terça-feira, 5 de março de 2024

Palavra se fez carne - 5 de Março, 3ª feira, 3ª Semana da Quaresma


5 de Março, 3ª feira, 3ª Semana da Quaresma


- Hoje é dia 5 de Março, 3ª feira, 3ª Semana da Quaresma.

– Foi Jesus quem nos ensinou desde o princípio: perdoar na mesma medida que Deus nos perdoa. Ser capaz de perdoar até mesmo os inimigos, pois para Jesus o perdão é necessário na nossa vida: perdoar “não sete vezes, mas setenta vezes sete”. Peça ao Senhor para lhe conceder o dom de perdoar.

- Abra o coração e se coloca na escuta das palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus, Capítulo 18, versículos de 21 a 35:

“Naquele tempo, Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Digo-te, não até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes”. E acrescentou: “O Reino dos Céus é comparado a um rei que resolveu ajustar contas com os seus servos. Quando começou o ajuste, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. Como o servo não tivesse com que pagar, o senhor mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher, os filhos e tudo o que possuía, para pagar a dívida. O servo, porém, prostrou-se diante dele, pedindo: “Tem paciência comigo, e tudo te pagarei”. Diante disso, o senhor teve compaixão, soltou o servo e perdoou-lhe a dívida. Ao sair, aquele servo encontrou um dos seus companheiros que lhe devia cem denários. Ele o agarrou e começou a sufoca-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. O companheiro se atirou no chão e suplicava: ‘Tem paciência comia, e eu te pagarei’; mas o servo não quis saber. Saiu e mandou lança-lo na prisão até que pagasse o que devia. Quando viram o que tinha acontecido, os outros servos ficaram muito sentidos, procuraram o senhor e lhe contaram tudo o que acontecera. Então, o senhor mandou chamar aquele servo e lhe disse: ‘Servo malvado, eu lhe perdoei toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tu ter misericórdia para com teu companheiro, como eu fui misericordioso para contigo? E o senhor se irritou e mandou entregar aquele servo aos carrascos, até que pagasse toda a dívida. Assim vos tratará meu Pai celeste, se cada um não perdoar de coração a seu irmão”.

- Na nossa experiência de caminhada sabemos que existem muitas ofensas que são de difícil perdão. Por isso, conceder o perdão verdadeiro a uma pessoa da qual você recebeu a ofensa, não é fácil. Esta é uma dificuldade própria do ser humano. Jesus sabia disso e deixou muitos ensinamentos que encontramos em diversas parábolas nos evangelhos. Jesus, mesmo no momento de sua grande dor, foi capaz de pedir ao Pai perdão para aqueles que o maltratara até a morte e morte de cruz. Com Jesus aprendemos que Perdoar e ir até o mais profundo de nós mesmos e buscar a força de Doar o perdão de Deus, porque é de dentro de nós que brota a força de Deus. Peça ao Senhor que você seja capaz de fazer o exercício do perdão.

- Como você reage diante das ofensas recebidas? Você sente-se capaz de perdoar? Tem pedido de Deus esse dom tão sublime?

- “Digo-te, não até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes”. O perdão traz alívio para o nosso coração quando arrependemos de verdade. Ele liberta-nos de todas as angústias, pois é fonte de amor. Saber perdoar e arrepender-se de seus erros são condições para entrar no Reino de Deus. Digamos como na música litúrgica:

“Senhor que vieste salvar os corações arrependidos, piedade, piedade, piedade de nós”

- Termine sua oração dando graças pela presença redentora do Senhor em sua vida. Alegre-se, pois ele está sempre pronto a perdoar e amar. Deus quer que aprendamos a perdoar de ‘coração’ a nossos irmãos, assim como ele nos perdoa, incondicionalmente.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário