João 10: Jesus é a "porta" do redil

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, surpreendentemente, o discurso do pastor não começa com «Eu sou o bom pastor», mas com a imagem da "porta". Jesus dá a nota para os pastores do seu rebanho: alguém é um bom pastor quando entra através de Jesus. Assim, Jesus Cristo continua a ser o pastor: o rebanho "pertence-lhe" só a Ele.
Em João 21, o Senhor diz por três vezes a Simão Pedro: «Apascenta os meus cordeiros/ovelhas». Está a ser-lhe confiada a mesma tarefa de pastor que pertence a Jesus. Para a desempenhar deve entrar pela "porta": «Simão, filho de João, tu amas-me?». Cristo pergunta pelo "amor" que o faz ser uma só coisa com Ele. Assim Pedro chega às ovelhas "através de Jesus". Então as ovelhas escutam a voz de Jesus e é Ele próprio quem as guia.
—Por fim, Jesus diz a Pedro: «Segue-me» (21,19). O que abrange a aceitação da cruz, a disposição de dar a própria vida. Precisamente assim se tornam concretas as palavras: «Eu sou a porta».

Recadinho

Jesus faz um paralelo entre um pastor e um empregado. Um age em busca em primeiro lugar de seu salário. O outro age como dono das ovelhas. Qual a diferença entre o modo de agir deles? - O que acontece quando não se trabalha por amor? - O que devemos fazer pelas ovelhas que não pertencem ao rebanho de Cristo? - Você ajuda na evangelização? Como? - Qual a atividade de Igreja que mais lhe agrada?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 12/05/2014

Meditação

“Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem.” Depois de se comparar com o pastor, agora Jesus diz que Ele é a porta do recinto das ovelhas. Só por meio dele podemos ter acesso à vida nova, à vida dos filhos de Deus, à felicidade e à proteção que todos queremos. Só através dele podemos ter acesso ao pão e à água da vida. Só se o aceitarmos, se vivermos unidos a Ele, é que poderemos ter a vida em abundância e a felicidade completa.
Oração
Ó DEUS, luz perfeita dos bem-aventurados, que nos concedestes celebrar aqui na terra os mistérios pascais; fazei, nós vos pedimos, que nos alegremos, pelos séculos eternos, com a plenitude da vossa graça. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Comentário sobre o Evangelho

Jesus, o Bom Pastor


Hoje, novamente, Jesus Cristo nos diz que Deus é nosso pai. E como todos os pais desta vida, Ele chama cada um de nós pelo nosso próprio nome. Antes Dele, não somos mais um do grupo. Jesus, além disso, nos adverte de falsos pastores: são aqueles que não nos dizem a verdade ou nos dão um bom exemplo. Mas Jesus nos defende dos "lobos".
-Na vida encontraremos ladrões e assaltantes: não os escutaremos. -Jesus, quero te ouvir; Você é a porta do céu.

Meditando o evangelho

O PASTOR DAS OVELHAS

Jesus serviu-se da metáfora do pastor para explicitar que tipo de relação desejava estabelecer com seus discípulos. Queria superar os esquemas bem conhecidos na época, pelos quais os mestres tornavam-se verdadeiros tiranos dos discípulos. Sua intenção era ser um mestre diferente. Como?
Sendo um mestre legítimo, seria como o pastor que entra pela porta do curral e não por outras vias, à maneira dos mestres mal-intencionados.
Estabelecendo um relacionamento cordial e amigo com seus discípulos, imitaria o pastor que conversa com suas ovelhas, chama-as pelo nome e as trata com carinho, pois sua função é cuidar delas.
Conduzindo os discípulos de maneira segura, para evitar extravios, assemelhar-se-ia ao pastor que se coloca à frente do rebanho. Suas ovelhas o seguem, sem hesitar, por reconhecerem a voz de seu guia.
Defendendo seu rebanho perigos e das ciladas que a vida lhes prepara. Os mercenários, nos momentos de perigo, deixam as ovelhas entregues à si mesmas. Agem assim, porque são mercenário, incapazes de arriscar suas vidas para defender o rebanho. Jesus, pelo contrário, defenderá os seus discípulos, até o extremo, mesmo tendo de entregar sua própria vida.
Portanto, é mais prudente deixar-se guiar por um tal pastor.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Pai, torna-me um discípulo dócil de Jesus, o verdadeiro pastor que arriscou a própria vida para me salvar. Somente ele poderá conduzir-me para ti.
Fonte: Dom Total em 23/04/2018

Meditando o evangelho

VALE A PENA CRER NO RESSUSCITADO

Jesus não foi a única pessoa a abordar os discípulos e a convidá-los para o seu seguimento. Eram muitas as concepções teológicas e políticas, no tempo de Jesus. E todas procuravam arrebanhar adeptos. Como sempre acontece nestas circunstâncias, existiam propostas de todo o tipo. Era preciso estar atento para não se deixar enganar. A proposta de muitos era comparável à atitude de ladrões e salteadores, cujo interesse pelas pessoas não era senão o de tirar proveito delas, e de explorá-las.
A atitude de Jesus, pelo contrário, fundava-se numa preocupação autêntica: guiar e proteger cada um de seus discípulos. O Mestre conhecia intimamente a todos eles. Não se poupava quando se tratava de tomar a defesa deles. Seu grande desejo era que tivessem vida e vida em abundância. Portanto, estava todo a serviço de seus seguidores.
A Ressurreição confirmou as palavras de Jesus e lhe possibilitou tornar-se o bom pastor da comunidade, para além dos limites do tempo e do espaço. Mais do que nunca, ele podia comunicar a seus discípulos a vida plena recebida do Pai. Quem se predispusesse a segui-lo podia estar certo de que não haveria de se decepcionar. Jesus não era um estranho,  era o Filho por quem o Pai havia demonstrado um amor infinito ao ressuscitá-lo. Por isso, estava em condições de satisfazer os anseios mais profundos de seus seguidores.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Senhor Jesus, dá-me discernimento para seguir sempre a ti, bom pastor, porque, junto a ti, poderei ter vida abundante.
Fonte: Dom Total em 26/04/2021

Meditando o evangelho

A QUEM SEGUIR?

Os discípulos devem estar alertas. De todos os lados, surgem pressões, visando afastá-los do projeto de Jesus. Quem não está atento, corre o risco de ser enganado. O pastor das ovelhas age de maneira muito diferente dos salteadores e ladrões. Cada um é reconhecido por seu modo de proceder.
O pastor tem com as ovelhas um relacionamento feito de confiança e amizade. A intimidade permite que se conheçam mutuamente. As ovelhas conhecem-no pela voz. Ele as chama pelo nome. Cada ovelha tem um valor particular. Elas são levadas para pastar, sob a atenta vigilância do pastor, que lhes dá segurança e as defende.
Esta é a imagem do relacionamento de Jesus com seus discípulos.
Contrariamente ao pastor, agem os estranhos que não nutrem um autêntico interesse pelas ovelhas. Atuando com engodo, podem colocá-las em perigo. Sua única preocupação consiste em tirar proveito de sua ingenuidade, abandonando-as quando não se prestam às suas perversas intenções. A atitude natural das ovelhas é fugir, quando se aproxima um estranho, cuja voz não conhecem. Elas sabem que estão correndo perigo. Contudo, são suficientemente espertas para não se deixarem levar por quem é ladrão e salteador.
O discípulo de Jesus não se deixa enganar. Ele sabe distinguir muito bem entre o pastor e os ladrões e salteadores. Por isso, não hesita em fugir, quando estes se aproximam.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Espírito de sagacidade, que eu não seja enganado por aqueles que querem me afastar do projeto de Jesus. Antes, ensina-me a reconhecê-los e a fugir deles.
Fonte: Dom Total em 12/05/2014 09/05/2022

Oração
Deus eterno e todo-poderoso, conduzi-nos à comunhão das alegrias celestes, para que o rebanho possa atingir, apesar de sua fraqueza, a fortaleza do Pastor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Dom Total em 12/05/2014

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

1. Advertência à Comunidade
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês)

Em complemento ao tema fundamental do Evangelho, que é o dom da vida eterna, João apresenta este tema eclesial: o redil das ovelhas. E versa sobre a responsabilidade dos líderes de comunidades diante da missão de serem testemunhas deste dom da vida eterna. Jesus é a porta para os pastores, e também para as ovelhas. Há aqueles que vêm apenas para roubar, matar e destruir as ovelhas. É uma alusão aos chefes religiosos que se apegam à Lei, ultrapassada, e não recebem Jesus. Trata-se ainda de uma advertência aos fiéis das comunidades para não retornarem as práticas e observâncias tradicionais, das quais foram libertados por Jesus. Quem entrar por Jesus encontrará pastagem, isto é, alimento para a vida. É a vida em abundância, a vida eterna.
Fonte: NPD Brasil em 30/04/2012

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Só o Bom Pastor tem a Senha...
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Se o coração de cada ovelha fosse um arquivo, poderíamos dizer em uma linguagem atual, que só o Bom Pastor que é Jesus Cristo, tem a senha ou a palavra chave para comunicar-se com suas ovelhas. Os Maus pastores de Israel, e os maus pastores de hoje, seriam os Hackers que só têm segundas intenções com as ovelhas. A estes Jesus chama de Ladrões e mercenários, justamente porque não têm a senha, não sabem o segredo para passar pela porta da vida das ovelhas, mas pulam a janela e as ovelhas não os conhecem, por isso não o seguem.
O texto traz uma dura crítica aos líderes religiosos daquele tempo, que conduziam mal o rebanho, quando das ovelhas em benefício próprio. A inspiração vem do Profeta Ezequiel que usou muito bem essa comparação nos tempos em que, aqueles que Deus colocou á frente do seu povo, para guia-los, protegê-los e defendê-los dos perigos, fizeram tudo ao contrário, deixaram o Povo dispersar e cair nas mãos de um povo estranho ( exílio da Babilônia).
Vendo a resistência á sua pessoa e missão, manifestada pelas lideranças do Judaísmo, preocupados em não perder seus privilégios e regalias, por conta das funções desempenhadas na religião de Israel, de maneira hipócrita se apegam á tradição e rejeitam a Jesus. E o povo começa a comparar a atuação de Jesus e a dos líderes religiosos, a ponto de um dos evangelhos dizer que "Jesus ensinava com autoridade, e não como os Doutores da Lei e Fariseus".
Eu fiquei pensando na importância de uma porta em nosso dia a dia, para entrar na casa dos outros é preciso passar por uma porta, mas sem autorização fica difícil. Hoje em dia temos os interfones e até a câmera que mostra quem é que está querendo entrar. Antigamente batia-se palmas e gritava "Ô de casa!" e alguém respondia "Vá entrando...". Quem entra passa a fazer parte, torna-se conhecido e íntimo do outro. Neste mundo nem todas as portas estão abertas para todos. Um site mais completo chama-se portal... Na internet também temos muitas portas, umas que levam para a vida, outras á morte.
Uma coisa é certa, a porta de Deus estava fechada para os homens e trancada por dentro, nenhum ser humano conseguiria abri-la, a não ser pelo lado de dentro. Jesus não era humano, mas abriu-nos essa porta e isso lhe custou caro: encarnou-se e assumiu nossa mísera natureza humana, despertando no coração do homem esse desejo e essa vontade de entrar na casa de Deus, coisa que só tornou-se possível a partir de Jesus Cristo, por isso, nesse evangelho ele diz "Eu sou a porta". Porta para entrar no coração de Deus Pai, mas também no coração das pessoas, é uma passagem de mão dupla, Nós vamos a Deus e em Jesus Deus vem até nós.
O pecado que é o mau uso da nossa liberdade, nos faz fechar acidentalmente a porta por dentro impedindo o nosso acesso a Deus e o acesso Dele a nós, entretanto, como está fechada por dentro, só ele consegue abrir. De nossa parte é preciso apenas bater, não com o nó dos dedos, mas do coração que o busca com toda sinceridade, porque simplesmente não Vive sem ELE...

2. Eu vim para que tenham vida
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - comece o dia feliz)

O pastor de verdade, o bom pastor, entra pela porta do lugar onde estão as ovelhas. O porteiro reconhece o pastor e abre a porta para que ele entre. O pastor caminha à frente das ovelhas e elas o seguem. Elas conhecem a sua voz. Ampliando o que estava dizendo, Jesus afirma que ele mesmo é a Porta das ovelhas. A ovelha que entrar e sair por ele encontrará pastagem, porque ele veio para que tenham vida, e vida em abundância. Jesus se compara ao pastor e se compara à porta. Ele é a porta pela qual se entra num lugar protegido e seguro. Ele é a porta da salvação. As suas ovelhas o conhecem, mas estão sempre à mercê de ladrões e assaltantes. Eles roubam, matam e destroem. Jesus, ao contrário, é a verdadeira Porta Santa que dá passagem para a vida que perdura.
Fonte: NPD Brasil em 23/04/2018

HOMILIA

JESUS, O BOM PASTOR

Depois de Jesus ter proclamado que Ele é a porta por onde passam as ovelhas, agora vemo-l’O afirmar: “Eu sou o bom pastor”. Enquanto o bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas, O empregado não! Ele somente trabalha por dinheiro; ele não é pastor, e por outra, as ovelhas não são dele. Por isso, quando vê um lobo chegar, deixa as ovelhas entregues à sua sorte e desaparece fugindo. Então o lobo ataca e espalha as ovelhas. O empregado foge porque não busca senão o salário, a recompensa do seu trabalho. E por isso, não lhe importa que aparecendo o lobo as ovelhas sejam atacadas e devoradas.
Assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai, assim também conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. E estou pronto para morrer por elas. Tenho outras ovelhas que não estão neste curral. Eu preciso trazer essas também, e elas ouvirão a minha voz. Então elas se tornarão um só rebanho com um só pastor.
Jesus é quem comunica a vida plena. Em Jesus habita o Pai, e o amor que o une ao Pai é uma fonte de vida que transborda para todos os homens e mulheres que vivem no mundo. Como bom pastor, Jesus conhece suas ovelhas e elas o conhecem.
E por nos conhecer nos compreende e perdoa os nossos deslizes e quedas. Trata as nossas feridas e nos reveste de dignidade de filhos. O conhecimento dele é fruto do convívio e do diálogo com Deus seu Pai e que gera o amor. Para Jesus não existe massa humana amorfa. Jesus mantém uma relação pessoal e amorosa com cada um. Chama a cada um pelo nome e a cada um fala ao coração. A relação de conhecimento e amor entre Jesus e suas ovelhas é de mesma natureza que a relação entre Jesus e o Pai.
O Pai me ama porque eu dou a minha vida para recebê-la outra vez. Ninguém tira a minha vida de mim, mas eu a dou por minha própria vontade. Tenho o direito de dá-la e de tornar a recebê-la, pois foi isso o que o meu Pai me mandou fazer!
Fonte Canção Nova
Fonte: Liturgia da Palavra em 12/05/2014

REFLEXÕES DE HOJE

SEGUNDA

Fonte: Liturgia Diária Comentada2 em 12/05/2014

HOMILIA DIÁRIA

Jesus é a única porta pela qual entramos e somos salvos

Postado por: homilia
abril 30th, 2012

Em todos os Evangelhos, João é o único que nos apresenta Jesus diretamente como a “Porta das ovelhas”. O Senhor indica, claramente, que Ele é a única porta por onde deve entrar todos os pastores de Israel. Ou seja, os reis ou dirigentes messiânicos de Israel devem se ajustar ao único e verdadeiro pastor que é Jesus. Quem não entrar como os apóstolos, pela Sua porta, não pode ser verdadeiro pastor. Por isso, na continuação, Jesus explica Seu papel de supremo e verdadeiro Pastor.
A afirmação de Jesus, segundo a qual Ele é a porta do aprisco, é de tal modo absoluta, que nos obriga a mantê-la como uma verdade de fé. Todo aquele que não se compromete com Jesus e seus ensinamentos, não pode ser verdadeiro pastor das ovelhas que constituem os súditos do Reino.
Essa Porta é única, de modo que qualquer outra porta que nos seja apresentada será o mesmo que entrar no aprisco “por cima da cerca”. E isso é roubalheira, é vandalismo, prática própria dos ladrões que servem melhor a seus interesses do que ao bem das ovelhas a eles encomendadas.
Quem são os tais? Evidentemente, aqueles que buscam o dinheiro como proveito de seus serviços ou a fama para serem louvados como tais líderes. Quando Jesus coloca Seu serviço como “dar a vida”, é para isso: Ele escolheu a morte para que elas tenham vida (cf. Jo 10,15). Jesus ainda dirá como os chefes da Terra subjugam e dominam, mas aquele que quiser ser grande entre seus discípulos deve servir a todos como Ele mesmo fez (cf. Mt 20,25-28).
Não podemos esquecer que os primeiros pastores são os próprios pais. Neste mundo, em que o bem-estar e o prazer substituem o amor e o serviço, é bom recordar as palavras de Jesus sobre como apascentar as ovelhas que, no caso, são os próprios filhos.
“Em verdade, vos declaro: Eu sou a porta das ovelhas”. Jesus acaba de abrir a porta que nos tinha mostrado fechada. Ele mesmo é essa porta. Reconheçamo-lo, entremos e alegremo-nos por ter entrado.
“Os que vieram antes são ladrões e salteadores”. É preciso compreender: “Os que vieram fora de mim”. Os profetas vieram antes d’Ele. Eram, por acaso, ladrões e salteadores? De forma nenhuma, porque não vieram fora de Cristo. Estavam com Ele. Ele os tinha enviado como seus mensageiros.
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, diz Jesus (Jo 14,6). Se Ele é a verdade, os que estavam na verdade estavam com Ele. Os que vieram fora d’Ele, pelo contrário, são ladrões e salteadores porque só vieram para pilhar e fazer morrer. “A esses, as ovelhas não escutaram”, diz Jesus.
Mas os justos acreditaram que Ele viria tal como nós acreditamos que Ele já veio. Os tempos mudaram. A fé é a mesma. Uma mesma fé reúne os que acreditavam que Ele devia vir e os que acreditam que Ele já veio. Vemos entrar todos, em épocas diferentes, pela única porta da fé, quer dizer, Cristo.
Sim, todos os que acreditaram no passado, no tempo de Abraão, de Isaac, de Jacó, de Moisés ou dos outros patriarcas e profetas que anunciavam Cristo. Todos esses eram já suas ovelhas. Neles se ouviu o próprio Cristo, não como uma voz estranha, mas com a Sua própria voz.
Portanto, quem entrar por Jesus encontrará pastagem, isto é, alimento para a vida. E vida em abundância. A vida eterna.
Pai, torna-me um discípulo dócil de Jesus, o verdadeiro Pastor que arriscou a própria vida para me salvar. Somente Ele poderá conduzir-me para Ti e contigo viver eternamente.
Padre Bantu Mendonça
Fonte: Canção Nova em 30/04/2012

HOMILIA

Jesus, o Bom Pastor, dá a vida por nós!

Ainda que sejamos a ovelha machucada, ferida, maltratada, Jesus, o Bom Pastor, dá a vida para curar o nosso coração e para restituir a nossa vida!

”Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas.” (João 10, 11)

Nós queremos continuar contemplando a imagem maravilhosa de Jesus, o Bom Pastor. Sabem, meus irmãos, faz parte da cultura hebraica, faz parte realmente do sistema de economia dos judeus, a figura das ovelhas. Porque é muito comum vermos, na região de Israel, as ovelhas, que estão nas principais regiões daquele país. E é claro que para cuidar das ovelhas existe o pastor, que está ali observando cada uma delas, alimentando-as, vendo o que elas precisam, as conduzindo para que estejam no redil, cuidando das que estão doentes ou das que se perdem.
A figura do pastor é uma figura muito cara, ele é muito bem visto pelo trabalho que faz e pela forma como ele cuida das suas ovelhas. E assim como existe o pastor, que cuida das suas ovelhas no campo, Jesus diz a nós que Ele também é um Pastor, mas Ele não é um pastor qualquer, Ele é o Bom Pastor! E por que Ele é um Bom Pastor? Porque Ele é capaz de dar a vida por Suas ovelhas, Ele não só cuida, ama, trata e dá o que a ovelha precisa, mas o fundamental: todas as vezes que preciso for, Ele dá a vida pelas ovelhas!
Dar a vida pelas ovelhas não significa apenas morrer por elas, Ele também é capaz de morrer e morreu por Suas ovelhas num gesto supremo de amor e de entrega total por aqueles a quem Ele ama, pois Ele dá a vida por cada uma a cada dia, Ele se sacrifica, cuida dela. E, mesmo que a ovelha seja rebelde, mesmo que a ovelha fuja, Ele vai atrás dela para poder cuidar dela.
Do mesmo modo como Jesus é o Bom Pastor, eu e você precisamos ser também “a boa ovelha”, precisamos nos deixar ser cuidados pelo nosso Bom Pastor; precisamos permitir que Ele, com todo o amor e ternura, cuide de nós. Ainda que sejamos a ovelha machucada, ferida, maltratada, o Bom Pastor dá a vida para curar o nosso coração, para restituir a nossa vida, para dar um vigor novo à nossa vida de ovelha!
O Bom Pastor não olha para as Suas ovelhas no plural, no rebanho, no coletivo. Ele as olha de forma individual, cada ovelha é única, por isso Ele a toma pela mão, a conduz nos Seus braços e lhe dá todo o amor, carinho e ternura. Porque Ele quer que Suas ovelhas estejam bem cuidadas, tratadas, alimentadas, mas, sobretudo, que elas tenham vida plena e abundante em Deus!
Que o Bom Pastor nos abençoe!
Padre Roger Araújo
Fonte: Canção Nova em 12/05/2014

HOMILIA DIÁRIA

O Bom Pastor protege Suas ovelhas

Permitamos que o Bom Pastor cure as nossas feridas e que a Sua vida esteja em nós

“O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10,10)

Continuamos escutando a voz do Bom Pastor que orienta, conduz, direciona, a vida de Suas ovelhas. Hoje, o Bom Pastor nos adverte que há um ladrão que rouba as ovelhas. E para que esse ladrão rouba as ovelhas? Ele mata, rouba e destrói as ovelhas.
É importante entendermos que o inimigo de nossa alma é ladrão, ele rouba as almas que pertencem a Deus. Ele quer nos roubar para não pertencemos mais a Deus, e depois ele mata e destrói a vida de Deus que há em nós. O ladrão arranca a graça de Deus que está dentro de nós, mas ele só faz isso se a ovelha se deixa seduzir, se ela se deixa ser roubada do colo de Deus.
Quando estamos em Jesus, o ladrão deste mundo não tem o poder de nos roubar, matar e nem de nos destruir, porque o Bom Pastor cuida e não se descuida de nós. Às vezes, os pastores estão distraídos e deixam-se iludir com outras ocupações e preocupações, mas o nosso Bom Pastor, não. Ele vigia, cuida de nós a todo tempo, até quando fugimos d’Ele.
O Bom Pastor nos espera, Ele corre atrás de nós. Ele quer nos buscar, quer nos arrancar das mãos do maligno, daquele que nos rouba de Deus, daquele que apresenta atrativos ilusórios, enganosos, que nos arrancam, que nos puxam.
Não permitamos ser roubados do colo de Jesus, não permitamos ser levados do redil de Jesus porque o ladrão não chega como ladrão, pelo contrário, ele chega com opções para nos atrair. E quando desejamos voltar, o coração está arruinado, quebrado, perdeu a graça, o gosto, o sabor pelas coisas do Céu.
Permitamos que o Bom Pastor, que veio para nos dar a vida em abundância, em plenitude, cuide de nós, cure as nossas feridas e que a Sua vida esteja em nós.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Fonte: Canção Nova em 23/04/2018

HOMILIA DIÁRIA

Cristo veio para que tenhamos vida plena

“O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10,10)

Não podemos nos deixar enganar, pois há um ladrão que veio para roubar, para destruir e matar a nossa vida. O ladrão não vem como ladrão, vem como enganador, como impostor, como aquele que ilude, que rouba a nossa vida das mãos de Deus e a leva para o mal. Ele não sossega enquanto não rouba, destrói e mata a nossa vida.
Cada vez ele começa a agir mais cedo. Estão roubando a vida das nossas crianças. Estão tirando o sentido da vida das nossas crianças cada vez mais cedo. Estamos permitindo que o ladrão entre em nossa casa, mas é o ladrão de almas e de corações, é o ladrão que está roubando os nossos filhos, está roubando a nossa juventude e os nossos lares para destruir e, por fim, matar a vida que há no sentido de viver, no coração dos jovens, dos filhos, dos homens e das mulheres, porque ele é destruidor e não sossega enquanto não tira o sentido da vida.
A cada minuto, uma pessoa no mundo está tirando a sua própria vida; a cada minuto, uma pessoa está perdendo o sentido de viver. A cada instante, as pessoas estão entregando-se ao desgosto pela vida. Precisamos trabalhar para resgatar a vida humana.

É com Jesus que queremos encontrar o sentido cada vez mais pleno da vida

Jesus veio para que tenhamos vida plena, vida em abundância, vida com gosto e com sentido. Não tiremos de Jesus o sentido da nossa vida, não tiremos a vida da nossa casa, da nossa família da vida de Jesus, porque o mal está entrando pelas janelas, pelas portas; o mal está entrando pelo ar, pelas fibras ópticas, o mal está entrando, penetrando, roubando, dilacerando, enganando, iludindo e, por fim, dividindo e matando a vida.
Não nos deixemos enganar, as drogas estão entrando com tanta facilidade e não são as drogas ilícitas do mundo, são muitos programas de televisão, os programas que entram pelas redes sociais, pela internet, que são verdadeiras drogas, fazem pessoas realmente viciadas, criam tendências negativas e destrutivas, são crianças que estão brincando de matar umas às outras.
É a indústria do mal que cada vez mais está espalhando morte e não podemos nos deixar seduzir pelo poder do mal, porque ele é destruidor, coloca as pessoas umas contra as outras e vamos perdendo o sentido de viver e tirando o sentido da vida dos outros.
Jesus veio para que tenhamos vida, é a vida de Jesus que queremos viver. É com Ele que queremos encontrar o sentido cada vez mais pleno da vida, e queremos permitir que a vida d’Ele esteja em nossa casa, em nossas famílias, em nossos lares. É a vida de Jesus que resgata a vida dos nossos jovens, que salva os nossos casamentos e os nossos lares. Por isso, tenhamos a vida em nome de Jesus.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Fonte: Canção Nova em 26/04/2021

HOMILIA DIÁRIA

O amor de Jesus é sempre livre

“Naquele tempo, em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10,7-10)

Veja que graça, meus irmãos, essa Palavra do Evangelho de hoje! O amor de Jesus é sempre livre, o amor d’Ele não prende ninguém, Ele não força ninguém a ficar dentro do seu redil, por isso Ele diz: “Eu sou a porta. Entrada e saída são livres pelo amor”. Jesus nos atrai pelo amor, Ele quer que nós permaneçamos por amor; e um dia, se nós pretendermos sair, também o amor vai nos deixar livres, porque Jesus é a porta, e ninguém entra forçado, ninguém sai expulso e ninguém fica sem se sentir amado.
Isso é muito bonito! É preciosa essa imagem que Jesus apresenta de si mesmo como a porta, porque toca muito esse conceito da liberdade. Nenhum cristão deve se sentir forçado a estar no seguimento de Jesus, nenhum de nós pode segui-Lo por uma imposição, por uma obrigação, mas precisa ser por amor.

O amor vai nos deixar livres, porque Jesus é a porta, e ninguém entra forçado, ninguém sai expulso e ninguém fica sem se sentir amado

Precisamos entender que, quando alguma estrutura, alguma realidade quiser nos manipular, tirar a nossa liberdade ou roubar a nossa identidade, esse não é Jesus, esse é o ladrão que vem para roubar, matar e destruir. Do contrário, o bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas, Ele aumenta a nossa vida, ajuda-nos a desenvolver os nossos talentos, faz-nos plenos, ajuda-nos a amadurecermos as nossas capacidades.
Veja, o amor de Jesus é dinâmico dentro de nós, e ele nos impele a melhorarmos também como seres humanos, como pessoas; do contrário, o ladrão nos atrofia, rouba a nossa alegria, enterra os nossos talentos e mata a nossa identidade. Então, você vai identificar claramente, na sua vida, quando você está no seguimento de Jesus ou quando você está se deixando guiar pelo ladrão, pelo lobo.
Jesus é a porta. Entramos livremente no coração d’Ele, permanecemos livremente no coração d’Ele, e o Seu amor preenche toda a nossa vida.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Oração Final
Pai Santo, no mundo em que há roubos, morte e destruição, faze-nos uma comunidade de partilha, de vida e de construção solidária. Queremos, Pai Amado, seguir o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 30/04/2012

Oração Final
Pai Santo, dá-nos a consciência de que como ovelhas da tua Igreja, também somos pastores. Por mínimo que seja nosso rebanho, ajuda-nos a assumir seu cuidado, oferecendo aos companheiros do Caminho testemunho de compaixão e fé. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 12/05/2014

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, não permitas que o desejo de parecer melhores do que somos prejudique as relações com os companheiros que peregrinam ao nosso lado. Faze-nos transparentes, para que a tua Luz que nos habita ilumine os caminhos deste mundo. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 23/04/2018

Oração Final
Pai Santo, no mundo em que há roubos, morte e destruição, faze-nos uma comunidade de partilha, de vida e de construção solidária. Queremos, Pai Amado, seguir o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 30/04/20

ORAÇÃO FINAL
Pai, teu Amor nos eleva até o Céu! Não permitas que o desejo de parecer melhores do que somos prejudique as relações com os companheiros que peregrinam ao nosso lado. Faze-nos transparentes, para que a tua Luz, que nos habita, ilumine os caminhos deste mundo. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 26/04/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário